Dois exemplos de como perder um cliente antes de conquistá-lo

Estou a investigar uma plataforma de cobrança recorrente para contratar.

Certas manhãs perco bom tempo fazendo notas fiscais eletrônicas para meus clientes da plataforma 4HD.SPACE (yes, as coisas vão bem!!) e todo o processo administrativo de emitir boleto, remeter por email etc.

Caso 1

Depois de muito pesquisar, encontrei uma plataforma que pareceu interessante.

Troquei mensagens via whatsapp e fiquei ainda mais interessado.

O comercial ligou – fez bem – e tirou várias dúvidas, mas…

Era sexta-feira, final do dia. Combinamos um bate-papo na segunda-feira 14:00.

No dia marcado, reservei agenda. Impedi minha chefe de entrar na sala. Disse que iria lidar suas pendências (pendurar os nichos na parede, abrir o registro de água da pia com vazamento, serrar o trilho da cortina e outras demandas caseiras mais tarde).

E…

Cadê o cara (mudança de classe de “comercial” para “cara”)?

Nem sequer um aviso para me informar que não poderia.

Quatro hora depois e nada.

E eu sendo bombardeado por mensagens automáticas dessa mesma empresa do tipo “Meu chefe mandou aumentar sua eficiência senão perco meu emprego” e outras gracinhas pouco profissionais.

Dia seguinte o sujeito me envia um e-mail dizendo que não pode me contatar (obviamente eu já sei).

Joguei na lixeira a esperança de fazer negócios com essa empresa.

Se me tratam assim num momento tão importante da empresa – garantir faturamento recorrente pro resto da vida, provavelmente “, o que será de mim depois que me tornar um mero número nos atendimentos tech-touch?

Caso 2

Vamos ao top dois da minha pesquisa de plataformas para aumento da minha produtividade.

Muito bom, base de conhecimento bem rica. É aí­ que vou…

Tento contato via Whatsapp para entabular uma conversação com alguém.

Me deparo com uma p* dum chatbot realizando perguntas que…

Só aumentam a eficiência das atividades do fornecedor (“como nos conheceu?” não colabora em nada para RESOLVER O MEU PROBLEMA) e não focam no mais importante:

EU, O CLIENTE

Se escolhi Whatsapp, não quero entrar numa fila de espera. Para isso teria usado o formulário de contato.

Não tem problema demorar para me atender. Eu também não consigo atender rapidamente todos que me contatam por esse canal (a chefe consegue, ela é super multitarefa).

Mas não me encha de perguntas (algumas delas em péssimo português como “qual seu seguimento de atuação?”) que me geram uma expectativa de resposta rápida.

Falando em “resposta rápida”, “normalmente respondem em 5 minutos”. Não faça essas promessas; se passaram 60 minutos desde o primeiro contato. Vai ver sou o ponto fora da curva dessa métrica.

Tá, comecei meu dia bem.

Vou andar de moto. Vejo vocês mais tarde.

Beijo nas gurias. Um quebra-costelas nos guris.

Se cuidem. Usem máscara e álcool gel. Não aglomerem (por enquanto).

EL CO

 

 

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