Obaaa…
Jeime Nunes, de Recife, defendeu sua tese de mestrado com o título “Gestus ITIL – um processo para implementação das práticas ITIL para gerenciamento de serviços de TI” e disponibilizou-nos uma cópia.
Li o documento e achei bem interessante.
Jeime apresenta as dificuldades que podem ser encontradas na implantação, um roteiro – incluindo workshop – para definição do trabalho, subprojetos e muito mais.
Disparada na lista ITSMF_BR, fui atrás e pedi cópia (pra vocês e pra mim, por que sempre aprendemos algo mais):
Prezados,
Final do ano passado conclui meu mestrado no Centro de Informática da UFPE. A dissertação foi “Gestus ITIL – Um processo para implementação das práticas ITIL para gerenciamento de serviços de TI”. Nesse trabalho procurei agrupar em fazes e atividades, práticas já conhecidas na literatura e no mercado para a implementação do ITIL.
Acredito que o resultado possa ajudar alguns de vocês em seus projetos de implementação do ITIL. A motivação para abordar esse tema no mestrado foi devido a alguns projetos que estamos tentando realizar no Governo de Pernambuco, onde sou analista concursado da Agência de TI do Estado.
OBS: uma artigo sobre o trabalho está publicado nos anais do 6º CONTECSI, realizado em São Paulo entre 03 e 05 de Junho de 2009.
Jeime Nunes
msn: jeimenunes@hotmail. com
E minha canja:
Cohen,
Segue a dissertação em anexo. Pode colocá-la no seu blog.
Quaisquer sugestões e comentários serão bem vindos.Abraço.
Jeime Nunes
Bah, eu não tenho sugestão, ao contrário!
Só elogios.
Todo trabalho científico sobre nossas práticas deve ser louvado pois coloca um tijolinho a mais no crescimento profissonal de todos nós. E disponibilizar ao público, trinta pontos-extras, hehehehe.
Valeu!
Clique aqui para ter acesso ao documento em formato PDF.
Abração,
El Cohen
Prezado Roberto Cohen, decidi fazer meu TCC(estudo de caso) sobre implementação de service desk em uma empresa de pequeno porte, no final do ano concluo o curso de Gestão em TI na Unisul Virtual.
Procurando na internet, consegui chegar até seu livro, comprei ele e atualmente estou estudando para levantar bastante argumentos para abrir a cabeça e ter o que colocar no TCC.
Antes disso, comprei o livro do Ricardo Mansur sobre Governança de TI, área na qual pretendo me especializar.
Caso tenha algum material sobre service desk que possa vir a ajudar na elaboração do meu trabalho e conseguir enviar para meu email, lhe agradeço muito, pois estou patinando no inÃcio do meu trabalho, depois de engatar a primeria marcha o carro anda o problema é conseguir engatar essa marcha…rs*
Fico no seu aguardo, parabenizando-o pelo excelente livro.
Abraços,
João Luiz
João,
Veja mais o livro do Ivan Magalhães, “Gerenciamento de Serviços de TI na Prática”. Excelente referência.
Abraços e obrigado pelo elogio 🙂
El Cohen
Essa monografia também mostra, na prática, como o ITIL pode funcionar para a parte de Service Support. Muito boa:
http://www.clubedeautores.com.br/book/16713–Implementando_ITIL