E o que isso significa no mercado?
Antes de tudo, a notícia promovida pelo Baguete:
Boa parte do pessoal que me acompanha sabe que dou pouco valor para certificações.
De qualquer maneira, respeito quem as considera item de balizamento para separar o joio do trigo, por assim dizer. Eu acho que não valem muita coisa, pois seja para pessoas, seja para produtos, não indicam seu real desempenho na hora do “pega pra capar” (mas também sei que o mercado hoje exige da galera algum tipo de canudo).
Aqueles que valorizam dizem que, pelo menos, tais avaliações vêm de entidades confiáveis e economizam algum tempo na hora da seleção.
Bom, a Pink Elephant é uma empresa estranha. Enquanto todos falam que os países integrantes BRICS são as novas possibilidades de negócio no mundo, ela não tem mais filial no Brasil. Visite https://www.pinkelephant.com/ e veja se encontra nossa bandeira por ali. Obviamente essa é uma opção comercial deles, mas…
De qualquer maneira, não desmerece sua atividade em testar produtos (desde que se pague uma boa grana para tal serviço).
Do Qualitor
Antes de tudo, orgulho dessa gurizada aqui dos pampas estar se puxando dessa maneira (sorry, sou bem bairrista e orgulhoso das façanhas dessa terra).
Obviamente, não investiram na certificação para mostrar ao mundo que seu produto é aderente ao ITIL. Fizeram isso por que pretendem contar com um diferencial competitivo em relação aos outros fornecedores de ferramentas.
Assim, se uma licitação for construída exigindo certificação Pink e suporte nacional e mais alguns detalhes, só vai dar Qualitor.
E mesmo as empresas privadas terão uma facilidade extra para informar por que escolheram Qualitor, pois com 40 players nacionais, fica difícil afirmar por que escolheu A ou B. Agora, com certificação ITIL, mesmo que a empresa nem use a biblioteca ainda, fica mais easy-to-buy.
Não há nada no que desmerecer a galera aqui da av. Ceará. Estão correndo atrás do leitinho das crianças, cada um na sua. Provavelmente esse investimento vai retornar rapidamente. E obviamente passar por provas (ainda mais internacionais) só qualifica ainda mais o esforço de programação, design, análise do negócio e tudo o mais que fazem para entregar uma ferramenta que aumente a produtividade e controle para seus clientes.
Aí está. Dada a notícia.
Vejamos qual próximo player terá cacife para emplacar seu produto junto à Pink (acho que vou abrir um negócio desses aqui no Brasil, já que a Pink se mandou.). O que aliás, com certeza produzirá novos concorrentes buscando a certificação, num legítimos movimento de aprovação social conforme o psicólogo social Robert Cialdini escrevia há tempos.
Forte abraço a todos e excelente semana,
EL CO
PS: O último curso de Gestão de suporte técnico para empresas de tecnologia comigo acontece em outubro, dias 16-17-18. Dê um jeito na sua área de Help Desk e Service Desk pois ano que vem é o da Copa e sua empresa, com certeza, será mais exigida.
E também estou indo a Santa Catarina no dia 29 ministrar o curso Tudo que um gestor de suporte técnico deveria saber, onde falarei sobre as falhas na implantação de catálogos de serviços, de base de conhecimento, de exigir disciplina dos colaboradores, de psicologia social no suporte técnico e muito mais.