Prompt: crie uma newsletter com a dúvida mais comum e nossa média de pesquisa de satisfação

Meo Deos, o título desse prompt é enorme, pegue fôlego duas vezes pra lê-lo inteiro!

Bueno, ChatGPT é pra isso. Entre outras coisas, ser nosso assistente.

Poizentão…

Qual a ideia?

Desejo que o ChatGPT:

  1. Analise uma amostra de dados.
  2. Descubra qual o tipo de dúvida mais comum no mês.
  3. Elabore um passo a passo (para resolver a dúvida) a ser inserido na newsletter.
  4. Calcule nossa média da pesquisa de satisfação do centro de suporte.
  5. Bole um texto bem bolado (hahaha, que horror essa frase, mas foi proposital) para mostrarmos ao nosso usuário que nosso time merece crédito.

Comentários:

  • Não vou carregar um arquivo, mas uma amostra. No seu caso, faça como quiser.
  • É um prompt didático, aperfeiçoe-o para as características internas da sua empresa.
  • Uma newsletter dessas tem de sair todo mês. Do suporte técnico, nada de pegar carona na da empresa, TI ou sei lá. Assumam-se como gente! E briguem por isso.

Prompt

Preciso que você analise uma amostra de dados de atendimentos deste mês no departamento de suporte técnico.

Sua meta é criar uma newsletter que será enviada para todos os usuários-finais no formato apresentado mais adiante.

1. Sua primeira tarefa é analisar a amostra de dados e identificar a dúvida mais comum. Crie uma solução passo a passo para compor o texto da newsletter. Ele precisa ser entendido por pessoas leigas e não pode ter mais que 500 caracteres.

2. Sua segunda tarefa é avaliar as notas de satisfação e caso a média aritmética da amostra esteja acima de 4, crie um texto  apresentando a média para criar uma imagem positiva junto aos usuários-finais e a quantidade de chamados. Ele deve ter 3 parágrafos com, no máximo, 200 caracteres cada. Precisa ser sedutor e mostrar ao leitor como o suporte técnico se esforçar para aumentar a qualidade do atendimento dia a dia. Destaque a importância do ato de preencher a pesquisa de satisfação pelo usuário-final.

IMPORTANTE: apenas apresente o conteúdo da newsletter, sem detalhear seus passos intermediários, médias preliminares ou outros passos que tomou.

<início do formato da newsletter>
Conheça a dúvida mais comum neste mês: ** tipo de dúvida mais comum> **
Saiba como resolvê-la:
<passo a passo da solução>

** Desempenho do suporte técnico **
<texto da segunda tarefa>
<fim do formato da newsletter>

<Início da Amostra de dados>
Número do chamado;Tipo de dúvida;Nota na Pesquisa
1;Acesso negado;5
2;Senha expirada;5
3;Sistema lento;5
4;Problemas de conexão;4
5;Sistema lento;5
6;Impressora não funciona;3
7;Senha expirada;4
8;Problemas com VPN;5
9;Software desatualizado;4
10;Problemas de conexão;5
11;Problemas de conexão;5
12;Hardware não reconhecido;4
13;Impressora não funciona;5
14;Sistema lento;5
15;Software desatualizado;4
16;Erro de login;5
17;Problemas com VPN;5
18;Sistema lento;5
19;Problemas de conexão;4
20;Erro de login;5
21;Email não enviado;3
22;Email não enviado;4
23;Acesso negado;4
24;Problemas com VPN;5
25;Problemas de conexão;5
26;Impressora não funciona;5
27;Impressora não funciona;5
28;Sistema lento;5
29;Impressora não funciona;5
30;Senha expirada;5
<Fim da Amostra de dados>

 

Resultado

<início do formato da newsletter>  
Conheça a dúvida mais comum neste mês: **Sistema lento**  
Saiba como resolvê-la:  
1. Verifique sua conexão à internet.  
2. Reinicie o computador e o sistema.  
3. Limpe arquivos temporários e atualize o software.  
4. Caso persista, entre em contato com o suporte técnico.  

**Desempenho do suporte técnico**  
Nosso suporte técnico registrou **30 chamados** este mês e alcançou uma **média de satisfação de 4,6**! Isso reflete nosso compromisso com a excelência no atendimento.  

Estamos constantemente aprimorando nossos processos para resolver dúvidas com agilidade e eficiência. Sua opinião é essencial para esse crescimento!  

Preencher a pesquisa de satisfação é vital para ajustarmos cada detalhe. Agradecemos por contribuir para um suporte ainda melhor.  

<fim do formato da newsletter>

Comentários:

  • O ChatGPT obedeceu minha ordem de ‘… sem detalhes dos seus passos intermediários. “. Se fosse o tagarela como o Gemini, talvez precisasse reforçar tal orientação várias vezes.
  • Observe que o resultado está em formato Markdown. Se não sabe o que é, pesquisa na internet ou na WikiPedia. Ou no próprio ChatGPT.
  • O passo a passo é algo shmuck, óbvio. Pois minha amostra de dados também é, hahaha.
  • Você deve pegar essa “sugestão” de texto proposto por ele e depois lapidar conforme seu interesse.

Porém…

Perceba como boa parte do seu trabalho foi realizado por seu assistente.

E você pode repetir o prompt mensalmente.

Se a nota da pesquisa de satisfação baixou por algum motivo (saída de profissional, demanda sazonal elevada), pense em outro texto a respeito. Precisa ter sempre suas alternativas, como média de tempo de atendimento e outras ideias.

Aliás, o parágrafo anterior pode estar no prompt. Algo como “Se a média for inferior a 4, então calcule e…”.

Valeu, é isso.

Abrazon

EL CO

 

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