Meu artigo científico sobre o Método Sanduíche
Foi em 06 de outubro de 2006 o primeiro post.
Em outubro o blog completará 9 anos ativo.
1.000 artigos e posts. Uma quantidade acima de 400.000 palavras.
Mais de 1.700 comentários válidos. Se não fossem eles, o blog teria morrido naturalmente. Mas o incentivo e as discussões promovidas ajudaram a me empurrar pra frente e seguir publicando conteúdo para todos os segmentos de suporte técnico.
Meu presente para vocês
OK, o blog faz aniversário e quem ganha é você (que clichê manjado, hahaha).
Mas falando sério, mais sério que cachorro em canoa:
Ao completar a formação do MBA em Gestão de Serviços Compartilhados fui convidado obrigado a escrever um artigo científico. Isso é bem diferente de escrever no blog, pois o trabalho de conclusão não permite manifestação de opiniões pessoais; aceita apenas anotações científicas e referendadas por sua origem.
Foda Complicado pra mim que adoro palpitar.
Foram mais de 18 releases, orientado pela Fernanda Dornelles Martins que sofreu muito para domar minha vontade de opinar e me recordava a cada mensagem que eu precisava deixar esse comportamento de fora do texto. E que “— Artigo científico é artigo científico e não dá pra comer farinha e assoviar ao mesmo tempo, Roberto!”. Ainda que eu quisesse dissimular, era endireitado.
Ao contrário da maioria dos meus colegas do MBA que optou por um texto envolvendo melhoria de processo, eu foquei no ser humano. Coincidiu de ver publicada em um blog de grande receptividade na área de suporte técnico uma exaltação que ia contra tudo que eu acreditava.
Depois da minha pós na SBDG em Dinâmica dos Grupos, entendi que é preciso ser franco e direto com os colaboradores. Ser sincero. Educado, mas falar a verdade sem rodeios, pois economiza tempo, dinheiro e paciência dos envolvidos.
Método Sanduíche para feedback comportamental
Escrevi sobre o Método Sanduíche para dar Feedback.
Tema que já explorei aqui no blog sob o título Técnica sanduíche para feedback – não pague mico. Mas meu artigo no blog era uma mescla de indignação, talento e referências. No TCC deixei os sentimentos de lado e fui atrás apenas das referências.
Eu espero colaborar com todos os gestores que, de uma ou outra forma, se veem necessitados a dar um retorno a um colaborador sobre algo que ele não fez de maneira adequada (sob os olhos da empresa). E que muitas vezes deixa passar, abandonando a chance de colaborar e ajudar o crescimento profissional do mesmo.
No artigo eu explico:
- O movimento de forte demanda dos CSCs atuais.
- A necessidade de mão de obra especializada.
- O preenchimento das vagas com jovens gestores e a natural busca destes na internet de ajuda.
- Poror que muitos gestores adotam o Método Sanduíche.
- Por fim, apresento uma alternativa para ser utilizada.
Cabe destacar, minha nota pela banca foi A (com orgulho) 😛 .
OK, Clique no link e baixe Método Sanduiche para feedback: Reflexões e alternativas.
Assista aos slides da apresentação para a banca aqui (ou visite o SlideShare para baixar a mesma):
Abraços e obrigado por tudo!
El CO
PS: E apareça nos meus cursos para me ajudar a ir para Amsterdã, Jerusalém ou, pelo menos, pra comprar erva-mate pro chimarrão, hehe.
Excelente! Vou comprar o seu livro, preciso beber na fonte!
🙂
Valeu, Fernando.
Baita abraço!
EL CO