Esse artigo tem por base o “The Real Niel: ITIL versus MOF” publicado em janeiro no site SearchCIO.
Antes de mais nada, eu não conheço o autor. Nem sei se ele é consultor da Microsoft, hahaha. Mas o que ele escreve tem um arrazoado de firmes idéias e bem contundentes que nos fazem pensar.
O resumo da ópera: depois de procurar algum tipo de padrão que o ajudasse em suas atividades na área de T.I, passando por CMM, Cobit etc., ele se deparou com o ITIL. E o implementou. Ainda na versão 1.0. Mas depois as coisas começaram a ficar complexas. A 2.0 veio com mais sofisticação. E a 3.0, então, removeu toda a simplicidade que ele tinha.
ITIL 3.0
MOF
Daí que ele se deparou com o MOF e, na comparação com o ITIL, preferiu este primeiro, adotando-o.
Alguns argumentos a favor do MOF (Microsoft Operations Framework):
- MOF é livre, enquanto que no ITIL ele precisa adquirir um conjunto de livros (em libras inglesas!),
- MOF mantém a simplicidade que o atraiu no início do ITIL; a qual não existe mais, pois o glossário de termos da recente versão 3.0 possui – apenas no glossário! – 58 páginas.
- Assim como o ITIL, ele pode utilizar o MOF para convencer alguém que suas práticas são baseadas em padrões. Por exemplo, durante o primeiro ano de compatibilização com a Sarbanes-Oxley, os auditores externos exigiam que os processos de mudança fossem baseados em padrões reconhecidos. Ele foi até o site da Microsoft, baixou as páginas do gerenciamento de mudanças (um total de 26 folhas), destacou as seções que relacionavam-se aos seus processos e entregou aos auditores. Isso não só calou-os, como salvou uma boa quantidade de horas de um auditor caro por que eles puderam ler poucas páginas ao invés de um volume do ITIL.
Ao final, o autor registra que continua a favor da idéia por trás do ITIL mas, na prática, precisa de algo mais “digerível” e que possa ser mais facilmente explicado para seu staff e pessoas externas.
E nesse caso, o MOF foi o que ele escolheu.
Agora a pergunta que não quer calar: por que o ITIL se propaga dessa maneira ao estilo tsunami no Brasil (e provavelmente no mundo) e o MOF non?
E não seja simplista na resposta (“– Por que é melhor“, por exemplo).
Abraços
El Cohen
Bom dia Cohen!
Conforme comentei contigo no evento HDD aqui em Porto Alegre, eu acredito em uma resposta simples e clara… que muitos podem criticar… mas ITIL é modinha!!!
Falo em modinha porque vejo e acredito que todos os profissionais que trabalham com TI sempre se empenharam em realizar os serviços da melhor maneira possível, e mesmo com muita documentação disponÃvel, o ITIL vem tomando a frente pois foi divulgado como uma grande novidade que iria resolver muitos problemas nos setores de TI.
Salve, Leonardo.
Veja, eu não acho o ITIL “modinha”.
Mas acho que muita, mas muita gente aproveitou a deixa pra gerar moda em cima dele.
Concordo que o bom-senso há muito já recomenda vários processos a serem executados nas áreas de T.I.
Mas vejo também que ele catapultou interesses dos CEOs nas áreas de T.I. Sem dúvida. A turma de infra-estrutura, ao menos no Brasil, passou a ser mais valorizada graças à forte penetração do ITIL no paÃs (e também SOX etc.).
Contudo, o artigo mostra que as coisas se tornam complexas.
Surgiu uma pirâmide de aprendizado no assunto, um negócio fantástico no meio educacional que foca mais no meio do que no objetivo-fim (esclareço: o lance é se certificar, ao invés de usar tais conhecimentos no aperfeiçoamento das áreas de TI).
Contudo, lutar contra essa onda é como querer segurar água nas mãos: escapa, foge e se vai, mesmo que a gente não queira, hahaha.
[]’s
Roberto Cohen
http://www.livrohelpdesk.com.br
O LIVRO de Help Desk e Service Desk!
Você faz uma leitura diferente, que concordo plenamente, na verdade acredito que era isso mesmo que eu queria dizer, mas não me expressei muito bem (nada como a escrita de Cohen, inclusive, a leitura do livro está muito agradável).
O ITIL é sim uma ferramenta e tanto, eu mesmo estou procurando conhecer mais e mais sobre a ferramenta, e isso que tenho contato com a mesma a tempo… e realmente esta visão das certificações é realmente fato, é só olhar o preço dos cursos e certificações que está subindo de maneira descontrolada (claro que devido a ter mercado para isso).
O comentário do Piassarollo no Blog, sobre a “mega-empresa” dá base ao que estamos comentando.
Cohen
Na minha opinião o MOF não decola pois é Microsoft, mesmo sendo um modelo aberto e etc, etc e tal muitas pessoas tem proconceito em relação a isto.
Outro ponto forte para o ITIL é que o fato dele ser de uma fonte relativamente mais confiável e já ter sido emplementado em várias instituições e empresas.
Não posso deixar de comentar o que já foi escrito em relação a modinha da ITIL eu acredito que a ITIL norteia muito bem o que devemos fazer a cerca de serviços de TI, mas infelizmente a coisa se torna muito comercial, com pessoas disvirtuando as coisas e até dourando demais a pÃlula!
Vamos trabalhar!
Rafael Gabana Zancanaro