Dezembro, época de acelerar menos e curtir mais
Segundo Peter Drucker, o pai da administração moderna, todo mundo precisa ser o primeiro ou segundo no seu segmento econômico. Menos do que isso, deve cair fora e ir pescar noutras praias.
Assim que tomei como referência meu chapa Nino Albano. Não sei se é o melhor professor do Brasil (ele mora em São Paulo, tem uma enorme vantagem sobre mim, esse gaúcho perdido no sem-fim do mundo). Mas é a MINHA referência profissional. Daí que tudo que ele faz eu fico de olho.
Não para competir. Para aprender.
Essa semana ele mostrou fotos em seu facebook (não visite agora, pois ele está com uma horrorosa foto estilo jornalista de gravata ou executivo super sério em seu perfil) da cidade de Dois Vizinhos. Faz uma consultoria por lá. Curte ares tranquilos em um final de ano que foi bem importante para ele. Esperto.
E eu, na sua cola (expressão gauchesca que significa estar quase alcançando), fiz o mesmo. Sem desmerecer Dois Vizinhos, fui para Vitória no Espírito Santo. Uau. Uma mini Rio de Janeiro, bem melhor do que a própria. Do trecho que habitei durante quatro dias – da praia do canto até o shopping -, uma coisa linda de viver. Se mostro as fotos para minha esposa, ela vende nossa casa de imediato para ir pro Espírito Santo.
O que fui fazer lá
Colaborar com o Grupo Águia Branca no aperfeiçoamento do seu Service Desk. Não é tarefa fácil desse time. Aliás, É ÁRDUA. Imagine prestar suporte para Trip Linhas Aéreas, Viação Águia Branca (concorrente da Itapemirim), concessionárias de veículos Mercedes-Benz, Toyota, empresas de logística etc.
Lendo a lista não se dá muita importância à pressão do cotidiano, mas… Coloque-se no lugar de quem precisa atender as situações abaixo e você compreenderá o “fogo amigo” que enfrentam:
- Check-in na Trip, sexta-feira, final de tarde
- Venda de passagens nas rodoviárias em véspera do Natal
- Caminhões saindo das docas com horários certos e marcados
- Alguém comprando um veículo de R$ 300.000
São momentos em que não pode haver falha. Ou que, se acontecerem, o incidente deve ser resolvido ou solucionado o mais rápido possível.
Há uma revolução acontecendo na área de TI do Grupo Águia Branca. Silenciosa. Parece até que a influência dos mineiros ali próximos contagia. E mudança das competentes. Como é que uma área de TI (e, por conseguinte, um Service Desk) consegue entender e lidar com tantos negócios diferentes para enfrentar as mais variadas situações? Apenas o fato cristalino de terem me buscado no Rio Grande do Sul e realizo esse investimento para sua equipe de suporte técnico (sempre tão esquecida nas áreas de TI), mostra que a turma não é boba e, como prestadora de serviços para as empresas do grupo, precisa garantir seu leitinho com atendimento de alta qualidade.
Não sei, é coisa de mágico. Que é o que fazem por lá: mágica. Ou mágica é o que a gente pensa que fazem, sem imaginar horas de planejamento, trabalho duro, treino etc.
Algumas curiosidades
Nomes de alguns dos 45 alunos que participaram do treinamento:
- Jadson
- Judson
- Alisson
- Denilson
- Hericson
- Edson
Algo lhe chamou atenção?
Outro aprendizado: nunca saia, durante três dias, de uma sala de reuniões com 18 graus, vá para rua almoçar, onde está 35 graus, e volte quase pelado, suado e esbaforido para a mesma sala de 18 graus. Posso lhe garantir que o resultado será uma gripe com febre, delírios e muito remédio. E mais de trezentas cuias de chimarrão.
Mas como levar um colete ou blusão para uma cidade onde faz 35 graus?!
Agora, é afrouxar o cinto.
Semana que vem, mais dois treinamentos na poderosa universidade do vale dos sinos – Unisinos – e então encarar um passeio (novamente em homenagem a Nino Albano, Harley boy) saindo de Porto Alegre, passando por Rivera, Paso de los Toros, Montevideo, Colonia do Sacramento, Buenos Aires, Punta del Este, Chuy, Pelotas e Porto Alegre.
See you, boys and girls.
EL Co
PS 1: Comentários dos 3 dias de curso em www.facebook.com.br/Boteco4HD
PS: Algumas fotos de Vitória:
Otimo curso, recomendo a todas as empresas que prestam serviço de ServiceDesk. Vou carregar essas informações por toda a vida.
Dá-lhe, Julio! Obrigado pelos elogios. Um forte abraço a todos em Vitória. EL Cohen