A expressão do título é “brincando” mesmo.
Ela tem, dentro de si, duas concepções: a) é possível errar sem temor de estragar algo e b) permite o aprendizado de forma leve, sem o peso de ferrar com algo importante (alerta: não considere isso uma autorização para divertir-se com os dados de produção).
Pesquisei e encontrei vários índices de ferramentas IA.
Índices
Os dois primeiros foram:
Seus nomes dizem quase tudo, dispensam comentários.
Existe uma montanha de ferramentas que realizam ações específicas como, a partir de textos, geram vídeos, apresentações, vozes ou imagens sensacionais.
Escarafunchei (PQP, que verbo!!!) o segundo índice: produtos que, dada uma fonte de conteúdo, permitem realizar perguntas sobre ela.
Fini é o meu primeiro teste
A minha diversão não é encontrar um produto final.
Mas me tornar mais íntimo do “estado da arte” da computação.
E é isso mesmo, escrevi há uns dias como o pessoal de Hollywood anda apavorado por que produtores estão substituindo todos — atores, roteiristas, diretores de fotografia, figurino etc. — por ferramentas IA.
Claro, alguém terá que manipulá-las, mas não será tanta gente.
O site do produto é https://app.usefini.com/
O grande lance das IAs generativas (entre outras mudanças tecnológicas), na minha opinião, é a capacidade de compreender textos e apresentar respostas compatíveis, tudo em linguagem natural.
Alguns são refinados como o ChatGPT que permite apresentar a mesma resposta em diferentes formas. Outros são mais simples como o Fini, creio eu.
Do passo a passo
1. Crio um bot.
Ele terá todo um conjunto de especificações (linguagem, origem do conteúdo, blá blá blá).
2. Configuro a fonte do conteúdo.
No caso, URLs do meu site (tem outras opções, mas aí a brincadeira teria que ser paga e não gratuita).
3. Faço testes de perguntas.
Ele vai bem com diferentes verbos, o que não seria normal se um usuário pesquisasse numa caixa de texto do site — precisaria acertar o verbo e expressões usadas, caso contrário, o retorno da pesquisa seria zero.
4. Faço distribuição por mecanismo desejado.
Pode ser uma extensão no Chrome, uma janela de chat, integração com produtos de ITSM de mercado e por aí vai.
Considerações sobre o Fini
- Nem olhei preço. Minha ideia é “me chegar”, como dizemos nos pampas gaúchos.
- O conteúdo é o mais importante, muito, muito mais que a ferramenta! Se o conteúdo tá ferrado, a ferramenta não faz “Pirlimpimpim”, nem “Shazan”. Nem trocando de arma pros que gostam de FPS (First-Person Shooter). Lembre-se do meu livro ou do curso existente na plataforma 4HD SPACE.
- Achei ele um tanto lento. Mas não pago nada, portanto…
- Está ao alcance. Se o preço for em conta, talvez alguém possa incluí-lo em sua lista (ou software, se for um fornecedor) de ferramentas para prestar um atendimento melhor.
O tio te ajuda
Independentemente da AI, tem certas coisas que ela não fará para você (ainda).
Organizar ou aperfeiçoar seu centro de suporte técnico, Help Desk ou Service Desk é uma.
Para isso se inscreva ou seu supervisor de suporte — sim, ele precisa dedicar um tempo, ou nunca terá novas ideias — para o curso.
Dias 27-28-29 de setembro agora. Das 08:30-12:00 e 13:30-17:00.
R$ 2.685 parcelável em 3x.
Inscrições em www.4hd.com.br/calendario
Acelera o passo, hein! Existem, eu acho, 3 vagas restando ainda 😉
Abrazon
EL CO