IT skills: jumping the chasm

Computerworld alerta para os empregos do futuro

Nos últimos tempos ando brincando de profeta. Aquele que anuncia ou vê o futuro. Fiz isso no meu último artigo citando as redes sociais e como o pessoal deve despertar (RAPIDAMENTE) para isso.

Já nos pagos gauchescos, a indiada me compararia com um ganso. Por que essa ave é muito utilizada para produzir alertas. Qualquer ruí­do ou movimento estranho na estância, esse bicho faz um barulhão com seu grasnar dos diabos, hahaha. Ninguém consegue dormir ou não perceber o sinal.

Bem, a revista Computerworld produziu em junho uma reportagem intitulada “Empregos em TI: saltando o abismo”.

A matéria original pode ser lida neste link:

IT Skills: Jumping The Chasm

Um destaque especial foi para a questão de Gerenciamento de Carreira.

Quase ninguém faz isso.

E um dos pesquisados na reportagem cita que hoje em dia, todo mundo é um agente livre, navegando no caos corporativo. Afora o viés figurativo do “navegando”, isso é bem verdade. Cada qual hoje precisa cuidar da sua carreira, pois as empresas entram em falência, fazem fusões etc. numa rapidez muito maior que no passado. E poucas vezes cuidam da sua carreira.

Outro aspecto é que as empresas treinam os funcionários para o que elas precisam, e não propriamente para aquilo que funcionário precisa para desenvolver suas habilidades para o futuro.

Segundo os articulistas, o futuro da TI é:

  1. Departamento de TI ainda menores
  2. Posições técnicas embutidas dentro de unidades de negócios
  3. Menor quantidade de posições puramente técnicas
  4. Muitas funções terceirizadas
  5. Demanda por pessoas que conheçam múltiplas tecnologias
  6. Habilidades estratégicas, analí­ticas e de comunicações serão consideradas premium (grande novidade)

E como chegar lá, segundo eles:

  • Torne o gerenciamento de sua carreira sua habilidade número 1
  • Busque treinamentos e certificações – do seu próprio tempo e bolso, se for o caso
  • Procure resolver problemas de negócio e não problemas técnicos
  • Desenvolva habilidade interpessoais como a comunicação, por exemplo
  • Comprometa-se com algum tipo de indústria ou segmento e desenvolva habilidades negociais (vire um generalista)
  • Ou desenvolva habilidades de TI beeem profundas (vire um baita especialista) e trabalhe como um terceiro ou prestador de serviços

Yeah!

Vá pro final de semana e pense, ao menos, no Gerenciamento de sua Carreira.

Aliás, tem Help Desk Day em Porto Alegre 3a-feira, em São Paulo dia 17 e logo em seguida, o curso de Gestão de Suporte Técnico para Empresas de Tecnologia.

Bom gancho, não?

Smack

EL CO

 

 

3 comentários em “IT skills: jumping the chasm”

  1. Bob,

    O emprego técnico de TI vem sendo direcionado para a India desde o final do milênio anterior. Para os que querem trabalhar em um empresa usuária de TI é fundamental a solida formação básica de conhecimento e a capacidade de aprender para explorar o potencial das tecnologias. No caso brasileiro a janela de oportunidade de negócio e emprego é enorme porque agora é possivel varrer o lixo e contratar serviços de TI de classe mundial. A micro e pequena empresa vai neste contexto poder contar com gente qualificada. Cada vez mais o serviço será universal e cada vez mais o provedor de serviço vai assumir o papel de resolvedor. É claro que os incapacitadas vão sumir do mapa do dinheiro.

  2. Mansur,

    Há algum tempo li que as empresas indiadas não queriam mais serviços para mão de obra barata, como tudo começou.

    Pra onde está indo esse serviço, se é que ele ainda existe?

    Smack

    EL CO

  3. Uma parte do serviço de TI de menor valor agregado está caminhando para a China e o restante para os paises da proximidade de Vietnã. Regiões menos favorecidas da India também estão herdando este perfil.

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