Poizé…
Ontem — 02/07/2024 — duas marcas superconhecidas foram para o beleléu. Eram líderes do comércio eletrônico nos anos 2000.
Você tem noção do porquê?
Bem, arrisco algumas:
- A empresa mãe, Americanas, não gostava de concorrência e desinvestiu delas.
- A eficiência era baixa. Se acomodaram; eram líderes, todo mundo comprava ali.
- A confiabilidade da entrega das compras também sofria seus percalços.
Quem entrar nos meandros econômicos e de corrupção, encontrará outros 300 fatores (e não estamos falando de empresa pública, por que essa raramente quebra, apesar de acumular estes fatores).
Meu guru explicou melhor tal situação em seu blog — https://itgovrm.blogspot.com.
Recentemente, ilustrou o assunto no artigo Impacto da tecnologia no negócio em que mostra a entrada recente da chinesa Shein no Brasil. O chocante não foi consequência do “trabalho escravo” como muitos gostam de se iludir, mas de outros aspectos.
A globalização é implacável
Anyway, quando a globalização soltou suas amarras em terras tupiniquins, lá pelos anos ’90 com o patético governo Collor (vide charge de Caruso), players mundiais se achegaram e perceberam que “era possível” (o “era possível” está entre aspas) vender ao Brasil.
E na década de 2010 assistimos felizes aportarem produtos comprados na AliExpress e Amazon. Fudeu Danou-se geral.
(e talvez a responsável por tudo nem seja a globalização, mas novas empresas mais eficientes)
Casualmente, na mesma época, as Americanas agonizavam. Prometiam mais do que cumpriam.
Consumidores relatavam atrasos nas entregas, produtos não recebidos e dificuldades no atendimento ao cliente.
Esses problemas se tornavam mais evidentes durante períodos de alta demanda, como a Black Friday e outras promoções sazonais (dia das mamis, Natal etc.).
Destaco: eu tenho muito carinho pela empresa. E pelo time interno de TI. Comprei muito lá.
Mas fatos são fatos.
E você com isso?
Boa parte dessa vantagem competitiva das empresas estrangeiras envolve processos bem definidos de entrega de serviços. Seja na metodologia de venda/compra, de entrega (entrega, entrega, entrega, PQP, Cohen!!) e outras.
Todos vocês: MSP’s, softwares-houses, empresa de consultoria com contrato mensal e outras de tecnologia, pensem nisso.
Chega de heróis. Livrem-se dessas amarras e estabeleçam seus processos. Usem tecnologia para automatizá-los (Baldin adorou essa frase!!). Treinem seus colaboradores (vá a uma legítima loja Nespresso e compreenda o que escrevo).
Sério. Mais não escrevo a respeito.
Por que explico ao vivo. Leia abaixo.
Lembrete
Dias 17-18-19 de julho agora tem curso de Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.
- Como organizar seus processos.
- Motivar seus colaboradores a se engajarem nos mesmos, inclusive através de jogos (Gamification).
- Organizar uma base de conhecimento (ChatGPT/Gemini/Copilot são bons pra c*, mas ainda assim não têm todo o contexto da sua empresa.
- Essa lista ficará grande se eu resolver transmitir os 3 dias aqui, haha.
Inscreva seu gestor de suporte técnico. Ao menos, o atendimento, parte vital de sua empresa, poderá melhorar significativamente.
E não seja mais um Submarino ou Shoptime a fechar as portas.
Aqui ó: https://www.4hd.com.br/calendario
Abrazon
EL CO