Compartilhando com os amigos dois mecanismos pega-ratões para faturarem com o seu dinheiro
Acompanhem minha história e aprenderão mais um jeito “deles” faturarem com seu dinheiro.
Momento 1 – reservar local para curtir o Carnaval
Minha esposa decidiu reservar uma pousada em Santa Catarina para curtirmos o Carnaval.
Entrou no Booking, web site onde tivemos excelente experiência quando fomos ao Chile, pesquisou e encontrou o lugar.
Uau, sensacional. Esse mundo digital é show!
Momento 2
Estávamos em dúvida se iríamos para lá ou para a casa da tia da minha esposa na praia. Na dúvida, procuramos algum lugar com CANCELAMENTO GRÁTIS.
Momento 3 – o martírio
Alguns dias de reflexão e decidimos ir para a casa da tia da minha esposa. Cancelamos a reserva, mas…
Ops, apareceu um débito no cartão de crédito AMEX no valor de 50% do valor da reserva da pousada. Mas como pode?
Ligamos para o atendimento do Booking, descobrimos que aquele “interrogação” ao lado de “cancelamento grátis” esconde um tremendo pega-ratão. Em nosso caso, pega-bobo. Por que esconder tal informação? Veja você mesmo.
Eles COBRAM ADIANTADO. O cancelamento grátis é uma piada. Se você não escrutina as “letras minúsculas” (que em web sites se transformam em hyperlinks), tá literalmente fodido ralado.
Pior, essa imagem que peguei acima foi para ilustrar. Na pousada que reservamos, cobram 50% de todas as diárias. Ou seja, em nosso caso, R$ 1.300.
Bla bla bla, liga pro Hotel e eles cancelam junto ao American Express. Inclusive, informam para gente o código do cancelamento.
Momento 4 – o martírio continua
Acabamos pagando o cartão de crédito com o valor das diárias e esperando o ressarcimento.
Esperamos um bom tempo e nada dos pilas referente ao cancelamento aparecerem de volta na conta do AMEX.
Você não acredita o por quê… Uma coisa infame.
Se você não liga para o AMEX pedindo o cancelamento, eles não creditam na sua conta. O absurdo da coisa é que o fornecedor já fez isso, recebeu inclusive o código do cancelamento.
Mas o cliente também precisa ligar, informar o código para ser ressarcido em 30 dias. TRINTA DIAS, brother.
Resumo
- O Booking esconde deliberadamente que debitará em seu cartão a grana.
- Você é obrigado a correr atrás para pedir o cancelamento. E pegar o código. Não mais na forma digital, mas telefone mesmo.
- O AMEX, apesar de informar o código de cancelamento para a pousada, não credita o valor em sua conta. Fica esperando sua reclamação – por telefone – para tomar providências.
- O AMEX, além disso, indica o ressarcimento em 30 dias (onde estará meu dinheiro enquanto isso?).
Fala sério.
Em termos “informáticos” e digitais, tudo isso é uma empulhação ducacete.
Não estamos falando de prestar um serviço ruim ou de má qualidade. Estamos falando de sacanagem mesmo, de má fé.
😐
EL Cohen
Cohen, tudo bem,
Isso ta me parecendo a primeira lei do mundo polÃtico no Brasil:
“Para haver facilidades é preciso criar as dificuldades” garanto que deve ter uma galera que deixa isso passar e eles acabam embolsando a grana, mas se perguntar ele dirão que fazem isso pela segurança… mas não contam de quem!!! 🙂
Valeu pela dica!