Comentários sobre o e-mailing de ontem ontem
Perdeu? Visite https://conta.cc/YatWac
Espero que muitos dos meus leitores tenham percebido que ontem ontem foi o primeiro e-mailing de convite para treinamento do Quaizer.
Histórico do Cohen
Well…
Pra quem não sabe, sou um sujeito que se espalha.
Escrevi dois livros sobre Help Desk e Service Desk; mantenho esse blog com artigos semanais; projetei, desenvolvi (com minha valiosa equipe) e mantenho o Fireman, uma das primeiras soluções nacionais em software para Help Desk e Service Desk; fundei o HDO (e depois vendi minha parte para a sócia Hetel Semer) e depois o 4HD, ambas entidades para treinamento em suporte técnico.
Mantive durante muito tempo o site Página do Gaúcho, com mais de 4.000 páginas sobre a cultura gaúcha; escrevo artigos para revista SupportWorld, a primeira nacional sobre temática de Service Desk e Field Support.
And now, my brothers…
Quaizer
E agora, meu empreendimento atual – sem abandonar os outros e por que todos se complementam – é a oferta para a comunidade técnica do Quaizer, software open source e uso livre para ambientes de Help Desk e Service Desk.
Um novo mundo, como será veiculado nas próximas edições da revista SupportWorld, a qual é o melhor e mais indicado mecanismo de divulgação de temas correlatos no Brasil.
NOVO MUNDO por que resulta de uma análise criteriosa sobre as necessidades do momento atual.
Explico:
LIVRE PARA MUDAR
Quanta gente usa software que licenciou e é obrigada a submeter seus processos às limitações do mesmo?
Yeah, depois de trocentas avaliações, chega à conclusão que um deles parece lhe atender melhor. Seja ele Qualitor, Fireman, 0800Net, OTRS, Ocomon, DeskManager e por aí vai.
E implanta. Só que fica sempre meio amarrada a implorar para a software-house que realize pequenas mudanças para melhorar sua vida, pois depois do básico, é preciso mais.
Não no Quaizer!
É possível você fazer diretamente tais mudanças. E isso vale para um sem fim de coisas, graças ao mecanismo de REGRAS do Drupal (tecnologia sobre a qual Quaizer está desenvolvido).
Veja só implementações que o administrador pode fazer independente de qualquer agente externo (ou até mesmo contratando algum e que não seja da nossa empresa):
- Se fulano criar um ticket, quero que todos os meus supervisores recebam um alerta por email.
- Toda vez que alguém criar um ticket via WEB, quero que a situação fique como “suspenso” até que alguém qualifique o ticket.
- Se um cliente distante mais de 700 km da sede criar um ticket, mude a prioridade para o dobro do prazo.
- Se um usuário não encerrar um ticket em até dois dias após o técnico colocar a situação como “solucionado”, mude automaticamente para “encerrado” e envie e-mail para todos os envolvidos.
LIVRE PARA USAR
Sua empresa não precisa mais comprar uma ou quarenta licenças. Nomeadas? Simultâneas? Mais senhas? Bah, esqueça tudo isso.
Quaizer é livre. Roda em Windows ou Linux. Coloque no seu provedor. Use na Amazon. No seu ambiente. Onde quiser e quantos usuários (finais e técnicos) desejar. Você não é mais refém do seu fornecedor.
Com esses tempos de recursos escassos, usar um software livre (e vindo de onde vem) é uma boa. Obviamente, queremos vender serviços para você. De implantação, treinamento, uso, customização, suporte etc. Mas você não é obrigado a contratar, uma tremenda diferença dos modelos de negócio vigentes em nosso mercado.
LIVRE PARA CRIAR
Sua liberdade não acaba nos itens acima. Se quiser, poderá “clonar” as telas de consultas que já vêm com o produto e criar as suas próprias telas. Seus próprios gráficos.
Quer integrar o produto com o LDAP? Baixe o módulo do Drupal que faz isso (veja no fórum um colega que fez por conta). Quer salvar em PDF uma tela? Baixe o módulo associado.
Você pode pensar que estamos repassando a você a responsabilidade de fazer as coisas.
Não. Estamos oferecendo a liberdade de fazer.
