Priming para reduzir o cancelamento

Plataformas de tecnologia e prestadores de serviços sofrem com um medo: o cancelamento.

Não esse das redes sociais, mas a evasão de clientes cujo nome maligno é expresso em inglês para criar mais temor: CHURN  (qualquer semelhança com o boneco CHU-CKY é mera cohencidência).

Uma conta cancelada significa perda de faturamento mensal. E todas as projeções financeiras anuais que são realizadas sobre isso pensando em investimentos, despesas de vendas realizadas etc.

Assim quando alguém informa ao atendente o desejo de cancelar, imediatamente é transferido para uma equipe especializada que tentará convencer o interessado em desistir.

Porém, o time de cancelamento habitualmente utiliza um script que só piora a situação.

Mas há solução.

Veja a técnica esperta que a Adobe adotou para amenizar o problema.

Mas antes, falemos de Rory Sutherland

Gosto desse sujeito. Ele é britânico. Mas não é um acadêmico. Trabalha (ou trabalhou) na área de publicidade de uma megaempresa mundial: Ogilvy.

Ele usava seu poder criativo ao se deparar com um problema e buscar uma solução. E quase sempre produzia resultados muito bons.

Já escrevi sobre ele em:

Publicou um livro que, pelo que eu saiba, ainda não tem tradução em português:

Alchemy: The Dark Art and Curious Science of Creating Magic in Brands, Business, and Life.

Recomendo firmemente a leitura do livro. Oh yeah, dará um pouco de trabalho, está em inglês.

Mas vale a pena, não é viagem perdida como será a do Flamengo para São Paulo ao segundo jogo da Copa do Brasil.

Agora sim, a solução

A solução passa pela aplicação de psicologia.

Priming é um efeito que acontece quando indivíduo é exposto a um determinado estímulo que influencia sua resposta a um estímulo subsequente, sem que haja qualquer consciência da conexão entre eles.

Esses estímulos costumam estar relacionados a coisas corriqueiras, como imagens ou palavras que as pessoas veem no dia a dia com frequência.

Daniel Kahnemann — psicólogo prêmio Nobel de Economia — explica que na década de 1980, os psicólogos descobriram que a exposição a uma palavra causava mudanças imediatas e mensuráveis na facilidade com que muitas palavras relacionadas podem ser evocadas.

Se você — norte-americano, claro — viu ou escutou recentemente a palavra EAT (comer), está temporariamente mais propenso a completar o fragmento de palavra SO_P como SOUP (sopa) em vez de SOAP (sabão). O contrário aconteceria, é claro, se você tivesse acabado de ver a palavra WASH (lavar).

Chama-se isso de Efeito Priming (Priming Effect) e dizemos que a ideia de EAT evoca a ideia de SOUP, e que a de WASH evoca a de SOAP.

“Me obriguei a sorrir e de fato estou me sentindo melhor!”

Ogilvy e Adobe

Você pode ler direto no PDF Ogilvy – The Behavioral Science Annual 2023. Mas segue um resumo da estratégia.

A abordagem habitual para cancelamentos é seguir o script:

  1. Perguntar o motivo pelo qual desejar sair (cancelar).
  2. Contestar a objeção e apresentar razões para ficar.

Qual o problema? Isso reforça a decisão do cliente (veja Viés de Confirmação).

  • O cliente explica os motivos pelos quais não gosta do produto ou serviço.
  • E isso, de certa maneira, fortalece a decisão de sair (cancelar).

Qual a estratégia sugerida pela Ogilvy para a Adobe?

Em vez de perguntar por que o cliente estava saindo ou infeliz, mudaram o foco.

Perguntaram por que havia escolhido a Adobe quando contratou o serviço.

Isso faz o cliente lembrar das razões positivas pelas quais deveria ficar com a Adobe.

Ao mudarem uma linha, ocorreu um aumento de 8,84% nas taxas de retenção, o que é um percentual considerável e milionário para a marca.

Uma clara lição

Às vezes, uma pequena mudança produz resultados significativos desde que aspectos de psicologia sejam compreendidos e utilizados.

O que significa que profissionais de suporte técnico e também de outras áreas podem estudar um pouco menos TI e algo mais de relacionamento humano (com base científica, claro).

Aliás, pode ver mais sobre isso na minha palestra dia 20 de outubro no Milvus Summit:

10 dicas de psicologia em atendimento de Help Desk e Service Desk

Nos vemos.

EL Co

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