Dois colegas vêm “blogando” constantemente dicas sobre o tema eficiência
Vamos dar nome aos amigos:
Um é o Boeing Nino Albano. Outro é Airbus Fernando Baldin. Aviões a jato. Turbinas, alta potência, qualidade e reconhecimento no mercado.
Todos nós, seres humanos, em nossa vida, passamos por certas fases e, aparentemente, ambos estão muito preocupados com eficiência e produtividade. Isso me deixa um pouco desconfortável. Estranhado. Por que eu já vivi tal momento. E não é que tenha resolvido tal conflito, mas fato é que não dedico mais tantas preocupações para esse tema.
Antes de tudo, jubilo (te peguei nessa, hein? vai ter que inspecionar essa palavra no dicionário) a intenção de ambos. E a dedicação em compartilhar tais inquietações. Porém isso me recorda ações do século passado.
Não vou dissertar novamente, recomendo a (re)leitura de meu texto Taylorismo sobrevive em nossos Help Desks (baita artigo, aliás, hehe).
Acho que as preocupações dos gestores devem ir além. Estar alinhadas com novos tempos. E isso pode doer. Verdade seja dita, dói mesmo.
É o que livros como O mundo é plano do Feldman e também “A whole new mind” do Daniel Pink convidam a fazer.
É que qualquer serviço que dependa de rotinas e que pode ser reduzido a um conjunto de regras ou quebrado em um conjunto de passos repetitivos virou um negócio “arriscado“. Por que a Índia e outros países com mão de obra barata podem levar o negócio (serviço) embora.
Eu lhes arrastando a subir um degrau acima.
Estou convidando-os a enxergar um pouco mais além. Óbvio, concordo plenamente com meus colegas sobre eficiência, eficácia, produtividade bla bla bla bla.
Mas exorto a todos a usarem ainda mais o outro lado do cérebro que produz as grandes sacadas. Aquele que pode produzir uma visão holística do todo e não apenas esmiuçar cada passo para aumentar cada vez mais a rapidez de seu processo (Taylor, Taylor, Taylor).
Enquanto o lado esquerdo do cérebro se agarra nos detalhes, o direito vê a floresta inteira.
Xi…
É quase 19:00 e estou atrasado para meu encontro com a namorada no dia Internacional das Mulheres.
(Copiei essa foto do perfil da https://www.facebook.com/cacau.lemos)
Aliás, como elas são ÓTIMAS em usar o lado direito do cérebro.
Ainda bem, por que senão nós, homens, enxergaríamos sempre apenas cinco passos adiante.
Abrazon a todos.
Smack pras gurias.
EL Co
PS: Ajude o Cohen a manter esse blog atualizado com essas opiniões escancaradas. Participe dos treinamentos dele!
Cohen, tudo bem,
Paranoico não!! Só Vidrado!!!