Well done!
Este é o terceiro e último artigo sobre esta metodologia que adotei (em parte).
Os artigos anteriores estão nos links:
GTD – Get Things Done – parte 1
GTD – Get Things Done – parte 2
Neste último capítulo vou explicar a MINHA PRÁTICA.
Passo 1 – Coletar
A primeira coisa que fiz foi enviar um pacote de 500 folhas A4 para a gráfica. Pedi para cortarem – via guilhotina gigante – as folhas em 4. Depois que me entregaram, bateu um arrependimento: deveria ter cortado em 8 partes, pois 1/4 de folha é exagero para anotar apenas títulos dos assuntos.
Eu poderia ter feito como muita gente faz: usa fichas neste passo. Mas considerei que sairia muito caro pra mim, hehe.
Sentei na mesa do gabinete em casa. Sábado pela manhã. Sem chimarrão. Comecei a registrar toooodas as coisas que vinham à mente e que levavam algum jeito / cheiro de tarefas. Foi um buzilhão mesmo. Dê uma olhada num centésimo da lista:
- arrumar telhadinho do gás
- comprar pilhas para lanterna
- cruzeiro marítimo com a esposa final de ano
- passagem aérea para filha em julho
- comprar smartphone
- trocar rodinha da cadeira no escritório
- bolar série de exercícios físicos
- escrever o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
- escrever livro de contos de fadas
- comprar Harley
- viagem a Buenos Aires de moto
- comprar relação da moto
- organizar biblioteca
- trocar pilha do relógio da esposa
- pendurar lembrancinha na entrada da porta de casa
- emprestar livro ao meu irmão
- (…)
E assim foi. Um show, uma penca de anotações. Um frenético envolvimento que circulou das coisas pessoais às profissionais, detalhes do meu “eu” mais profundo (hahaha, coisa de marreca isso!) até a família de meus pais (visitá-los mais, comprar brincos pra minha irmã, …).
Passo 2 – Processar
Nessa hora me bateu um certo desespero. O que fazer com aquele monte de anotações que haviam saído da minha cabeça e transferido para papel? Formavam uma pilha de dois palmos!!!
Visitei o site da lista de discussão nacional GTD no Yahoo. Pesquei uma série de boas sugestões e entre elas, usar o software Thinking Rock. Em inglês, gratuito e bem aderente à metodologia.
Um aspecto que achei bem interessante no software é que basta incluir todas as anotações – de uma leva só – e no passo seguinte o próprio produto me ajuda a processar os itens.
É algo que tem uma data para ser implementado ou não?
É algo que pode ser delegado a alguém?
Pra fazer quando der tempo?
Bem prático. Veja uma tela:
Convém lembrar também que fiz uso de muitas pastas (várias, aliás, que comprei no Armarinho Fernando – na 25 de março, em Sampa). Nelas, coloquei individualmente material dos projetos – aquelas ações que envolvem várias tarefas. O Enoch tem no Flick dele algumas imagens (as minhas pastas são mais elegantes, hehe).
Por exemplo, uma delas é TCC. Eu tinha – já acabei ele – trocentas coisas para fazer. Procurar bibliografia, montar sumário, etc. Joguei tudo dentro desta pasta.
Outro projeto: FESTA DE 25 ANOS. Ver decoração, DJ, músicas, comida, aluguel do salão, ECAD, distribuir convites, etc. Claro, mais da metade quem se envolveu foi minha esposa, mas eu tinha um razoável controle da situação (da grana não, sniff).
O legal da pasta é que se a gente vai viajar, pode levar uma ou duas para ficar pensando no projeto dentro do avião, na rodoviária (ecs), na sala de espera, etc. Por isso, não pode ser do modelo suspenso, mas que possa fechar. Afinal, dentro dela (comprei aquelas com borrachinhas que fecham dos lados) deve estar todo o conjunto de coisas, idéias, etc. Bem prático, apesar de parecer artesanal e antiquado.
Obviamente, surfei na onda do Efetividade.Net e acabei comprando um rotulador no Submarino. Comprei o aparelhinho e mais fita. Depois – quando chegou – descobri que o aparelho já vem com fita, hahaha. Fiquei com uma “extra”.
Passo 3 – Organizar
Essa foi uma hora boa. De ver as coisas se materializando em termos de organização. Sorte que o ThinkingRock – citado acima – me ajudou bastante. Criei vários projetos:
- 4HD (blog)
- Casa
- Cruzeiro
- Educação
- EUA – viagem
- Exercícios
- Festa 25 anos
- Harley
- Help Desk Day
- Pessoal
- Página do Gaúcho
- Sala de exercícios
- Saúde
- (vários outros)
Também criei contextos (lugares onde eu poderia estar e executar determinadas tarefas):
- @casa
- @computador
- @rua
- @são paulo
- @telefone
- SIAL
Não me pergunte por que fui colocando @ e em SIAL não. Fui copiando outros modelos e quando vi, já estava assim, hehehe.
