Curso Métricas
para Help Desk e Service Desk
Curso Métricas para Help Desk e Service Desk
Administrando de maneira científica seu centro de suporte técnico
Destaques
Este curso oferece mais de 23 vídeos, todos contextualizados no ambiente de suporte técnico. Os conteúdos exploram uma gama de conceitos cruciais para o desempenho eficiente de qualquer departamento técnico.
Inclui temas como a importância de utilizar métricas e a adoção da linguagem do negócio para facilitar a comunicação interna e externa. Também aborda as principais resistências encontradas ao implementar métricas e estratégias eficazes para lidar com essas objeções.
Além disso, o curso introduz conceitos básicos de estatística, como dispersão, amplitude e correlação, essenciais para entender e aplicar as métricas de maneira correta. Há um debate mais aprofundado sobre mais de 30 métricas comuns, discutindo suas aplicações, limitações e benefícios.
Para completar, os vídeos ensinam como promover a melhoria contínua e por onde iniciar esse processo.
Este curso é uma ferramenta indispensável para quem busca não apenas implementar métricas, mas também usar essas informações para impulsionar a eficiência e a eficácia do suporte técnico.
Público-alvo
Gestores e Analistas de departamentos de suporte que buscam aprimorar desempenho na função e aumentar conhecimentos e sensibilidade.
Carga horária
05h 30 min
O que aprenderá
- Saber como estabelecer métricas e KPIs
- Compreender as armadilhas envolvidas com cada métrica
- Saber mais sobre conceitos estatísticos
- Quais as métricas mais importantes
- O que controlar nos painéis de controle (dashboards)
- Como decidir sobre quais métricas iniciar
- Aprender a linguagem do negócio
- O efeito de recompensas sobre as métricas
Conteúdo Programático
Por que métricas | A importância das mesmas para o gerenciamento eficiente de um centro de suporte |
A linguagem do negócio | Como expressar as métricas técnicas em conceitos compreensíveis pelas gerências superiores |
Resistência a métricas | Onde elas surgem# o porquê e como lidar com as mesmas |
Conceitos básicos de estatística | Não só a média aritmética é importante# mas também a dispersão# a amplitude (ou variabilidade) e a correlação |
Projeto de métricas | Alinhamento das métricas aos objetivos que se deseja alcançar e como torná-as compreensíveis pela equipe |
Análise de métricas: seus usos e armadilhas | 01. Usuários por técnico 02. Chamados resolvidos 03. FCR - Resolvidos no primeiro contato 04. Resolvidos pelo Nível 1 05. Por tipo/categoria 06. Grupo solucionador 07. Atendidos dentro do prazo 08. Escalados pelo Nível 1 09. Escalação incorreta 10. Reabertos (reincidência) 11. Criados por horário (distribuição) 12. Novos chamados 13. TME - Tempo Médio de Espera 14. TMA - Tempo Médio de Atendimento 15. Tempo do chamado até encerramento (idade) 16. Tempo de ocupação por técnico 17. Taxa de desistência 18. Taxa de abandono 19. Custo por chamado 20. Custo por cliente 21. Qualidade do atendimento (escuta ativa) 22. Chamados encerrados via base de conhecimento 23. Colaboração por times na base de conhecimento 24. Satisfação do usuário 25. Satisfação do técnico 26. Hora de treinamento 27. Rotatividade dos técnicos 28. Absenteísmo dos técnicos 29. Aderência à escala de horários 30. MTTF - Tempo Médio Disponível entre Falhas 31. MTTR - Tempo Médio para Reparos 32. MTBF - Tempo Médio entre Falhas |
Dashboard | Painel de controle operacional e analítico - diferenças e usos |
Melhoria contínua e gerenciamento enxuto | Foco no aperfeiçoamento constante e economia de recursos - exemplos de desperdício sob a visão do usuário |
Dando a largada | Como começar a utilizar métricas |
Recompensas | Riscos e benefícios de estimular a equipe com estímulos |
Triângulo de Mintzberg | Três estilos de administração# seus problemas e formas de corrigir |
Economia comportamental | Viés da psicologia sobre o uso de métricas |
Livros e ferramentas | Sugestões adicionais de literatura e ferramentas para auxiliar na adoção de métricas |
Recomendações finais | Desfecho do curso com conselhos e advertências |