Não é me habitual ficar elogiando os outros.
Pra mim é mais fácil apontar erros (feedback negativo) que permitam melhorias. Coisas de engenheiro. Sempre caçando a famosa “Melhoria contínua”.
Mas cuidado com a interpretação: não aponto erros de quem não gosto. Pra esses, meu desdém e nenhum investimento. Mas de quem gosto, ajudo no crescimento ao meu jeito.
Feita essa introdução intimista, recomendo firmemente assistir no Youtube (ou usar alguma extensão “melhores momentos”) do:
O fim dos chatbots “burrinhos”: IA de verdade
Resumo do Cohen
Organizado pelo HDI Brasil e os convidados da vez foram Ulysses Espuny e Raphael Motta.
Chamo de Podcast por que é bem estilo mesa de rádio. Hoje é transmitido com imagens. Deve pertencer a outra classe, alguma taxonomia diferente.
Falando em taxonomia, o bate-papo foi bom ao esclarecer a diferenciação entre:
- Chatbot
- Assistente virtual
- Agente virtual
- Multiagente virtual
- Agente autônomo
Também foram debatidos, de forma simples e compreensível ao leigo:
- A importância de uma base de conhecimento interna.
- Permitir que a IA acesse fontes externas confiáveis, como a Microsoft.
- Regulagem do parâmetro “temperatura”, fazendo-a mais ou menos criativa (e alucinar).
- A quantidade de parâmetros do modelo torna-o mais confiável, porém mais lento.
- Maneiras de criar guard-rails (proteções) fazendo transbordo para um atendente ou abrindo um chamado.
- Quando usar IA ou uma simples automação.
- Usar IA em tudo pode sair caro, pois cada uso consome tokens pagos. Com muita gente usando, os custos escalam rápido.
- Que nem sempre IA é uma boa solução, às vezes um simples menu de navegação é melhor (mais econômico).
- Que a Geração X tem certo preconceito com a IA, pois lidou com uma época de experiências preliminares cujos resultados foram nada positivos.
- Que um chatbot “burrinho” pode ser útil, em especial no início, a fim de fortalecer o conhecimento e experiência. Depois se migrar para algo mais potente. É como dirigir um Fórmula Um (tem que passar por outras categorias antes).
Espelho, espelho meu, resume esse vídeo pra mim que sou preguiçoso!
Tentei usar três “IAs resumidoras” no vídeo. Todas fizeram um “resumo” maior do que o meu, hahaha.
Exemplo: Wayin AI – Compreendendo vídeos em segundos (YouTube Summarizer e Chat)
Deixei-as em banho-maria e voltarei a elas em uns meses.
(Provavelmente para aprender a usá-las, haha).
Abrazon a todos,
EL CO
PS: Aqui no Sul começou o frio. Ia sair para caminhar às 06:00, mas com 12 graus externos mais orvalho da madrugada, optei pelo chimarrão.
Fiz das tripas, coração em um longo debate mental para sair. Não deu.
Sabe como é, a gripe está aí. A dengue também. A Covid também. A sinusite. A rinite. O bicho-papão. O James Sullivan. PQP, acho que não saio mais de casa desse jeito.