Prompt: análise de tendências

O que vem pela frente que não sei?

O DMAE (Departamento Municipal de Águas de Porto Alegre) ignorou – ou não – as previsões sombrias de enchentes em Porto Alegre e bombas d’água simplesmente não funcionaram quando deveriam.

Não vou entrar no mérito. Mas considere que conhecer a “direção dos ventos” (em forma figurada, não literal) pode ser uma tábua de salvação para você, gestor de Help Desk/Service Desk.

O problema?

A sua principal dificuldade é habitualmente a falta de tempo.

Com isso, pode ser pego de surpresa por inúmeras situações desconhecidas.

Ainda que tenhamos métricas em um painel gerencial — aquele que aponta tendências —, nem sempre as que ocorrem são as monitoradas.

Brotam casos inesperados que não tínhamos a mínima noção que poderiam acontecer.

Isso por que fiscalizávamos outros acontecimentos — aliás, recomendo a leitura do livro O gorila invisível e outros equívocos de intuição que caracteriza bem essa situação.

ChatGPT, me ajuda nisso?

Sim, um LLM pode perceber tendências.

Vejamos um prompt inicial:

apresente algumas ideias de tendências baseadas na amostra de dados a seguir:

Número do chamado;Tempo total do chamado;Nome do usuário
1;30;Ana
2;45;Bruno
3;25;Clara
4;50;Daniel
5;35;Eduarda
6;28;Fernando
7;42;Gabriela
8;31;Heitor
9;55;Isabela
10;20;João
11;48;Karina
12;33;Luis
13;27;Mariana
14;40;Nathan
15;22;Olivia
16;38;Paulo
17;52;Quiteria
18;29;Roberto
19;47;Sara
20;34;Thiago
21;26;Ursula
22;43;Vanessa
23;32;Wilson
24;49;Xavier
25;36;Yasmin
26;23;Zeca
27;39;Ana
28;21;Bruno
29;46;Clara
30;37;Daniel

O prompt é pateticamente didático, claro.

Você, no seu caso, deveria alimentar um arquivo .CSV com mais características e colunas.

Resultados iniciais

Se uso o ChatGPT 4, ele apresenta uma retórica chata pra caramba (talvez eu devesse lapidar melhor a orientação passada).

Se vou com o ChatGPT 4omini com a mesma orientação (prompt), vem coisa boa:

MÉDIA DE TEMPO TOTAL POR USUÁRIO: 
* Isabela tem o maior tempo médio por chamado com 55 minutos. 
* Quiteria e Karina também têm tempos médios elevados, com 52 e 48 minutos, respectivamente. 
* João e Olivia têm os menores tempos médios, com 20 e 22 minutos, respectivamente. 

TEMPO TOTAL POR USUÁRIO: 
* Daniel tem o maior tempo total acumulado, com 87 minutos, seguido por Clara com 71 minutos. 
* Usuários como Ana, Bruno e Clara também apresentam tempos totais elevados, com 69, 66 e 71 minutos, respectivamente. 
* Usuários como Fernando e Zeca têm os menores tempos totais, com 28 e 23 minutos, respectivamente. 

NÚMERO DE CHAMADOS POR USUÁRIO: 
* Usuários como Ana, Bruno, Clara e Daniel têm o maior número de chamados, cada um com 2 chamados. 
* A maioria dos usuários (22 no total) tem apenas um chamado registrado. 

TENDÊNCIAS NOTÁVEIS: 
* Alta Variedade no Tempo dos Chamados: Há uma variação significativa no tempo dos chamados entre diferentes usuários. Isso pode indicar diferentes níveis de complexidade nos problemas enfrentados ou variabilidade na eficiência de resolução. 

* Usuários com Maior Número de Chamados: Ana, Bruno, Clara e Daniel destacam-se por terem mais chamados registrados, o que pode sugerir que são usuários mais frequentes ou que enfrentam mais problemas. 

* Eficiência e Complexidade: Usuários como João e Olivia, que têm tempos médios baixos, podem estar enfrentando problemas menos complexos ou resolvendo-os mais rapidamente. Em contraste, Isabela e Quiteria podem estar lidando com questões mais complexas.

A partir destes comentários — lembre-se que um LLM pode inventar respostas — você pode conjecturar ações a realizar:

  • Pesquisar por que alguns chamados demoram tanto.
  • Por que certos usuários demandam tanto tempo de atendimento.
  • E outras considerações (compre meu livro de métricas!!).

Comportamentos que adotará para otimizar o desempenho do negócio.

E do seu centro de suporte técnico.

“Ao Infinito e Além”, como diria Buzz Lightyear

Você poderia ir além e solicitar ao ChatGPT:

informe também a média aritmética, mediana, moda e variabilidade do "tempo total do chamado."

Se não recorda o que são estes três conceitos estatísticos (nem a primeira?!), visite o artigo Média aritmética, mediana e moda – as primas endiabradas nas métricas.

A resposta do ChatGPT 4o foi — não conferi:

ESTATÍSTICAS DO "TEMPO TOTAL DO CHAMADO":
* Média Aritmética: 36.1 minutos
* Mediana: 35.5 minutos
* Moda: 30 minutos
* Desvio Padrão (Variabilidade): 9.99 minutos

Comentários

O ponto principal é: se você não tem a mínima ideia de por onde começar, jogue os dados ao ChatGPT e peça uma análise.

Também poderia ser possível acrescentar ao prompt:

Apresente 10/20/30 considerações sobre tendências baseadas nessa amostra de dados“.

Claro, quanto mais rica ela for — com colunas sobre status, tempo de espera, tempo de trabalho, departamento, categorias de classificação de chamado e outras — você vai mais longe na sua “perspicácia”.

Tudo pra que não seja pego de surpresa e fique inventando desculpas (Sem alerta de evacuação, moradores de diversos bairros são surpreendidos com novos alagamentos).

Melhor prevenir do que… Preparar currículo!

Abs

EL CO

Importante

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