MSP Summit 2024 – Gandalf compartilha segredos – parte 2

Saudações.

Espero que tenha lido a primeira parte em MSP Summit 2024 foi a Caverna de Platão! – parte 1.

Compliquei a parada para alguns leitores apresentando filósofos socráticos, devo tornar a situação mais compreensível.

Esse dia foi Gandalf compartilhando segredos com Frodo. Em especial, tentações a evitar.

O painel de MSPs foi isso. Revelações compartilhadas pelos MSPs bem-sucedidos.

Reflexões

Mas antes…

Relato a seguir reflexões do primeiro dia, mas isso não o dispensa de ler a parte 1 citada, hehe.

  • A mão de obra está escassa (não é novidade alguma, desde há muito é assim). Por isso meus treinamentos.
  • Muitos desejos de passos práticos para conquista de mais clientes.
  • Papo com Bruno, owner da Suporti: organizaram as métricas e têm um mecanismo de progresso de trainees até postos mais valiosos. Bruno é um ponto fora da curva, leia MSP Summit 2022, como foi – parte 2.
  • Achei que a QualiServe do Kleber era a maior empresa de MSP no país, pois tem 70 funcionários. Essa empresa admiro bastante. Mas a Penso Tecnologia tem 250 integrantes. PQP!!!
  • o evento encerra numa quinta-feira. Ótima ideia para voltar tranquilo para casa sem o pânico de um correria ao aeroporto em pleno final de sexta-feira.
  • Faltou espaço para perguntas da plateia durante as palestras e debates. Expliquei a importância disso na parte anterior.
  • Tinha gente ressentida com a falta de networking. Não é responsabilidade da organização do evento tal tarefa. Mas, puxa vida, seria uma grande sacada. Não faço ideia de como realizar isso, antecipo.

Palestra do time HaloPSA

É uma representação que a ADDEE — organizadora do evento — assumiu para o Brasil.

O produto tem um layout (Ai, não se fala assim, Cohen! É uma UX – User Experience!) estilo Outlook ou Gmail, com barras laterais provendo conteúdo adicional sobre o chamado. O centro da tela com detalhes do próprio. Enorme integração com produtos de terceiros.

A apresentação/demonstração foi online e isso foi uma mancadinha, pois a internet desses centros de eventos nem sempre é suficiente. Sempre faça com conteúdo local, no seu notebook. Caso contrário, é uma variável a mais para dar m*.

Painel de MSPs

Disparado, o ponto alto do dia. Gastei folhas e folhas do meu bloco tomando notas.

Estavam lá:

  • Nelson Correa da Ravel
  • Cristiano Fermo da CLS
  • Rodrigo Lerner da Garratech
  • Erik Morais da Penso
  • Rodrigo Gazola da ADDEE

Listo algumas ideias.

Se quiser mais, contrate minha consultoria, hehe. Terei o máximo prazer em, através de módica ajuda financeira, auxiliar a organizar seu centro de suporte técnico.

  • Erik: de maneira elegante, discorda da métrica de sucesso — 100 dispositivos por técnico nas empresas médias e 200 nas de alta performance. Explicou que tem produtos que exigem 1 técnico para 50 devices. Outros consegue 1 para 170. Depende, é a resposta. A qual me deu vontade de subir no palco e tascar um beijo no sobrinho (sim, ele já fez curso comigo).
  • Rodrigo: trabalhavam com clientes de ambiente customizado. Isso criava um problema interno pela grande variedade. Sua analogia: não dá pra vender sorvete de banana, goiaba, pêssego, morango etc. É preciso uma padronização. Outro sobrinho meu!!
  • Cristiano: a construção de uma base de conhecimento é um dos passos para o sucesso. Oh, yeah, compre meu livro!
  • Maior ataque aos clientes, segundo a pesquisa ADDEE, é de phishing. Alternativas foram listadas pelos participantes para mitigar a situação: treinar usuário, ações de workshop para reduzir os problemas; softwares de proteção, é claro.
  • Erik: por que caímos em phishing? Por que vivemos em um mundo caótico. Não adianta só ferramentas, treinamentos; é preciso que o cliente tenha noção que isso é uma guerra e não existe bala de prata.
  • Erik: pela LGPD, somos operadores. Se o cliente não compra proteção, não assinamos contrato. E nas raras vezes, deixamos tudo bem documentado.
  • Erik: nem sempre nossas ações se transformam em grana, mas em valor para o cliente. Lá adiante vira dinheiro. Mas agregamos valor à nossa marca, ao nosso nome.
  • Erik: é preciso ter um valor mínimo a obter por cliente.
  • Erik: o dono preciso deixar de vender. Sim, ele consegue efetivar mais negócios que um vendedor contratado. Mas é preciso ter volume. E isso o proprietário não consegue, pois se envolve em várias outras ações. É preciso resignação e aceitar que o vendedor perderá muitos negócios. Mais do que o dono. Mas essa é a única forma de crescer, com volume.

Andar errado

Descobri que me inscrevi no evento errado!

No segundo andar — o MSP era no terceiro piso — o influenciador digital Wendell Carvalho ensinava pessoas a ficarem ricas em 3 dias!

Creio que 1.000 pessoas se inscreveram no evento e pagaram R$ 1.600 pela matrícula.

Isso dá um faturamento de 1,6 milhões de reais. Fala sério, esse sujeito sabe fazer dinheiro, hein? Hein?

Um evento em que você não fica rico, mas tem paz para crescer

Em novembro, 27-28-29, acontece a última edição do curso de Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

CEO, owner ou outra titulação que você tenha em seu MSP/empresa de software/tecnologia/corporação: inscreva-se. Ou o seu novo gerente de suporte.

É uma oportunidade de fazer as coisas acontecerem.

Veja estes comentários no Linkedin:

Mais uma oportunidade para ampliar horizontes e conhecimento.

Há quase quatro anos…

Eis a turma do recente curso

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Somente 8 vagas!

EL CO

Outras duas fotos:

Cliente Zero da plataforma 4HD SPACE – Edilson Lima da Agregar Tecnologia

Apresentadores: Brunno Busanelli e Brenda Busanelli (parece que o pai gostava de Pitágoras ou era funcionário do Banco do Brasil — se não entendeu, não vou desenhar, hehe)

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