OK.
Sei que muitas palavras de tanto serem usadas de certa forma, acabam assumindo um novo significado.
E depois o correto passar a ser a expressão popularizada e não mais a original baseada em sua etimologia (estudo da origem e da evolução das palavras).
- Xerox, por exemplo, durante muito tempo foi sinônimo de fotocópia.
- Armário era o local onde se guardavam armas. Com o tempo, virou o que todo mundo sabe: roupas, meias, cacarecos e, às vezes, até armas.
- Formidável era algo que metia medo; assustador; de meter pânico. Hoje é sinônimo de gigantesco; que suscita admiração; extremamente belo ou bom; magnífico; ótimo, excelente.
Mas não!
Mas aqueles que são profissionais de TI e escrevem artigos em blogs não podem descambar para esse comportamento ao citar expressões técnicas. O risco é promover uma verdadeira torre de babel na qual ninguém mais se entenda.
SLA ainda é Service Level Agreement ou, traduzido, Acordo de Nível de Serviço.
São combinações feitas com o usuário/cliente sobre como um determinado serviço (em nosso caso, de suporte) será prestado.
E podem englobar aspectos como:
- o local onde ele ocorre
- o horário
- a forma (remota, por telefone etc.)
- quem prestará (o SLA de atendimento para a diretoria exige que somente o time de Nível 2 atenda essa classe de usuários, por exemplo)
- e um monte de considerações que sejam estabelecidas previamente.
Inclusive o prazo para resolver a questão.
Mas escrever isso:
Existem vários “tipos” de SLA, por exemplo: o prazo até uma primeira resposta, o tempo total de solução, ou o tempo de espera do solicitante.
Esculhamba as regras e os padrões de terminologia.
Nesse caso o SLA está sendo usado como sinônimo de tempo.
Tá bom, sei que alguns guris metidos como pulga na virilha poderiam dizer que o prazo de resolução é um acordo do serviço e existem vários outros acordos como horário etc. Mas convenhamos, esse não é o sentido da frase. Ali o pessoal usou SLA como sinônimo de PRAZO.
Aí, não!
Eu não quero ser mais real do que o rei. Mas o perigo em “assumir” esse novo significado é acabarmos tendo conversas de bêbado, onde um não entende o que o outro fala. E sabem como é: quando bêbado erra o primeiro degrau, erra todos.
Pense a respeito. Ou não.
Hehehe.
Abs
EL CO
PS: Em 09-10-11 de dezembro, curso Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk em Sampa.
Ainda que você não esteja vacinado até lá, o álcool gel e as máscaras trocadas de 2 em 2 horas são cortesia do mestre.