Hoje em dia tudo virou uma misturada das brabas, entrevero, mondongo, paella etc. onde se mistura tudo e seja o que deus quiser…
Parece restaurante de buffet: a carne de segunda-feira vira croquete na terça-feira; idem para os legumes que se tornam picadinho de legumes; arroz branco que vira bolinho etc.
Igual situação acontece com essas duas expressões: líder e gestor.
Mas há diferenças.
A começar pela literatura que sempre estimular a ser um líder a um gestor.
Líder o enfoque é mais na pessoa. Gestão é mais no grupo disponível.
Já resmunguei/escrevi sobre isso:
- Ser líder ou gerente? Ou ambos?
- Se ligue: não seja um líder!
- Não precisamos de tantos líderes; precisamos de gerentes
Mas como uma andorinha, gavião, abutre, urubu ou colibri não faz verão, sigo batendo na tecla de forma catatônica.
Que diferenças existem, Cohen?
Bom, na medida em que se avança na profissão, é preciso aprender a diferenciar os conceitos para tratar os objetos de sua atenção em uma forma adequada.
No início de carreira, tudo é chamado. Tudo é ticket. Ou seja lá a forma que o aplicativo que usamos denomina.
Depois de algum tempo, é preciso evoluir e compreender que existem os incidentes e as requisições, que merecem os quais exigem tratamentos diferentes.
Afinal, a organização dos animais (Mamíferos, Aves, Répteis, Peixes etc.) iniciou lá com Aristóteles em classes, subclasses etc.
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Essa palavra taxonomia — que representa essas classificações — tem sua etimologia (origem das palavras) lá na Grécia Antiga e vem do grego táxis (“ordem, arranjo”) + nomia (“lei, regra”).
Por que falar da Grécia Antiga, Cohen? Por que isso é antigo pra caramba! Diferenciar as coisas!
O que é um líder
Não sou especialista na temática. Mas líder inspira, motiva e influencia a equipe; promove engajamento e desenvolvimento. Seu foco está nas pessoas e na visão de futuro. Ele “põe pilha” e tem habilidade pra isso.
Convém destacar para não se atrapalharem: líder leva para o lado negativo também.
Lembre-se de grandes líderes como Hitler, Mussolini e outros (até mesmo tupiniquins) que conduziram multidões, com competência, para o lado negro da força.
Oh yeah, “lado negro” é um racismo estrutural, por que associa “negro” com “mal”.
Então troco a expressão para “conduziram para o lado maléfico da força”.
E se policie com as expressões diárias que adota como “judiaria” etc.
O que é um gerente
Já um gestor, gerente ou outra nomenclatura similar é aquele que administra recursos, processos e pessoas para alcançar metas e manter a eficiência da organização. Seu foco está na estrutura, planejamento e execução.
É o que ensino nos meus cursos. A ser um gerente.
A fazer o departamento melhor. O gestor pode ser antipático, mas se conseguir obter o desempenho desejado dos seus subordinados, a empresa fica feliz. E eles também.
Qual o problema?
O problema é ver gente jovem se dedicando arduamente na tarefa de se transformar num líder.
E muito disso está na capacidade de se transformar em alguém que é impossível de se tornar (os digital influencers são craques nessa promessa) por falta de habilidades pessoais, carisma e outras aptidões.
Caso comum é o típico nerd técnico promovido a gerente.
Mas nem tudo está perdido!!!
Se tornar um gestor é possível com aprendizado.
Compreenda as consequências ruins para a empresa do líder
Um líder que ocupa cargo de gestão, mas não consegue ser gerente, traz alguns problemas:
- Ele inspira sua equipe, mas sem organização, seus projetos naufragam. A falta de planejamento gera desperdício de tempo e recursos e
fodeferra os resultados. Eu não vou desenhar isso, acho constrangedor. - Sem habilidades de gestão, ele tem dificuldades para definir metas claras e acompanhar o progresso. A equipe desorientada, sem saber exatamente o que precisa ser feito para alcançar os objetivos. E o louco põe-se a estipular metas malucas e ineficazes para o negócio, como “quantidade de chamados encerrados”, “NPS acima de…”, “% de aprendizado no período” e outras abobrinhas inúteis que não acompanham o objetivo da empresa.
- A ausência de processos bem estruturados gera confusão e retrabalho. Tem isso aí? Mesmo com uma equipe motivada e cheia do gás, se não houver organização, as tarefas se perdem no caos operacional. Parece que o departamento patina na lama (areia também serve). Não sai do lugar.
- Outro problema: dificuldade para tomar decisões baseadas em dados. Um líder focado apenas na inspiração ignora a importância de métricas e análise para ajustes necessários no caminho. E se vale de “achismos”.
- Por fim, sem habilidades de gestão, ele tem problemas em lidar com prazos, orçamentos e eficiência. A equipe até está engajada, mas sem um direcionamento concreto, os resultados não serão sustentáveis.
Captou?
Vem aí duas edições do meu curso Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.
Um online para quem tem dificuldade de se afastar da operação ou até da cidade. 26, 27 e 28 de março.
Outro presencial, em Sampa, nos dias 21, 22 e 23 de maio.
Ambos já têm alunos. Ambos estão confirmados. E o online com poucas vagas (mandei mailing hoje).
Inscrições e detalhes em www.4hd.com.br/calendario
Se liga, bro! Sister!
Abrazon
El CO