Pobre Jornal do Comércio. Ficou de lado para leitura mais interessante!
Manhã (alta) de sexta-feira de feriadão e tenho leitura para fazer: enquanto tomo café da manhã, sorvo (ecs, que clichê danado) o conhecimento de Ricardo Mansur nas 89 páginas do seu mais novíssimo livro: Six Sigma no marketing do Big Data.
Yeah, você pode pensar que 89 páginas é uma mixaria. Mas é que Mansur tem um sobrenome árabe e resolveu usar fonte menor, caso contrário daria umas 160 páginas, hahaha. Te peguei, primo.
A ideia do livro é algo moderno — em minha opinião — e importantíssimo para quem tem e-commerce: a criação de modelos preditivos. E não só para esses.
Uma introdução ao tema pelo Cezar Taurion, antigo especialista da IBM sobre o assunto:
O que é um modelo preditivo?
A resposta é simples: uma função matemática que, aplicada a uma massa de dados, consegue identificar padrões ocultos e prever o que poderá ocorrer. Prever o futuro sempre foi um desafio e uma busca incessante… Daí a leitura da palma das mãos, a astrologia, etc. Agora, podemos pensar sim, que é possível fazer previsões bastante razoáveis.
Quando eu assistia a um curso chamado Model Thinking (nada a ver com Design Thinking), muitos dados eram necessários para compreender por que acontecia concentração de população rica num lado da cidade (e os motivos são bem diversos do que você pode imaginar), tendências, etc.
Aliás, por que a Amazon investiga suas compras e “sugere” produtos que você pode se interessar? Não é só seu passado, mas o que está acontecendo no Big Data que ela acompanha (e a maldita onda dos livros de pintar vendendo mais do que os livros que exigem pensamento e encantamento dos leitores; mas isso é outro tema a discutir).
Os exemplos citados nas páginas iniciais do livro do Mansur dizem:
- O comércio varejista dos EUA já desenvolveu um modelo que é capaz de prever com precisão quando um de seus clientes estará esperando um bebê.
- As empresas de telecomunicações usam modelos para melhorar a previsão de rotatividade dos clientes e suas compras.
- Os supermercados usam modelos para prever as vendas.
- As seguradoras usam para entendem como seus clientes dirigem.
E um segundo nicho de compreensão do tema usa-o para entendimento e melhoria dos processos de negócio. Gerenciamento de estoque com base nas mídias sociais. Evolução da logística das entregas com base em informações do trânsito. E assim vai.
Se você é um gestor de suporte que deseja ser alguém importante e influente na sua empresa, clique no na capa do livro, trate de comprá-lo e entender do riscado.
Abraços. Preciso ler meu exemplar. E terminar meu café, hehe.
EL Cohen
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