Execução do curso de Formação de Analista de Help Desk e Service Desk numa das mais importantes empresas de tecnologia do Brasil
Dias 21 e 22 de março eu estive no Rio de Janeiro ministrando esse novo curso (que era o antigo Atendimento Nota 10 e agora estendido para mais um dia) para as equipes de Nível 1 e Nível 2 da empresa. Mas antes é preciso identificar a empresa para que os leitores formem uma ideia da Ideais.
Ideais Tecnologia
Eu cheguei cedo na empresa. E ia passando por uma tela quando assisti a um vídeo de relance. Cheguei mais perto e perguntei que prédio era esse sendo filmado. Disseram-me que a galera havia comprado um drone, instalado uma câmera digital para todo mundo ver como é o prédio do lado de fora. Hahaha, sensacional. Pegou o clima?
Ainda não? Que empresa tem valores como esses espalhados por toda a empresa com cartazes?
- Alice no País das Maravilhas: Siga o coelho branco
- Star Wars: Que a força esteja com você
- Senhor dos Anéis: My precious
- Homem-Aranha: com grandes poderes vêm as grandes responsabilidades
- Chapolim: Sigam-me os bons
- Batman, o cavaleiro das trevas: Why so serious?
Geralmente as empresas afixam nas paredes – em especial na entrada, mais para visitantes do que funcionários – aqueles tradicionais textos de valorização ao cliente, humildade, empatia, criar valor e coisa e tal. Ninguém lembra. É tudo muito formal. Chato. Enfadonho.
Mas como esquecer os itens acima? Ainda mais quando estão espalhados pela empresa?
Do ambiente para trabalhar
Pela primeira vez, eu me senti num ambiente à la Google Brasileiro. Sério. Eu já visitei muitas empresas em todo o país. De tudo quanto é segmento. Nenhuma, absolutamente nenhuma desse jeito. Se duvida, veja as fotos abaixo:
Quem não quer trabalhar num lugar assim? EU TAMBÉM, EU TAMBÉM.
Como foi o curso?
Magnífico. A inteligência dos participantes realimenta o conteúdo e propicia debates estupendos.
É claro, já estou habituado às dificuldades dos técnicos em demonstrarem empatia. Até mesmo em aceitarem que ela é importante, haha. Cabe ao instrutor simular situações que eles visualizem isso. E agora no segundo dia, com a parte de técnicas de comunicação, eles aprendem a como transmitir mensagens desagradáveis ao usuário tornando isso menos amargo (através de técnicas da psicologia como condicionamento operante, dessensibilização gradativa, etc.).
Algumas imagens do curso abaixo:
A mensagem final
Você não precisa ser uma Ideais para contratar o Cohen e aperfeiçoar seu atendimento. Mas fazer isso é importante por que mais que o conhecimento técnico, é preciso ser humano nas intervenções com os clientes e usuários. Ou nada adiantará trabalhar bem e resolver a contento. A pesquisa de satisfação será ruim.
Meu treinamento é todo baseado em exercícios, não deixa de maneira alguma o curso monótono ou cansativo. É por isso que já voltei três vezes na Ideais. Chega de tanto ITIL aos técnicos. Ela é importante, mas eles precisam alcançar seu resultado: ATENDER BEM.
E nisso eu posso ajudar.
Abração a todos, em especial ao pessoal da Ideais que me oportunizou momentos únicos num ambiente raro.
El Cohen
Nossa Cohen, me senti bem importante com seus comentários… gostaria de deixar aqui que você faz parte disso… e que se sinta tão importante quanto eu me senti… O seu treinamento é simplesmente MARAVILHOSO… hoje fico muito mais atenta para algumas coisas que antes passavam desapercebidas… ainda não sou a mais empática do mundo.. isso é um exercÃcio diário, e que as vezes o ambiente externo influencia na nossa comunicação… mas enfim… atendo bem melhor hoje do que antes de receber algumas das suas dicas!!!
Parabéns pelo seu trabalho!!! seu treinamento é diferenciado!!! você é NOTA 11!!!
Monique (Turma:2) rsrsrs
Monique,
Eu estava em um churrasco na sexta-feira quando entrou alerta de novo comentário no blog. Li discretamente e confesso, deixei o pedaço de picanha de lado, a cerveja amiga e fui mostrar seu comentário para meus amigos.
Não pense que é apenas eu que impacto em vocês. O inverso também acontece.
Eu saà daà um pouco chateado pelo fato do sábado ter sido menos “shaked” quanto a sexta-feira, mas seu comentário resgata minha alma e me deixa menos severo comigo mesmo.
Beijão e muito, muito obrigado pelo seu feedback.
Abraços e sucesso na vida profissional e pessoal!
EL CO