Há momentos em que ter resolvido, no passado, problemas similares ao que se enfrenta agora prejudica a solução deste.
Robert Sternberg, meu xará, em seu livro Psicologia Cognitiva – obra com quase 500 páginas-, explica isso.
Está na Wikipedia: cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos, bem como as informações que são disponibilizadas pelo armazenamento da memória.
Do livro
Excerto do livro do Sternberg:
Frequentemente, quando as pessoas têm determinadas configurações mentais que as estimulam a fixar-se em um aspecto de um problema ou em uma estratégia para resolvê-los, à exclusão de outras possibilidades relevantes, elas estão transferindo conhecimento e estratégias para resolver um tipo de problema para outro.
Os psicólogos cognitivos usam o termo transferência para descrever o fenômeno mais amplo de qualquer transporte de conhecimento ou de habilidades de uma situação problemática para outra. A transferência pode ser negativa ou positiva.
A transferência negativa ocorre quando a resolução de um problema anterior dificulta mais a resolução de um posterior, ao passo que a positiva ocorre quando a solução do anterior facilita a resolução do novo.
Ou seja, o fato de você ter certa intimidade/experiência com edições anteriores de problemas semelhantes pode prejudicar seu desempenho na solução do atual.
O que é pior: não se trata apenas de solução de problemas, mas de hábitos.
Quando um sujeito acostumado a usar rapidamente um teclado de desktop passa a usar um de notebook, onde as teclas estão dispostas de maneira diferente, cometerá mais erros do que um novato que nunca usou o do desktop.
Meu caso
Vejam o que aconteceu comigo essa semana.
Em fevereiro meu carro não ligava de jeito algum, apesar de fazer aquele nheco-nheco típico de que “agora vai”.
Chamei o seguro que confirmou não ser a bateria o problema. Levei na oficina e descobriram que o motor de arranque estava sujo. Vai saber, dou banho no carro todo semestre! Limpo, voltou a funcionar.
Sábado passado – hoje é segunda-feira – ele apontou o mesmo sintoma.
“PQP” – pensei “vou chamar o guincho na segunda-feira para levar na oficina e trocar de uma vez esse motor de arranque”.
Hoje veio um rapaz de moto.
Questionei: “Pô, cadê o guincho?!”
Perguntou se eu havia abastecido o carro. Disse que sim, enchera o tanque.
(Uauuuuuuuu, enchi o tanque, mas hein?! Prestou atenção a esse trecho?)
Ele então, desconectou uma peça no motor, sentou-se na direção e virou a chave. Ligou! Tudo em 15 minutos.
Ou seja, passei o final de semana inteiro sem carro por que “imaginei” que o problema seria o mesmo, dado que os sintomas eram parecidos. Pra não dizer iguais.
Conclusão
De certa maneira, isso é a convocação que muitos fazem para mantermos “the open mind” ou “a cabeça aberta”.
Só por que você resolveu 30 x um chamado hoje, não significa que o 31 será a mesma coisa.
Essa repetição pode até acomodá-lo e o tornar resistente a novas soluções.
Quando o profissional insistiu em abrir o capô do carro cheguei até a ser rude com ele. Depois, claro, tive que dar uma gorjeta como forma de “aliviar minha barra”, haha.
São aprendizados. Dizem que até cachorro velho aprende truque novo. Kkkkk.
Semana que vem tem curso
Você que é gerente novo, leia alguns registros de sobrinhos (quem faz curso comigo vira sobrinho) que participaram do Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk:
- O curso leva a indagação sobre vários problemas e fatores do gestor, por exemplo o porquê de algo não ser feito/executado, e o que impede que isso seja feito ou o porquê de não tentar e etc. Incentiva assim a compreender as dificuldades de um processo e organizá-lo de uma melhor forma em vez de simplesmente dizer “falhou” ou “Deu ruim”.
- Excelente curso, onde pude perceber que venho acertando em vários aspectos e muitos outros a evoluir.
- Didática sensacional, um verdadeiro bate-papo dinâmico sobre o assunto.
- Conteúdo claro e objetivo e que nos faz avaliar muitos pontos a serem desenvolvidos.
- Excelente curso, linguagem simples, material muito bom. Equipe reduzida para melhor compreensão, interação e aprendizado.
- Aprendi bastante com todos os participantes, são pessoas muito experientes e consegui ter uma visão muito além da minha realizada. O curso em si foi excelente, me mostrou novos conteúdos e novas propostas que posso utilizar.
E mais não digo.
Se inscreve logo em https://www.4hd.com.br/calendario, pois esta é a última semana pra isso.
Abrazon
EL CO