MOF x ITIL

Esse artigo tem por base o “The Real Niel: ITIL versus MOF” publicado em janeiro no site SearchCIO.

Antes de mais nada, eu não conheço o autor. Nem sei se ele é consultor da Microsoft, hahaha. Mas o que ele escreve tem um arrazoado de firmes idéias e bem contundentes que nos fazem pensar.

O resumo da ópera: depois de procurar algum tipo de padrão que o ajudasse em suas atividades na área de T.I, passando por CMM, Cobit etc., ele se deparou com o ITIL. E o implementou. Ainda na versão 1.0. Mas depois as coisas começaram a ficar complexas. A 2.0 veio com mais sofisticação. E a 3.0, então, removeu toda a simplicidade que ele tinha.

ITIL 3.0

MOF

Daí­ que ele se deparou com o MOF e, na comparação com o ITIL, preferiu este primeiro, adotando-o.

Alguns argumentos a favor do MOF (Microsoft Operations Framework):

  1. MOF é livre, enquanto que no ITIL ele precisa adquirir um conjunto de livros (em libras inglesas!),
  2. MOF mantém a simplicidade que o atraiu no iní­cio do ITIL; a qual não existe mais, pois o glossário de termos da recente versão 3.0 possui – apenas no glossário! – 58 páginas.
  3. Assim como o ITIL, ele pode utilizar o MOF para convencer alguém que suas práticas são baseadas em padrões. Por exemplo, durante o primeiro ano de compatibilização com a Sarbanes-Oxley, os auditores externos exigiam que os processos de mudança fossem baseados em padrões reconhecidos. Ele foi até o site da Microsoft, baixou as páginas do gerenciamento de mudanças (um total de 26 folhas), destacou as seções que relacionavam-se aos seus processos e entregou aos auditores. Isso não só calou-os, como salvou uma boa quantidade de horas de um auditor caro por que eles puderam ler poucas páginas ao invés de um volume do ITIL.

Ao final, o autor registra que continua a favor da idéia por trás do ITIL mas, na prática, precisa de algo mais “digerí­vel” e que possa ser mais facilmente explicado para seu staff e pessoas externas.

E nesse caso, o MOF foi o que ele escolheu.

Agora a pergunta que não quer calar: por que o ITIL se propaga dessa maneira ao estilo tsunami no Brasil (e provavelmente no mundo) e o MOF non?

E não seja simplista na resposta (“– Por que é melhor“, por exemplo).

Abraços

El Cohen

4 comentários em “MOF x ITIL”

  1. Leonardo Osmarin Vieira

    Bom dia Cohen!
    Conforme comentei contigo no evento HDD aqui em Porto Alegre, eu acredito em uma resposta simples e clara… que muitos podem criticar… mas ITIL é modinha!!!
    Falo em modinha porque vejo e acredito que todos os profissionais que trabalham com TI sempre se empenharam em realizar os serviços da melhor maneira possível, e mesmo com muita documentação disponível, o ITIL vem tomando a frente pois foi divulgado como uma grande novidade que iria resolver muitos problemas nos setores de TI.

  2. Salve, Leonardo.

    Veja, eu não acho o ITIL “modinha”.

    Mas acho que muita, mas muita gente aproveitou a deixa pra gerar moda em cima dele.

    Concordo que o bom-senso há muito já recomenda vários processos a serem executados nas áreas de T.I.

    Mas vejo também que ele catapultou interesses dos CEOs nas áreas de T.I. Sem dúvida. A turma de infra-estrutura, ao menos no Brasil, passou a ser mais valorizada graças à forte penetração do ITIL no país (e também SOX etc.).

    Contudo, o artigo mostra que as coisas se tornam complexas.

    Surgiu uma pirâmide de aprendizado no assunto, um negócio fantástico no meio educacional que foca mais no meio do que no objetivo-fim (esclareço: o lance é se certificar, ao invés de usar tais conhecimentos no aperfeiçoamento das áreas de TI).

    Contudo, lutar contra essa onda é como querer segurar água nas mãos: escapa, foge e se vai, mesmo que a gente não queira, hahaha.

    []’s

    Roberto Cohen
    http://www.livrohelpdesk.com.br
    O LIVRO de Help Desk e Service Desk!

  3. Leonardo Osmarin Vieira

    Você faz uma leitura diferente, que concordo plenamente, na verdade acredito que era isso mesmo que eu queria dizer, mas não me expressei muito bem (nada como a escrita de Cohen, inclusive, a leitura do livro está muito agradável).

    O ITIL é sim uma ferramenta e tanto, eu mesmo estou procurando conhecer mais e mais sobre a ferramenta, e isso que tenho contato com a mesma a tempo… e realmente esta visão das certificações é realmente fato, é só olhar o preço dos cursos e certificações que está subindo de maneira descontrolada (claro que devido a ter mercado para isso).

    O comentário do Piassarollo no Blog, sobre a “mega-empresa” dá base ao que estamos comentando.

  4. Cohen

    Na minha opinião o MOF não decola pois é Microsoft, mesmo sendo um modelo aberto e etc, etc e tal muitas pessoas tem proconceito em relação a isto.

    Outro ponto forte para o ITIL é que o fato dele ser de uma fonte relativamente mais confiável e já ter sido emplementado em várias instituições e empresas.

    Não posso deixar de comentar o que já foi escrito em relação a modinha da ITIL eu acredito que a ITIL norteia muito bem o que devemos fazer a cerca de serviços de TI, mas infelizmente a coisa se torna muito comercial, com pessoas disvirtuando as coisas e até dourando demais a pílula!

    Vamos trabalhar!

    Rafael Gabana Zancanaro

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