Podendo, se quiser, nos contratar para isso. Ou contratar terceiros, pois o código é aberto!!!
Muito mais
Livre para mudar, usar e criar é o nosso slogan, mas o produto tem muito mais do que o que descrevi (e que não é pouca coisa para tomar a sua decisão). Ele permite você acrescentar novos campos em qualquer tabela.
Possui mais de 150 idiomas, cujos “pacotes de tradução” você baixa e simplesmente associa aos usuários.
Cada usuário pode herdar permissões de perfis (“técnico de hardware”, “Gestor na Argentina”) previamente estabelecidos.
Passeie pelo site dele – www.quaizer.org -, assista aos vários vídeos e verá muito mais.
E o Fireman
That’s the product!
Ele é nossa ferramenta e estável há mais de 15 anos. E seguem os investimentos: nosso designer está refazendo toda a interface WEB para modernizar a mesma via CSS em padrões estilo “tiled” (Windows 8) e também estilo Apple. E o que tenho visto preliminarmente está uau, “amazing”.
Estamos integrando-o com Qlikview para que os clientes possam contar com uma ferramenta moderna de Business Intelligence para analisar os dados armazenados.
Vou com qual, Cohen?
Depende de suas necessidades.
É inegável que o Quaizer é mais flexível do que o Fireman, umavez que é mais moderno. Todo WEB, trabalha com RSS, jQuery, Ajax, o Drupal (sua tecnologia) oferece mais de 900 temas visuais etc. Mas é um produto novo. E cujo desenvolvimento depende dos serviços oferecidos – treinamento, configuração, customização etc. para cada cliente. Mas quem não gastará milhares de reais para licenciar o produto, já que é de uso livre, pode pagar por um treinamento e instalação, right?
Aliás, “vinde a nós, usuários Ocomon“. Esse foi o mais disseminado produto nacional open source da área. Estamos preparados para receber todos os seus “órfãos”.
O Fireman é… O Fireman.
Ícone, nome reconhecido em todo o Brasil, centenas de funcionalidades implementadas e testadas por gerações de usuários e clientes espalhados em todo o país, coleta de inventário, base de conhecimento e um buzilhão de características.
É nossa colaboração
Quaizer é mais uma colaboração que oferecemos para a comunidade. Eu tenho certeza – por que me atiro a ele com paixão – que será uma nova oportunidade para as empresas. Em especial nesses tempos de crise, em que investir em licenciamento definitivo ou temporário é “salgado”.
Para quem usa outras ferramentas open source, uma big diferença:
Quaizer trabalha sobre os módulos do Drupal, criando uma meta-camada de definições. Ou seja, quando o Drupal recebe atualizações, o Quaizer continua funcionando normalmente. Já se o OTRS sofrer atualizações, você precisará examinar cada linha de código que modificou para não perder as customizações que fez.
Breve, mais novidades nesse blog.
Beijão pras minas. Abração pros machos.
Viva o Grêmio que ganhou de 3×0 do Fluzão.
See you.
EL CO
AÃ Cohen, como você está?
Pelo que você falou o cliente deixa de gastar com licença e só paga pelo serviço de customização/adaptação certo? Essa questão de adaptar a realidade do cliente é muito interessante…
Emerson,
Em verdade a ideia é bem mais ampla que essa.
Mas em primeiro lugar, sim. O software é de uso livre. Mas não é de graça por que talvez a empresa queira contratar os serviços de implantação, treinamento, personalização etc. Mas ela não é obrigada a contratá-los (imagina que um funcionário novo já trabalhava com o produto em outro lugar e conhece tudo).
E também não precisa pagar licenciamento.
Porém, há um conceito muito maior por trás que é LIBERDADE.
DE MUDAR (sem precisar esperar pela software-house ou aceitar o orçamento dela).
DE USAR (sem precisar pagar mais por novas licenças ou por que seu negócio está expandindo, mas o software é simplesmente o mesmo).
DE CRIAR (sem precisar novamente pagar aquilo que a software-house quer por que a empresa precisa de novos processos e que o software seja aderente).
Se tiveres oportunidade, nos encontre aqui:
http://eventos.sial.com.br
Abração
Cohen