Arrá!
Só alguém da Geração X lembrará quem eram os New Kids on the Block. Uma banda de estrondoso sucesso na música pop no final dos anos 1980.
Pois então… Agora surge no mercado brasileiro uma nova empresa engolindo concorrentes…
New Kids on the Block
Tá bom… Vou esclarecer primeiro quem era essa banda musical.
Mitologia sobre ciclos da vida
Alguns mitos, em especial a teogonia, ilustram com narrativas fantásticas o Ciclo da Vida.
Na mitologia grega, Cronos, o deus pai, é sucedido no trono por seu filho Zeus.
OK, se nem sabe o que é isso, lembre então de Rei Leão.
Scar (não era pra ser ele, mas é) foi superado por seu sobrinho Simba. Mas a todo momento a selva canta “Circle of Life”. Canção que, na minha opinião, tem uma versão melhor em inglês do que português.
Em nosso mercado brasileiro de softwares para registro de chamados há muito, muito tempo atrás, existia o Fireman, senhor do pedaço.
Foi então superado por Qualitor e players como True, TreeTools, 0800net (hoje Ellevo), Automidia (hoje Requestia) e outros (desculpem, memória de idoso é estranha).
A seguir, surgiu uma nova geração de produtos proprietários como Desk Manager, MillDesk, Milvus, OctaDesk, MoviDesk e alguns multinacionais: FreshDesk, ManageEngine, Zendesk. Todos deram um sai pra lá nos anteriores, haha.
Ah, sim…
Menção honrosa para a BrZip que, em função de seu preço baixo, é imortal. Poucos entrantes desejam (e conseguem) concorrer num mercado de ticket médio baixo. É o espaço de produtos de código aberto como GLPI e o antigo OTRS (que fechou as portas para a comunidade e, como toma-lá-dá-cá, criou o zNuny).
OK, fim desse histórico que nem o ChatGPT lhe dará.
Cada geração traz inovações seja de visual, quanto de tecnologia. E as anteriores têm dificuldades de acompanhar, seja por questões de projeto, por herança (não dá pra mudar tudo, pois uma base instalada está habituada com determinadas características) ou até por envelhecimento dos proprietários (que estão em outra e não querem passar trabalho).
E esses dias assisti uma apresentação da TIFlux.
E oh!
Eu não ganho nada com isso, aviso. Não me pagam por jabá! Não me pagam inserção publicitária ou qualquer m* parecida.
Não, não detesto dinheiro, mas tenho uma ética própria.
O time da TIFlux pediu uma apresentação on-line. Claro!
Fiquei surpreso com várias características:
- São originários de uma empresa MSP. Então conhecem o cotidiano dessas empresas, não que o produto seja exclusivo para esse perfil de cliente.
- Tem, mais ou menos, 60 pessoas na firma. Ou seja, não é mais o dono e um estagiário.
- É um visual muito bonito e elegante. Quando me vêm à cabeça alguns players, eu disso: nossa, é um Samsung S24 contra uma televisão de tubo.
- Tem Kanban (depois que adotei há pouco, tudo agora precisa ter… E olha que li o livro A Meta há décadas).
- Permite campos customizados e modelos de tickets para agilizar a abertura deles.
- Tem uma automatização de faturamento legal, que economiza um tempão para inúmeras empresas que fazem o copia-daqui-e-dali para cobrar clientes (e integra com o Asaas). Mais consumo de horas de contrato, emissão de nota fiscal, boleto etc.
- Tem Whatsapp (e não gera ticket novo a cada interação com o usuário — pesquise para entender o problema de outros apps), bem bacana. E tudo compatível com LGPD.
- No ato de registro de ticket aparece na barra lateral possíveis documentos na base de conhecimento que permitem solucionar essa questão.
Eles me enviaram posteriormente um catatau de documentos, mas explicam muitos detalhes que para alguém experiente, é algo secundário.
O importante é ter uma concepção geral do projeto e isso achei bem maneiro (se escrevo “bem joia” entrego a idade).
Algumas telas
(Se você tem um browser decente, clique com o botão direito na imagem e escolha a opção Abrir imagem em uma nova guia)
Conclusões
Não conversamos muito sobre IA.
Não sou um fanático intransigente pela IA como o Baldin e meu guru. Passei por uma fase de alarmismo (desemprego, desastre, mundo vai acabar) e outra de aceitação como um bom assistente pessoal (ChatGPT). Agora convivo e avanço no tema. Mas qualquer software precisa ter integração com IA.
Eu desejo muito sucesso ao pessoal da TIFlux. Pareceu-me um empreendimento sério.
Quem tiver mais curiosidade, visite https://tiflux.com/
Aliás…
Alerto sobre uma falha que gestores de suporte cometem: esperar que um novo produto de software resolva todos os seus problemas.
Que atue como um Messias.
Ah, não vai meeeeeeeeeesmo. Sorry, girl and boy.
Por isso recordo:
Dias 11, 12 e 13 de dezembro será a última edição do ano do curso Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.
E ano que vem — 2025 —, só realizarei DUAS EDIÇÕES durante todo o ano.
Então, como diriam algumas magazines de alcance nacional, “Aproveitaaaaaaaaaaaaaa”.
Inscrições em www.4hd.com.br/calendario
Abrazon
EL CO
Feito, sabem que dia é hoje?!