Meo Deos, o título desse prompt é enorme, pegue fôlego duas vezes pra lê-lo inteiro!
Bueno, ChatGPT é pra isso. Entre outras coisas, ser nosso assistente.
Poizentão…
Qual a ideia?
Desejo que o ChatGPT:
- Analise uma amostra de dados.
- Descubra qual o tipo de dúvida mais comum no mês.
- Elabore um passo a passo (para resolver a dúvida) a ser inserido na newsletter.
- Calcule nossa média da pesquisa de satisfação do centro de suporte.
- Bole um texto bem bolado (hahaha, que horror essa frase, mas foi proposital) para mostrarmos ao nosso usuário que nosso time merece crédito.
Comentários:
- Não vou carregar um arquivo, mas uma amostra. No seu caso, faça como quiser.
- É um prompt didático, aperfeiçoe-o para as características internas da sua empresa.
- Uma newsletter dessas tem de sair todo mês. Do suporte técnico, nada de pegar carona na da empresa, TI ou sei lá. Assumam-se como gente! E briguem por isso.
Prompt
Preciso que você analise uma amostra de dados de atendimentos deste mês no departamento de suporte técnico. Sua meta é criar uma newsletter que será enviada para todos os usuários-finais no formato apresentado mais adiante. 1. Sua primeira tarefa é analisar a amostra de dados e identificar a dúvida mais comum. Crie uma solução passo a passo para compor o texto da newsletter. Ele precisa ser entendido por pessoas leigas e não pode ter mais que 500 caracteres. 2. Sua segunda tarefa é avaliar as notas de satisfação e caso a média aritmética da amostra esteja acima de 4, crie um texto apresentando a média para criar uma imagem positiva junto aos usuários-finais e a quantidade de chamados. Ele deve ter 3 parágrafos com, no máximo, 200 caracteres cada. Precisa ser sedutor e mostrar ao leitor como o suporte técnico se esforçar para aumentar a qualidade do atendimento dia a dia. Destaque a importância do ato de preencher a pesquisa de satisfação pelo usuário-final. IMPORTANTE: apenas apresente o conteúdo da newsletter, sem detalhear seus passos intermediários, médias preliminares ou outros passos que tomou. <início do formato da newsletter> Conheça a dúvida mais comum neste mês: ** tipo de dúvida mais comum> ** Saiba como resolvê-la: <passo a passo da solução> ** Desempenho do suporte técnico ** <texto da segunda tarefa> <fim do formato da newsletter> <Início da Amostra de dados> Número do chamado;Tipo de dúvida;Nota na Pesquisa 1;Acesso negado;5 2;Senha expirada;5 3;Sistema lento;5 4;Problemas de conexão;4 5;Sistema lento;5 6;Impressora não funciona;3 7;Senha expirada;4 8;Problemas com VPN;5 9;Software desatualizado;4 10;Problemas de conexão;5 11;Problemas de conexão;5 12;Hardware não reconhecido;4 13;Impressora não funciona;5 14;Sistema lento;5 15;Software desatualizado;4 16;Erro de login;5 17;Problemas com VPN;5 18;Sistema lento;5 19;Problemas de conexão;4 20;Erro de login;5 21;Email não enviado;3 22;Email não enviado;4 23;Acesso negado;4 24;Problemas com VPN;5 25;Problemas de conexão;5 26;Impressora não funciona;5 27;Impressora não funciona;5 28;Sistema lento;5 29;Impressora não funciona;5 30;Senha expirada;5 <Fim da Amostra de dados>
Resultado
<início do formato da newsletter> Conheça a dúvida mais comum neste mês: **Sistema lento** Saiba como resolvê-la: 1. Verifique sua conexão à internet. 2. Reinicie o computador e o sistema. 3. Limpe arquivos temporários e atualize o software. 4. Caso persista, entre em contato com o suporte técnico. **Desempenho do suporte técnico** Nosso suporte técnico registrou **30 chamados** este mês e alcançou uma **média de satisfação de 4,6**! Isso reflete nosso compromisso com a excelência no atendimento. Estamos constantemente aprimorando nossos processos para resolver dúvidas com agilidade e eficiência. Sua opinião é essencial para esse crescimento! Preencher a pesquisa de satisfação é vital para ajustarmos cada detalhe. Agradecemos por contribuir para um suporte ainda melhor. <fim do formato da newsletter>
Comentários:
- O ChatGPT obedeceu minha ordem de ‘… sem detalhes dos seus passos intermediários. “. Se fosse o tagarela como o Gemini, talvez precisasse reforçar tal orientação várias vezes.
- Observe que o resultado está em formato Markdown. Se não sabe o que é, pesquisa na internet ou na WikiPedia. Ou no próprio ChatGPT.
- O passo a passo é algo shmuck, óbvio. Pois minha amostra de dados também é, hahaha.
- Você deve pegar essa “sugestão” de texto proposto por ele e depois lapidar conforme seu interesse.
Porém…
Perceba como boa parte do seu trabalho foi realizado por seu assistente.
E você pode repetir o prompt mensalmente.
Se a nota da pesquisa de satisfação baixou por algum motivo (saída de profissional, demanda sazonal elevada), pense em outro texto a respeito. Precisa ter sempre suas alternativas, como média de tempo de atendimento e outras ideias.
Aliás, o parágrafo anterior pode estar no prompt. Algo como “Se a média for inferior a 4, então calcule e…”.
Valeu, é isso.
Abrazon
EL CO