Como aproveitar uma nova “doença” a seu favor
O que é
Nomofobia (by Wikipedia) – É uma fobia ou sensação de angústia que surge quando alguém se sente impossibilitado de se comunicar estando em algum lugar sem seu aparelho de celular ou qualquer outro device similar. É um termo muito recente, que se origina do inglês: No-Mo, ou No-Mobile,que significa sem celular. Daí a expressão Nomofobia ou fobia de ficar sem um aparelho de comunicação móvel.
Resumindo: pânico por que esqueceu o celular em casa, por que acabou a bateria, por que não consegue ver facebook, receber ligações, enviar SMS e assim por diante.
E você com isso?
Acho que não convém formar um juízo de valor sobre isso. Aquelas coisas do tipo: “- É um horror a dependência das pessoas, bla bla bla”.
Você pode adotar o comportamento que quiser (desligar o celular às 21:00 como eu faço), mas não pode negar que isso existe lá fora do seu mundo. Ontem em um churrasco de amigos, cinco deles dedavam em seus iPhone’s e Galaxy’s postando fotos do churras, fazendo check-in e assim vai. A vida como ela é, brother and sister.
Você não pode engessar seu pensamento e desprezar essas mudanças que acontecem na sociedade. Não encontrará isso nos livros de ITIL, COBIT, etc. E exatamente essa capacidade de reflexão é que o diferenciará dos seus concorrentes e competidores.
Como?
Não se trata mais de saber que as estatísticas mostram que existem mais smartphones sendo vendidos do que computadores ou notebooks.
Ou que a qualidade da internet móvel, 3G, 4G é ruim. A qualidade desses serviços avança rapidamente (em detrimento de hospitais, escolas, etc.). É mais infra, mais tecnologia e feito. A qualidade do serviço do SINAL progride, não da parte administrativa, que essa segue…
Daí que você deve exigir de seu fornecedor de software de gerenciamento de IT (não sei mais se devo escrever Help Desk ou Service Desk) que ele tenha aplicações instaláveis em ambientes IOS ou Android (de preferência os dois).
Se impossível for, que a aplicação rodando via browser se adapte à dimensão da tela, dispensando aquele arrastar pra lá e pra cá (quer entender o que significa tais sites “responsives”, acesse esses dois sites via desktop e depois celular: www.4hd.com.br ou www.4hd.com.br/blog). Usabilidade, como dizem por aí.
Em vez de enviar apenas e-mail cobrando seu usuário se a sugestão funcionou ou não, envie SMS também. Ou promova um pop-up no smartphone sempre que ele abrir a aplicação (obter o retorno do usuário, seja das sugestões ou pedidos é importante para gerenciar melhor o ciclo de vida de um incidente, por exemplo).
Arranque essas lianas tenazes de seu corpo e cérebro, geralmente caracterizadas pelos ambientes WEB e desktop. A computação nas nuvens vai além de um browser.
O grande risco de continuar na lida do dia a dia desprezando essa tendência situação é ficar para trás. Não em termos de tecnologia, mas em visão de negócio, de profissão, de comer pela mão dos outros e assim por diante. É ficar arcaico, fazendo apenas coisas repetidas e não admitindo que o futuro já chegou.
Encontre um buraco de tempo para refletir sobre melhorias.
Aproveite janeiro, deixe os triviais para o lado e venha participar de um curso comigo. Tanto faz se for o de um dia (Tudo que um gestor de suporte técnico deveria saber) quanto o de excepcional Gestão de Serviços para Help Desk e Service Desk agora com três e meio.
Faça curso de ITIL, COBIT, etc. com os outros e depois venha aprender a gerenciar com a gente do 4HD.
Abraços,
EL Cohen