TMA – Uma métrica maligna… ou o que pouca gente ensina nos cursos

Olhe para os lados e perceba o monstro se aproximando

TMATempo Médio de Atendimento

tmaÉ uma métrica que você começa a analisar quando outras fases (a da bagunça) ficaram para trás. Você passa a analisá-la como todo bom paranoico, o qual sabe que sempre há algo a arrumar.

Claro, se você é daqueles pensa que tudo está OK, que pode descansar e “ir tocando”, well, você está definitivamente fudido enganado.

Objetivos

A ideia é estabelecer um indicador de performance que informe quanto tempo, em média, seus técnicos levam para resolver determinado tipo de chamado / ticket / incidente / OS / sei-lá-como-você-chama.

Então, focando em dois objetivos:

  1. Que o negócio espere menos pela solução do chamado e
  2. em busca de produtividade e eficiência

investimentoVocê investe em processos, tecnologia e pessoas (o tripé manjado no qual pouca gente emprega recursos, deixando tudo habitualmente ao Deus-dará).

Conversa com a direção e oferece pequenas recompensas (ingresso para o cinema, combo no circo, Netflix grátis por 15 dias) para o time se esforçar, inovar e chegar lá.

E finalmente chega aquele  dia em que você abre uma sidra (por que champagne ou espumante é só lá no desenvolvimento ou na área comercial) e celebra o aumento desse indicador de 60 para 70%!

Monstro a espreita

Seu indicador de desempenho melhorou em 10%. Estupendo!

Porém… (Sempre há um porém).

monstro-2

A experiência de seus clientes e usuários (customer experience) com o atendimento está uma droga.

Ué?!

Em busca do desempenho desejado, seus técnicos de atendimento simplesmente derrubam os usuários-finais das ligações para que o tempo de atendimento fique o menor possí­vel. Ughss…

angry bird 2E o que você achava que era bom, bom não é! Na verdade, os clientes/usuários estão fazendo um movimento para detoná-lo. Derrubá-lo.

Ah, fala sério… Isso não lhe disseram naquele curso? Hehehe…

Aliás (sorry por tantos devaneios), veja como a história move-se em cí­rculos. Já escrevi algo aqui no blog, mas estou com preguiça de linkar.

Antigamente existiam os birôs (sujeito levava lá os documentos para serem digitados e processados). Alguém inventou o terminal burro para o usuário digitar direto de seu local de trabalho. Então o PC e Bill Gates sugeriram ter uma poderosa estação de trabalho. Então a nuvem chegou e o terminal voltou a ser burro. No máximo,  um browser-zinho. Agora, os smartphones voltam a ser poderosos e ter aplicações instalados neles.

E… TMA parece ser uma métrica idiota, já que os atendimentos migram do telefone para e-mail ou sistemas WEB. Porém, mais uma vez, a história dá nova volta, e tem gente atendendo em chat ou redes sociais, o que faz a métrica retornar a ser válida.

Beijão pras gurias. Mega-abraço pros guris. Bom Carnaval.

See you soon?

EL Cohen

PS: Apenas 4 vagas restantes para o curso de março em São Paulo

seu momento 2

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