Dois livros que ajudam a trabalhar situações com sua equipe
Usuário é um ser desgraçado.
No sentido que está em desgraça, desventurado, infeliz. Enfrenta uma dificuldade com a tecnologia e liga para o suporte técnico. Quando – alguns gurus do mercado sugerem isso -, não tentam empurrá-lo para atendimento online (se vire sozinho, pô), o atendente que lhe recebe ao telefone está despreparado para a função.
Isso por que as empresas ainda contratam técnicos para “Nível 1” baseando-se em certificações e conhecimento técnico.
Mas ainda que não seja por isso, vamos imaginar que outras características foram elencadas como mais importantes, tais como simpatia, cordialidade etc., as empresas não encaram tal situação (um Nível 1 ótimo) de maneira profissional e depois ofertam treinamento simplista aos atendentes.
Que estão sentados no barril de pólvora. Os usuários geralmente estão tomados por angústia e ligam intimidando e execrando a tecnologia, a empresa prestadora de serviços, seja lá quem for…
Abordagem tradicional
Naturalmente, os técnicos colocam-se na defensiva e objetam coisas como:
- Não podemos ser responsáveis pelos prejuízos se o senhor não consegue enviar essa proposta por email, ainda que sejamos responsáveis pelos serviços de internet.
- A senhora tem que preencher o formulário na WEB, senão seu atendimento não será realizado!
- O senhor não é o único com problemas para pedir prioridade urgente.
- Não se preocupe! (Horrorosa resposta, em minha opinião)
- Pois é, mas não posso agendar uma visita para hoje, somente em dois dias.
- Não deveria ter movido o equipamento do lugar.
- Posso ver que o senhor está bem irritado. (tentando ser empático, hahaha)
E por aí vai…
Então eu tenho duas dicas de e-literatura do mesmo autor, Richard Gallagher:
Desconheço tradução para português. E recomendo o formato Kindle, por que você já pega o livro na hora (pode ler no computador, não precisa de um device Kindle) e economiza árvores no planeta (hahaha).
Alternativa
Contrate o Cohen – www.4hd.com.br/nota-10
Você tem mais é que gerenciar e tomar decisões como essa (escolher o melhor para o seu time). Cohen economiza seu tempo de leitura e, quem sabe, de tradução. Ele desenvolve exercícios de dinâmica de grupo para explorar o debate entre o grupo. Ele já tem experiência de dezenas de outros cursos para mostrar panoramas ainda não descoberto por sua equipe para chegarem aos resultados desejados.
E ainda sai mais barato do que contratar um curso genérico de ITIL (que aproveitando a generalidade, não ensina nada mesmo pro time).
Ou participe de um evento – veja no canto superior direito desse blog os próximos momentos compartilhados – em que poderemos estar juntos.
Smack
EL CO
Você conhece o John Di Julius? “Puta” autor! Ele fala sobre personalizar o atendimento e fazer todo mundo que fala com o seu atendimento se sentir especial. Li esse: http://www.amazon.com/Secret-Service-Systems-Unforgettable-Customer/dp/0814471714/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1375377677&sr=1-1&keywords=john+dijulius
Muito bom!
Bah…
Não conhecia. Vou atrás dessa literatura.
Valeu pela dica, Fly Half!
Abs
EL CO