Submarino e Shoptime fecham. E o que isso tem a ver comigo, gerente de suporte técnico?

Poizé…

Ontem — 02/07/2024 — duas marcas superconhecidas foram para o beleléu. Eram líderes do comércio eletrônico nos anos 2000.

Você tem noção do porquê?

Bem, arrisco algumas:

  • A empresa mãe, Americanas, não gostava de concorrência e desinvestiu delas.
  • A eficiência era baixa. Se acomodaram; eram líderes, todo mundo comprava ali.
  • A confiabilidade da entrega das compras também sofria seus percalços.

Quem entrar nos meandros econômicos e de corrupção, encontrará outros 300 fatores (e não estamos falando de empresa pública, por que essa raramente quebra, apesar de acumular estes fatores).

Meu guru explicou melhor tal situação em seu blog — https://itgovrm.blogspot.com.

Recentemente, ilustrou o assunto no artigo Impacto da tecnologia no negócio em que mostra a entrada recente da chinesa Shein no Brasil. O chocante não foi consequência do “trabalho escravo” como muitos gostam de se iludir, mas de outros aspectos.

A globalização é implacável

Anyway, quando a globalização soltou suas amarras em terras tupiniquins, lá pelos anos ’90 com o patético governo Collor (vide charge de Caruso), players mundiais se achegaram e perceberam que “era possível” (o “era possível” está entre aspas) vender ao Brasil.

E na década de 2010 assistimos felizes aportarem produtos comprados na AliExpress e Amazon. Fudeu Danou-se geral.

(e talvez a responsável por tudo nem seja a globalização, mas novas empresas mais eficientes)

Casualmente, na mesma época, as Americanas agonizavam. Prometiam mais do que cumpriam.

Consumidores relatavam atrasos nas entregas, produtos não recebidos e dificuldades no atendimento ao cliente.

Esses problemas se tornavam mais evidentes durante períodos de alta demanda, como a Black Friday e outras promoções sazonais (dia das mamis, Natal etc.).

Destaco: eu tenho muito carinho pela empresa. E pelo time interno de TI. Comprei muito lá.

Mas fatos são fatos.

E você com isso?

Boa parte dessa vantagem competitiva das empresas estrangeiras envolve processos bem definidos de entrega de serviços. Seja na metodologia de venda/compra, de entrega (entrega, entrega, entrega, PQP, Cohen!!) e outras.

Todos vocês: MSP’s, softwares-houses, empresa de consultoria com contrato mensal e outras de tecnologia, pensem nisso.

Chega de heróis. Livrem-se dessas amarras e estabeleçam seus processos. Usem tecnologia para automatizá-los (Baldin adorou essa frase!!). Treinem seus colaboradores (vá a uma legítima loja Nespresso e compreenda o que escrevo).

Sério. Mais não escrevo a respeito.

Por que explico ao vivo. Leia abaixo.

Lembrete

Dias 17-18-19 de julho agora tem curso de Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk.

  • Como organizar seus processos.
  • Motivar seus colaboradores a se engajarem nos mesmos, inclusive através de jogos (Gamification).
  • Organizar uma base de conhecimento (ChatGPT/Gemini/Copilot são bons pra c*, mas ainda assim não têm todo o contexto da sua empresa.
  • Essa lista ficará grande se eu resolver transmitir os 3 dias aqui, haha.

Inscreva seu gestor de suporte técnico. Ao menos, o atendimento, parte vital de sua empresa, poderá melhorar significativamente.

E não seja mais um Submarino ou Shoptime a fechar as portas.

Aqui ó: https://www.4hd.com.br/calendario

Abrazon

EL CO

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