Yes.
O título do post na origem é “10 hot IT jobs for 2009” (e a preguiça bateu ao tentar encontrar uma expressão mais tupiniquim).
O site Baseline (que pertence a uma turma da pesada: Ziff Davis) tem vários conjuntos de slides entitulados “Os 10 mais…” (entre eles, “Os 10 mais interessantes livros para gestores de TI lerem no inverno” e assim por diante).
OK, eu li o conjunto acima citado e achei interessante por que tem conteúdo que nos interessa, Help Desk & Service Desk team.
Pra quem faz gerenciamento externo de serviços (cuida da storage do cliente, da rede, das máquinas etc.) será um prato cheio.
Geralmente o foco dessa turma (que toma conta de toda a INFORMÁTICA do cliente) são empresas com 0-400 máquinas (esse número é arbitrário e foi estimado por mim).
Mais do que você “conhecer” tal informação, é preciso usá-la como mecanismo de marketing (“a Baseline é um periódico reconhecido mundialmente“) da sua empresa para convencer seu cliente que vale a pena terceirizar determinados serviços.
Bom, segue abaixo a lista, com destaque para o que nos interessa:
- Especialistas em Business Intelligence
- Serviços profissionais de resiliência – não faço a mínima ideia do significado, mas como fala em outsourcing, creio que há espaço pra prestadores de serviço nesse item.
- Especialistas em negociação – em 2009 muita gente tentará renegociar contratos em TI e ter gente com mais experiência e conhecimento na área pode ajudar muito a obter bons negócios – para ambos os lados envolvidos.
- Gerentes de venda e outsourcing – well done, na ênfase de diminuir custos, a terceirização tem um apelo bem forte. Enquanto o slide mostra que as empresas precisam ter gerentes de terceirização para cuidar dos serviços que lhes são prestados, examinando SLA’s etc, eu já venho pelo outro lado e acho que os prestadores precisam “se ligar” no assunto.
- “Enterprise architect” – aqueles que cuidarão para que o fluxo de informação e processos mantenha-se sempre ajustado e up-to-date (estou numa crise de estrangeirismos, visto minha dificuldade de adaptação ao novo acordo ortográfico). Antigamente, eram os “Analistas de O&M”, depois “OSM” e assim por diante. Claro, tudo isso com foco em TI.
- Gestores de ITIL – bom, isso hoje é chover no molhado, a ideia já vingou no Brasil e estamos quase todos falando uma nova linguagem dentro da TI, o ITILês.
- Gurus de virtualização – oh yeah; nuvens, thin clients etc. são a nossa fashion (moda) nossa mais moderna. Please, não leia MODISMO onde escrevi MODA, OK? Mas se você tem alguns cases bem definidos de virtualização e um processo afinadinho, poderá ganhar um bom dinheiro vendendo essa experiência para as empresas, pois elas estão “sedentas” por funcionalidades assim, que trazem simplificação para o ambiente de infra-estrutura e economia de custos.
- Arquitetos de segurança – idem ao item acima.
- Desenvolvedores em AJAX – vai saber por que essa preferência…
- Gestores de storage – quem não fica p… da vida por que o backup cresceu 10 GB e ainda por cima demora 5 horas? Quem puder administrar esses assuntos com razoável afinco, poderá descobrir que tem gente guardando trilogias e seriados inteiros de filmes nos discos rígidos da empresa. Sem falar dos problemas posteriores, como restaurar o ambiente (que levará outras 5 horas) por causa dos “arquivos” citados anteriormente.
E você?
O que acha que vai rolar em 2009?
Abraços
El Cohen
Com relação ao item 10, não sou Gestor de Storage, faço auditoria dos sistemas aqui na empresa, porém tomei para mim a responsabilidade de encontrar e apagar esse conteúdo que só faz gastar espaço em disco.
O que te digo é que, tem MUITO conteúdo, muito mesmo. Fora o tema pirataria né, sem falar em pornografia.
Enfim, consegui reduzir em 70% a quantidade desses materiais nos micros, mas a tarefa ainda é árdua.
Salve, Marcos Paulo.
Agora, imagine se você é um especialista no assunto?
Quanto conteúdo – além dos apresentados – você poderia enxugar?
Arquivos duplicados, coisas muito antigas e injustificáveis para se manter (ou quem sabe manter em um repositório comum a todos) no PC de uso exclusivo, mudança em formato de arquivos, compactar documentos etc.
Se eu me especializasse nisso e criasse alguns cases, poderia faturar uns bons pila, como escrevi antes.
Você consegui, num vupt, 70% de economia.
Sabe os reflexos disso nos planos de continuidade etc. da empresa?
Estupendos!
Abraços e obrigado por compartilhar sua experiência!
EL Cohen
Roberto,
Boa Noite!
Conheci o seu trabalho através do meu diretor de TI (Edison Fernandes).
Sou coordenador de uma central de service desk(ESG Tecnologia) e fiquei fascinado com a clareza e pragmatismo em que o livro aborda as dificuldades e desafios de uma central de service desk.
Estou começando agora como coordenador de equipe ,e sei de sua experiencia e amor no qual se dedica a essa área.
Estou tentando montar uma classificação de incidentes dentro do meu sistema de service desk , mas ainda acho que não cheguei ao modelo de classificação ideal , será que teria algum modelo de classificação para me ajudar?
Tem alguma idéia para agregar a minha central?
Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho!
Salve, Diego.
Classificar os incidentes envolve vários fatores: criticidade, prioridade, tipo, grupo de atendimento e outros itens.
Quanto mais você classifica, mais fácil se torna gerenciar. Mas o pessoal operacional – aquele que, a princÃpio, deve qualificar os incidentes – passa mais trabalho e gasta mais tempo, o que não é bom.
Outro aspecto importante é O SEU NEGÓCIO.
Talvez você queira apresentar ao seu cliente alguns resultados que demonstram sua capacidade em gerir a infra-estrutura (ou parte dela) de computação do mesmo.
E nesse caso, tais informações precisarão ser coletadas previamente para compor essa “peça de marketing” atestando sua competência.
Pense nos seus “indicadores de performance”, por exemplo.Â
Uma métrica muito usual é quanto tempo o técnico levou para chegar até o local do atendimento (não é algo que eu simpatize, mas é praxe do mercado). Se você não coletar esse tempo, furou o indicador. E você não vai poder provar que chega, em média, 15 minutos no cliente toda vez que ele lhe chama, capisce?
Diga ao seu chefe para inscrevê-lo em nosso curso de fevereiro chamado GESTÃO DE SUPORTE TÉCNICO EXTERNO. Vamos discutir bastante isso nos dois dias de evento.
Abração,
El Cohen