Acampamento farroupilha – o retorno de um bravo

Ontem à noite saciei a saudade numa visita ao Acampamento farroupilha Pra quem não sabe, o Acampamento farroupilha é uma pequena cidade montada próxima ao centro de Porto Alegre. Nela, durante uma semana (ou mais, depende do interesse), cidadãos de todos os cantos reúnem-se para celebrar a revolução farroupilha. Em verdade, já nem lembram maisd […]

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A vida nos reserva surpresas… Boas!

Hoje, um sábado, foi dia da conferência 4HD sobre métricas e KPI´s. Enfiados numa sala durante boa parte do dia, lá estavam supervisores de suporte de várias empresas e, olhem só, dois profissionais do Rio Grande do Sul que viajaram até aqui (Sampa) para participar. Andava cansado. Desgastado. Lançamos uma nova modalidade – inédita –

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A verdade sobre Gamification: o feio, o ruim e o bom

Eu ainda não consigo usar a expressão “gamificação”. Sei que a língua portuguesa é orgânica, algo vivo e que se transforma, absorvendo anglicismos (palavra, construção ou locução da língua inglesa tomada como empréstimo por outra língua) como “mouse”, “outdoor” e outros. Sem falar em “xerocar” etc. que são vocábulos formalmente absorvidos pelo nosso idioma. Mas

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A teoria da relativização das pesquisas

Pesquisa norte-americana diz que comer carne vermelha aumenta as chances de morrer mais cedo; mas existem seus poréms… Pesquisa é isso mesmo. Nem sempre dá levar literalmente o que está escrito. Quem é vegetariano poderia pegar a notí­cia acima e bradar aos quatro cantos, mas… A foto acima é de Robinson Estrásulas / Agência RBS

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A tecnologia muda, mas o bom gerenciamento não! Será?!

O que pensar sobre o artigo do diretor executivo do Drucker Institute O tí­tulo publicado há anos na HBR foi esse mesmo, só que em inglês: Technology Changes, Good Management Doesn’t Pra quem não lembra, Peter Drucker foi o sujeito que pesquisou e criou a administração cientí­fica no século passado (XX). E fez jorrar da sua cabeça centenas

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A surpreendente interrelação de métricas no Service Desk

Você pensa que sabe, mas não sabe… Duas métricas muito badaladas e importantes dentro dos centros de suporte técnico são: Custo por chamado OK, você pode chamar a expressão “chamado” de ticket, incidente, requisição ou da maneira que desejar, mas foque no significado. O seu time de suporte e todos os cacarecos de infraestrutura existem para

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