Triângulo amoroso todo mundo sabe o que é…
Maria ama Paulo que ama Clara.
Nem sempre o círculo fecha, mas sempre tem uma composição ternária no rolo.
Pra reavivar a memória (filmes sempre facilitam):
- Na sequência cinematográfica Crepúsculo o triângulo era composto por um lobo, um vampiro e uma humana.
- Em Diário de Bridget Jones: Bridget, Mark e Daniel.
- Em Mamma Mia (a coisa ficou feia aqui…, virou quaternária a relação).
OK, voltemos à software-house
Deixe-me apresentar os personagens:
1. Dono da software-house: ama o pessoal da área comercial, pois ele gera faturamento para a empresa. Tais receitas garantem o sustento das famílias envolvidas no negócio da firma e o dono sabe bem disso. Sem falar no carrão que troca todo ano e na viagem periódica com a patroa à Europa.
2. Pessoal do Comercial: adora o cliente; “o cliente sempre tem razão”. Faz tudo por ele, inclusive o que não deveria. Isso para manter o contrato sempre em dia e a simpatia de seu chefe. Para ele também valem os itens citados anteriormente: carrão e a viagem.
3. Cliente: completamente apaixonado pelo comercial. Toda vez que ouve algo que não gosta, manda um bilhetinho para o mesmo. Ou susurra. E voilà, o que deseja é realizado.
Exemplo: o suporte técnico não quer configurar o servidor de banco de dados por que outros sistemas em uso no cliente e não da responsabilidade da software-house podem ser afetados.
Manda recadinho para o comercial: “ ” Amor, não vou mais pagar a conta se você não der um jeitinho nisso pra mim. E ainda vou espalhar para todas as minhas amigas que você…“.
Feito. Falou pro comercial tá falado.
Quem fica de fora?
Time de Desenvolvimento. Autista que merece carinho e atenção. Mas geralmente uma Coca-Cola e um sanduíche resolvem o problema. Assim passa a semana envolvido nalguma coisa que gosta e esquece do mundo lá fora.
Time de Suporte. Tradicional chorão. Lamenta-se de tudo: tem que lavar roupa todo dia, fazer comida e ainda por cima não dá conta de todo trabalho.
Tá sempre pedindo mais e mais ajuda.
Vive com o serviço atrasado; culpa o comercial, o desenvolvimento, a falta de treinamento, o papa e sabe-se lá quem mais por isso.
Você é do suporte? Seguem dicas…
Como integrar as relações amorosas acima descritas?
Passe batom. Fique atraente. Mostre-se sexy e interessante.
Pra isso divulgue seus bons resultados para todo mundo.
- Ao cliente, explique como conseguiu economizar seus recursos ao implantar uma nova rotina que agiliza o acesso aos atendimentos e ainda disponibilizou consultas da base de conhecimento em qualquer horário.
- Ao comercial, entregue a ele pesquisas de crescente satisfação que possibilitarão carrear mais e mais negócios (e o carrão e a viagem pro comercial 2x por ano). Importante: deixe a inveja de lado e dê um jeito de entrar na festa. Depois serão outros quinhentos.
- Ao dono da software-house, mostre como está trazendo dinheiro com treinamentos, novos negócios, novos leads, etc. E mais: como conseguiu aumentar a lucratividade da empresa ao indicar melhorias internas e assim por diante.
Acredite, logo você ganhará vestidos lindos de morrer e verba para ir a manicures, pedicures e…
Quem sabe chega no carrão e na Europa?
Last call
Mês que vem é meu último curso de Gestão de Serviços de Help Desk e Service Desk este ano.
Não vou mais anunciar por quê…
Quando a data se aproxima, bate um desespero geral por vagas.
E seis das nove já estão ocupadas.
Agora então é tudo com você e:
- sua habilidade de reconhecer suas falhas
- aceitar que pode aprender com os outros
- sair da inércia
- fazer sua inscrição aqui: www.4hd.com.br/calendario
Abrazon!
EL CO
Show de artigo!
Lendo com aquele sorriso do inÃcio ao fim, mais uma vez, obrigado Sr. Cohen
A nota triste, fica por conta de eu ainda não poder estar presente nesse curso, mas ele ainda continua firme e forte no mural dos sonhos e possibilidades, quem sabe ano que vem hehe
Grande abraço
Não há nota triste, Bruno.
Apenas expectativa de um reencontro no futuro, hehe.
E isso é bão 🙂
Abrazon
EL CO