Lá pelas tantas passei a gerar um PockedMod pra mim. É uma frescurinha muito bem bolada e útil. Ele imprime numa única folha A4 (ou carta) várias colunas. Depois de dobrada várias vezes, ela vira um pequeno livreco de bolso onde temos, em cada página, “tarefas de hoje”, “telefones a dar”, “agenda”, “referências”, etc. Visite o site indicado e se divirta. É gratuito. Um pouco complicado a primeira vez para dobrar a folha, mas depois que pega o jeito, é bacana.
O Enoch (ele novamente, cara dedicado) também tem um exemplo no Flick.
Nesse passo defini quando determinadas tarefas deveriam ser realizadas. Isso me ajudou a priorizar as atividades.
Passo 4 – Isso tá bão?
Eu sou um cara de tecnologia.
Lá pelas tantas pensei: “- Putz, ficar carregando o banco de dados do ThinkingRock num pen drive é dose” (tinha o programa instalado em casa e no escritório). Preciso de uma solução tecnologicamente mais esperta. Logo me veio a idéia de um…
De um…
Pocket PC! E não é que meu sócio tinha um encostado?
Um belíssimo dum iPAQ da HP, muito bom.
Procurei (e comprei) um programa excelente, chamado ListPro. Sua principal característica é poder criar vários tipos de listas. E uma delas foi a de NEXT ACTIONS. Aproveitei um template criado pelo blog Getting Things Done. Nele existe uma excelente explicação do por quê trocar todas as coisas – periféricos, papeluchos, etc – por um PDA + Listpro.
Uma imagem do ListPro abaixo:
Hoje uso esta solução. Mas…
Como nada é perfeito, carrego um celular Ericsson e o Pocket PC no casaco.
Pretendo juntar tudo num SmartPhone HTC P4350 (estou aceitando doações para arrecadar grana, hehehe).
Bom, este é o resumo da ópera.
Links
Alguns links que achei interessante:
- CNN Money – Como David Allen fez grana com seu método
- Planilhas legais de serem impressas – site D*Y*I
- Efetividade.Net – bons pitacos sobre o assunto
- Além das curvas – site do brasileiro Enoch, super-envolvido com o tema
- 50 Essencial resources of GTD
Nossa, tem um buzilhão de sites sobre o assunto na internet.
Detalhes
Eu não tornei o GTD uma religião para mim.
Vejo muita gente querendo ser beeem aderente ao assunto (não é só nesta seara; em Help Desk também vejo muita gente vestindo a túnica do ITIL de maneira exagerada e indiscriminada, situação que os próprios coordenadores de ITIL pedem para que não seja assim).
Existem várias nuances que não adotei por que não tenho paciência e teria que ser muuuito obsessivo para tal.
Também gosto de interpretar as situações e não apenas usá-las sem discernimento. Não é por que o David Allen sugere que use um caderno moleskine que vou me ralar para comprar um (o David não sugere, estou apenas usando uma analogia!).
É isto. Mas a metodologia organizou minhas atividades. Ao menos, não sou mais surpreendido em cima do laço por algo que esqueci de fazer. E tenho uma boa noção de minhas pendências e dos outros a quem deleguei atividades.
Abraços
El Cohen
Veja também:
* GTD – Get Things Done – parte 1
Roberto,
Muito boa esta visão geral de sua organização, achei o tema bem interessante e visitei os links que você comentava durante seu texto. No fim das contas pretendo adotar parte deste método também e é claro fiquei com vontade de ter um SmartPhone para isos, e olha que nunca pensei em ter um, poxa aposentar minha agenda vai ser difÃcil hehe.
Abraço,
Cleber Marques
http://www.clebermarques.com
Cohen, tudo bem, estava eu surfando quando adentrei seu sitio..muito bom esse artigo do gtd… el cohen o desbravador de las tarefas diárias..agora teve uns projetos seus que se precisar de alguem pra carregar as malas..to dentro: VIagem a Buenos aires, cruzeiro..!!:-)
abraços,
Fernando Baldin
Cleber,
Eu coleciono agendas de bolso há dez anos. Tenho tudo anotado nelas. Mas levar agenda, celular e PDA não dá mais, hehehe…
Fernando,
A rota Porto Alegre-Buenos Aires sai em setembro. De moto. Vamos a Rio Grande, Chuy, Punta del Este, Montevideo, Colonia del Sacramento e Buenos Aires.
A volta é por Buenos Aires, Montevideo, Florida, Rivera, Santana do Livramento e Porto Alegre.
Se tens moto, está convidado. Também aceitamos carros de apoio, hehee. Pra trazer as compras 🙂
Abrazon
El Cohen
Muito boa leitura!
Quando o Google adicionar o serviço “todo” será excelente… onde estiver basta acessar o Gmail ou o Calendars e acessar a lista 😉
Por enquanto utilizo a lista de tarefas do Outlook mesmo 😉 muito prático!
Abraço!