Ou como alguém inteligente pode medir a coisa errada
Parei na frente da gôndola de papel higiênico no supermercado. Existem várias marcas, mas a líder aqui da casa aceita somente o Neve.
E de tanto escrever sobre métricas, resolvi sacar o smartphone do bolso e comecei a calcular o preço de cada metro, visto que existem várias embalagens com diversas quantidades de rolo. Tudo da mesma marca.
E do meu lado aparece um sujeito engravatado. E apressado. Mas resolveu fazer o mesmo. E entabulamos uma conversa sobre as armadilhas que existem e que nos fazem gastar mais ou comprar mais caro.
Um exemplo é a garrafa 2 litros de Coca-Cola que é mais cara do que a 1,5 litros, mas que por unidade de volume é bem mais barata do que a de 1,5 litros. E muita gente compra a maior, esquecendo que sempre resta um tanto na garrafa e que ninguém o bebe (salvo um genro que tive que adorava refrigerante sem gás, hahaha, cada louco que aparece).
No fim, valeria a pena comprar a menor, pois se gasta menos em termos absolutos (salvo pra famílias com muita, muuuita sede).
E o papel higiênico? O cara me sacou essa:
– Estou calculando o preço de cada rolo e daquele pacote me parece mais barato.
E eu disse:
– Tchê, estás fazendo o cálculo errado.
“- Como assim?”, respondeu ele. Eu falei com certa ironia: “- Não vês que os rolos têm tamanhos diferentes? Um com 50 metros e outros com 30. Pega o preço total do pacote, divide pelo comprimento total vendido e vais saber o preço de cada metro.”.
“- Bah, é mesmo!”, respondeu ele.
Essa é a pegadinha do papel higiênico na gôndola. Só que ao contrário da Coca-Cola, papel higiênico não tem restinho. Vai todo, ao menos em casa que tem mulheres, pois elas usam além do objetivo normal, também para remover a maquiagem, limpar o nariz, limpar o choro das mancadas que o pai/marido/namorado proporciona e uma infinidade de outras, quase tantas quantas o Bombril.
Homem só usa praquilo. Pouca imaginação esse gênero. E quando mandam-no ao supermercado, ainda faz mancadas comprando o mais caro.
Abs
EL CO
PS: Na próxima ida ao supermercado, calcula o preço do metro e veja se não rola uma pegadinha…