Segunda-feira pela manhã iniciei a perambulação tradicional de facebook, whatsapp, UOL e coisas assim que um procrastinador inventa para fugir das suas obrigações quando tocou o sinal da caixa de e-mail.
Opa, uma daquelas mensagens com sabor isopor (tipo cerveja zero álcool) da NET.
Só que não.
Desta vez era um pedido de preenchimento de pesquisa de satisfação.
E preciso confessar: eu respondo todas.
Um tanto pelo viés profissional de acompanhar o que o mercado faz; a maior parte de curiosidade mesmo.
E nos últimos tempos estou em paz com a NET:
- O valor está estável, sem surpresas, nem cobranças safadinhas que inserem migalhas aqui e ali.
- Trocaram meu modem antigo por outro velocíssimo (pra mim): um ARRIS TG1692A com dual band que alcança 60 Mbps no meu celular e uns 40 no meu desktop via wifi. Pra quem sempre comeu feijão com arroz, saborear costela é algo admirável (eu detesto costela, trata-se apenas de uma ilustração sobre como qualquer coisinha a mais deixa o sujeito feliz).
Então cliquei no link da pesquisa de satisfação:
Aguentei 40 telas (pareceu tudo isso) perguntando várias e várias coisas, só que ao chegar nesta abaixo, fiquei puto da cara indignado como quem pisa em chiclete na rua.
A inteligência do universo é uma constante
E como dizia um antigo chefe meu, cada vez existe mais gente no planeta!
Eu respondia questões por que achei que a NET queria melhorar os serviços e produtos que são oferecidos para mim, como mostra trecho do e-mail recebido.
E então me pergunta, entre outras coisas, se “A SKY se preocupa com a sociedade, apoiando projetos que estimulam a cidadania?“.
Eu sou cliente NET, não da SKY, como vou saber?
Mais: “A Claro é a melhor operadora de internet?“.
Again: sou cliente do Virtua da Net, seria preciso encerrar meu contrato e ir testar a Claro para saber.
Foi aí que o “X” do canto superior do browser brilhou e me seduziu, encerrando abruptamente a pesquisa:
- Por ver que não estão tentando melhorar os serviços para mim, mas captar informações competitivas.
- Por exigirem de mim um pensamento e raciocínio sobre coisas que nem me interessam.
- E por aí foi…
E você com isso, gestor de suporte técnico?
PRIMEIRO
Faça suas pesquisas de satisfação do centro de suporte de maneira autônoma do resto da empresa.
Existem suportes que ajoelham e aceitam a ideia do Comercial em fazer de forma “conjunta”.
Obviamente, o comercial enfiará questões competitivas como fez o pessoal da NET acima e você não saberá como está a imagem do seu centro de suporte junto ao usuário.
SEGUNDO
Não complique; o sujeito se aborrece e diz adeus para aquele projeto (de pesquisa) que você investiu tanto tempo e recursos para decidir o que perguntar, como fazer isso, etc.
TERCEIRO
Faça meu curso EAD sobre o assunto em www.4hd.com.br/ead
QUARTO
Venha na semana que vem – ainda existem vagas – para o curso em São Paulo nos dias 25-26-27 (4a-5a-6a) sobre Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk. Junto com outros colegas podemos debater ao máximo os temas.
Sei que está muito em cima, mas sua carreira – ou pior, seus clientes e os contratos – pode esperar o ano que vem?
As oportunidades para você ser um gestor mais competente do que a maioria passa por se capacitar mais.
Lembre-se: quem ri por último é retardado!
🙂
Se liga, bro.
A copa acabou!
Abrazon
EL Cohen
Eu pensei que só eu era maluco por responder todas as pesquisas de satisfação que me enviam. Agora estou mais aliviado. Este TOC não é exclusividade minha.
Qual…
Todo mundo que é da TI deve ter isso.
Uns confessam, outros não, hehehe.
Abrazon
EL CO