MSP Summit 2022, como foi – parte 1

MSP, sigla curta e danada que poucos entendem, exceto os iniciados.

MSP se traduz por Managed Service Provider ou, no bom português, Provedor de Serviços Gerenciados de TI. O que também não ajuda em quase nada, kkk.

É a empresa que cuida da TI de pequenas e médias empresas (PME). Ter uma equipe própria pode ser dispendioso, além dos vários problemas a se gerenciar (pedido de demissão de um sujeito de TI vital para o funcionamento de quase tudo) e assim uma relação jurídica “pode” melhorar a situação.

Não importa.

Quando a economia está boa, as PMEs crescem e tecnologia é vital. E o melhor a fazer é terceirizar a gestão de sua TI. Quando a economia se mostra ruim, funcionários de TI são demitidos e a substituição desses por uma empresa MSP é comum. Às vezes – quase sempre – acontece um acordo em que o próprio despedido monta uma PJ e segue na firma.

Cohen, e o MSP?

OK.

Uma empresa no Brasil, ADDEE, deu um jeito de disseminar tal sigla – MSP. Comercializa softwares para tais empresas e criou um ecossistema ao redor desse conceito. Isso permite, por exemplo, uma dupla de profissionais gerenciar um hospital de 300 computadores a 3.000 km de distância se dispuser dos produtos certos. E de qualidade, claro.

E a ADDEE tem um aspecto interessante: toda a sua equipe usa feitiçaria. Em especial, o elixir do amor.

Por que todo mundo que mantém contato com ela se apaixona. A expressão Customer Success já existia lá muito antes de criarem o alfabeto e todo esse caldo de letras combinadas.

Claro, ela tem um objetivo comercial de lucro, ao contrário de mim que sempre perco dinheiro em cada vez que minha esposa confere o fluxo de caixa da empresa. Falarei mais da empresa no encerramento.

Photo by Cohen
Photo by Cohen

Do local do evento

Esse ano de 2022, depois de 2 anos sendo realizado de forma on-line, o MSP Summit parece que andou fazendo academia e apareceu com musculatura maior. Foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, espraiando-se por 3 salas de palestras e debates. E nas que participei, a qualidade sempre foi muito boa (ótimas seleções).

Veja as 6 folhas de anotações frente e verso que fiz:

Photo by Cohen

Palestra “Inovação e tendências”

Luis Rasquilha deu um show. Um espetáculo.

Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit

Apresentou questões atuais que não são mais tendências, são o momento. Eu praticamente fotografei todos os slides.

Obviamente como quase toda exposição de conhecimento, um pequeno percentual o aproveitará. O povo fica maravilhado, mas depois vira as costas e retorna ao seu dia a dia de resolver chamados, apagar incêndios, tentar contratar funcionários por salário baixo etc.

É uma danação. O sujeito tem uma empresa pequena e cobra pouco de seu primeiro cliente. Pra crescer precisa de ajuda ou… Impor limites ao atual cliente. Só que é dele que vem seu faturamento e daí se originam muitas noites mal dormidas refletindo sobre como sair desse impasse.

E nada de contratar o Cohen ou sua plataforma de estudos 4HD.SPACE para aprender como aumentar sua produtividade. Claro, opta pelo software (da ADDEE! da ADDEE!), mas sem processos ou treinamento da equipe, nem ele salva.

Vale a frase de um antigo político, Mário Covas: “A situação está sob controle. Só não sabemos de quem.”

Alguns tópicos anotados:

  • O século XX inicia após a Primeira Guerra Mundial. O século XXI inicia realmente após a pandemia. Aceita que dói menos, diz ele.
  • Foque na experiência do cliente. Mostrou uma imagem de pais olhando um móbile (peça de elementos individuais feitos de material leve, suspensos artisticamente por fios no berço). Os bichinhos suspensos são lindos, mas o bebê só enxerga a bunda deles, vistos de baixo.
  • Em termos de experiência do cliente, apresentou um cartão de embarque aéreo vs. outro mais simples, o qual se preocupa mais com quem o lerá.
  • 80% da inovação é incremental (melhoria de processo). 20% é disrupção.
  • Sucesso é a capacidade de apostar em algo e fazer renúncias, inclusive de produtos campeões.
  • Empresa: sempre fizemos assim e tivemos sucesso. Por que quebramos?
  • Paul Sloane: o maior benefício da inovação para sua empresa não é conquistar uma vantagem competitiva. É sobreviver.

Ao final, apresentou 10 dicas para empresas:

  1. Tenha um propósito claro que reflita o DNA que todos conheçam.
  2. Venda um sonho. As pessoas compram experiências, benefícios e sorrisos. As emoções são mais importantes que dinheiro.
  3. Aproxime pessoas e tecnologias. Capacite as pessoas, desenvolva as tecnologias.
  4. Foque em nichos de mercado agregado. Resolva problemas do mercado e do cliente.
  5. Crie um ecossistema. Terceirize o que não interessa. Construa uma rede de inovação aberta.
  6. Interaja com o cliente. Escute e observe. Convide para entrar. Evolua com suas recomendações.
  7. Fail fast. Prototipe rápido, teste o produto e falhe rápido, analise os dados e faça ajustes.
  8. Olhe para frente. Antecipe os movimentos, crie mercados e interesses, reinvente-se permanentemente.
  9. Faça a sua transformação digital. Mapeie a jornada do seu cliente. Digitalize os processos. Incorpore a tecnologia relevante ao negócio.
  10. Adote a inovação estratégica. Crie/reforce e dissemine uma cultura de inovação. Ajuste os ciclos de crescimento e quebra. Adote um processo de inovação.

Imagens de alguns slides:

Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit
Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit
Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit
Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit
Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit
Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit
Photo by Cohen da palestra do Rasquilha no MSP Summit

Finalmente, ofereceu um arsenal de downloads existentes em:

www.inovaconsulting.com.br/downloads

OK, a descrição do evento parte 1 está concluída.

Continua em MSP Summit 2022, como foi – parte 2.

Paz no suporte técnico

Trabalhe em prol da paz e tranquilidade no seu centro de suporte, Help Desk e Service Desk.

Participe da minha última edição de 2022 do curso online Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

Ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro (com horário especial devido ao jogo do Brasil na Copa).

Inscrições a R$ 2.695 – 5% de desconto no pagamento à vista ou parcelado em 3x do valor original via boleto bancário.

www.4hd.com.br/calendario

Vamos lá, depois o Cohen hiberna muito tempo e sua empresa não posso esperar tanto para (re)organizar seu atendimento.

Das 9, sobram 5 vagas!

Mas…

Lembre-se que você sempre poderá dizer ao entrar 2023 desorganizado e com clientes reclamando: “Se a culpa é minha, eu ponho em quem eu quiser.”

E daí tem as opções de Lula, Bolsonaro, Guerra da Ucrânia, caminhoneiros, seu pai que não emprestou dinheiro, o dólar que subiu/baixou, a avestruz que não voou alto etc.

Abrazon

O próprio, EL CO

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