Prompt: é preciso ter vocabulário para aproveitar IA

Hoje não tem prompt ready-to-run.

O papo é uma explicação importante sobre o uso da IA generativa, excelente ferramenta que nos auxilia em diversas tarefas.

Existem exigências para obter bons resultados.

Meu guru Ricardo Mansur explica considerações em seu blog:

Melhores perguntas para a inteligência artificial geram melhores respostas, maior sabedoria leva para a desconsideração de resultados da alucinação da IA.

É a sabedoria de alto nível que está fazendo com que o desempenho do cabelo branco seja bastante elevado na IA generativa.

Leiam mais em seu blog itgov.rm.

Vocabulário gera imaginação que gera resultados melhores

Adicionalmente recomendo um vídeo enviado por meu amigo Hermes Freitas, um dos maiores especialistas do Brasil em Business Intelligence, ao qual fico muito agradecido.

Assista abaixo (sei lá se clicando sobre, visitando o perfil ou ação parecida).

Mastigado aqui

Se você lê mais, conhece sinônimos e explicações alternativas a apresentar ao ChatGPT.

Consegue diferenciar, como explicado no vídeo, “teto” e “abóboda” em projetos arquitetônicos.

Destrinchando: para criar alternativas a um prompt que não funciona, precisa de imaginação.

Ela vem, principalmente, da literatura. De centenas de situações diferentes que se deparou na vida (eis por que jovens têm mais dificuldades em obter bons resultados com a IA generativa que os mais velhos).

Não que esta literatura seja a raiz da criatividade, mas por que a despertou!

  • Como Roma construiu seu império?
  • Como a Grécia antiga acabou?
  • Por que a primeira grande guerra começou?
  • Por que Michael Corleone precisou assumir o lugar do pai em “O poderoso chefão?”?
  • Onde está a ironia em Machado de Assis?
  • Quais as qualidades de Christian Gray em 50 tons de cinza?
  • Dumbledore de Harry Potter fundou a escola?
  • Como Gandalf é parecido com Dumbledore?

Mancada deixar tudo por conta do fornecedor

Já escrevi: muitos fornecedores de software de registro de chamados (ou ITSM) acordaram para o assunto.

Porém, os prompts são escritos e embutidos por eles e não pelos técnicos do cliente. Prompts como “sugerir alternativa de solução”, “reclamar que falta detalhes na descrição do chamado” etc.

Isso é um risco.

Sabe-se lá como foi montada essa orientação e se realmente é boa? Ou mais: se alcança os resultados desejados? Vale para todos os clientes?

Como resolver

Compre um Kindle de segunda mão, pague R$ 19,90 pelo Kindle Unlimited e se torne um mago da Inteligência Artificial Generativa.

Alternativa: apostar numa bet da vida e ver sua vida escoar pelo ralo com apostas.

Ui, Cohen, que horror!

Dane-se; dei meu recado.

Sabe que dia é hoje?

Dia de consertar essa m* que quebrei de manhã (descobri que durex não adianta, nem WD-40):

Mas depois…

Abrazon

EL CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *