Fricção com produtos white label, uma forma de aumentar a fidelidade nos MSPs

Assisti hoje uma apresentação de ferramenta para colaboração e e-mail.

Discurso tradicional, com os ganhos financeiros para o interessado, facilidade de uso e detalhes monetários típicos dos paulistanos (por isso são a locomotiva do Brasil, seja lá o que isso signifique).

Então tive um insight…

Um benefício de ter conhecimento é pegar um conteúdo, recontextualizá-lo e aplicar noutro ambiente.

E pensei: olha que interessante, um produto white label (você contrata e coloca a sua marca), o que permite oferecer ao cliente algo que tornará mais difícil o abandono do contrato.

Como assim, Cohen?

Forma de manter um cliente

Yeah, tem os chavões de mercado para manter um cliente.

Abra seu celular.

Jorrarão especialistas com dicas de como fidelizar o cliente oferecendo um bom serviço, satisfação cada vez maior etc.

Na prática, isso é meio ridículo. Mas convence os entrantes – newbyes – do negócio (e até idosos na área).

Um princípio básico:

Você não pode oferecer mais do que cobra, daquilo que foi combinado. Isso pode produzir uma tragédia financeira na sua empresa: quando você recebe menos do que os custos de manutenção do serviço.

Não, isso nunca se estabiliza (“Ah, depois de 5 meses, não tem mais problemas e daí é só faturar”.)

Independente dessa situação toda, há uma estratégia adicional para manter um cliente: aumentar a fricção de saída.

Fricção, uma estratégia maquiavélica?

O que é isso, fricção (ou atrito)?

Pense em como era (era?) tentar cancelar um contrato da Vivo ou Claro no passado.

Um verdadeiro parto de óctuplos (imagino que beem difícil).

Era necessário passar por várias camadas de atendentes, longos tempos de espera para finalmente – se tivesse paciência para isso – cancelar o serviço.

Ou seja, fricção zero na entrada do cliente – pense no seu onboarding – e fricção máxima na saída dele.

Porque white label

E uma das maneiras de aumentar a fricção na saída é adotar produtos white label, aqueles em que você coloca a sua marca e o cliente não fez a mínima ideia do que está usando.

Sim, porque se você adota Outlook ou gMail para seu cliente de 5 máquinas, ele pode lhe abandonar e contratar direto.

Porém…

Se ele não faz a mínima ideia do que usa, apenas acessa os serviços de e-mail etc. então…

A dor e o sofrimento de pensar (só de pensar!!) em mudar tudo isso pode retardar a sua saída. Até porque esse não é o negócio dele.

E pode ser o tempo suficiente para você reestabelecer a confiança nos seus serviços e/ou descobrir o motivo (fluxo de caixa, um atendimento ruim…) do possível abandono e reverter a questão.

É uma oportunidade de fidelizar o cliente.

Manter o contrato. E o faturamento.

O produto? Sinergia

O produto que assisti à apresentação é o https://sinergia.email.com.br/.

Bem mais em conta financeiramente que os produtos de mercado, mas com uma plataforma robusta por trás, controle de SPAM e atendimento brazuca. E o melhor: white label.

Pense a respeito. Não só para e-mail, mas para todo o resto.

Que fique tudo com sua marca, ainda que a tecnologia e parte dos serviços não.

Abrazon

EL CO, em Sampa, se deliciando com essa temperatura amena de 32 graus.

Em Porto Alegre fez 39 graus ontem, mas a sensação térmica era pior que o inferno, apesar de nunca o ter visitado. Ainda.

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