O ciclo PDCA foi um diagrama levado por Deming para o Japão.
Já falei sobre ele aqui no blog, mas convém refrescar a cuca de todos. Quem desejar uma explanação maior, visita Ciclo PDCA na Wikipédia. A única coisa que posso revelar, como curiosidade, que isso não é criação do Deming.
Bueno, vamos devagar que em dezembro já tem muita gente que não enxerga um palmo adiante do nariz (ainda mais se tirar os óculos, como eu).
PDCA
O gráfico é bem claro, mas ajudo:
É preciso:
- PLANEJAR o processo
- DESENVOLVER o mesmo
- CONFERIR se está funcionando
- AJUSTAR correções caso necessário e…
- Voltar a PLANEJAR melhorias no processo.
Os times falham em diversos pontos desse ciclo banal.
Seja por arrogância, falta de tempo e coisa e tal. Vejam um exemplo banal disso aqui:
Como será que estão as notas por lá?
Aprendizado dessa situação
Claro, isso deve ser facilmente resolvido pelo time de atendimento – se a) alguém souber ou b) der o respectivo valor para o processo de Pesquisa de Satisfação.
Ninguém está isento de passar por tal situação. Afinal, errar é humano. E botar a culpa nos outros também (by Millor), hahaha.
E aposto que todos já experimentamos esse dissabor.
Mas o que vale no desenho é tentar não NEGLIGENCIAR os quatro passos.
E “bolar” maneiras de evitar.
Por exemplo, empresas de software têm áreas de testes para capturar tais situações (outras tem essa área dentro dos squads).
Algumas engajam usuários logo no início do processo de início do desenvolvimento de uma novidade para que uma cabeça que pense diferente consiga fazer aquilo que nunca imaginou-se acontecer. E assim por diante.
A estratégia é sua, cada um adota a que melhor lhe convém, mas…
Decida por uma que não seja virar as costas pra touro bravo.
Abrazon
EL CO