Pierre Lévy apresenta seu conceito de “Ciclo de Gestão do Conhecimento Pessoal”
Pierre Lévy é o sujeito que escreveu o best-seller Cibercultura. E vários outros livros. É dele o conceito de “Inteligência coletiva“: algo que só aflorou graças à internet e as inúmeras conexões sociais que realizamos através dela (pense na Wikipedia para compreender o conceito).
Um de nossos grandes problemas neste mundo digital é o volume atordoante e gigantesco de informações que nos perseguem via twitter, facebook, google, SMS, vídeos em elevadores e ônibus, inscrições RSS e assim por diante.
Como se posicionar diante de tudo isso?
Entra aí uma leitura que estava fazendo do blog do José Antonio Küller, já citado aqui quando escrevi sobre seu livro “Ritos de passagem“. Em artigo, José apresenta o referido ciclo – via Youtube – recomendado por Pierre.
Ciclo de Gestão do Conhecimento Pessoal
Importante dar crédito ao Pierre. Afinal, ele é um estudioso da área. É a especialidade dele. O ciclo é composto por nove etapas:
- Gestão da atenção
O que realmente nos interessa - Conexão com fontes confiáveis
Quem vamos acompanhar via RSS, facebook, literatura etc. - Coletar e agregar informações
Vamos ver o que nos chega - Filtrar
Vamos separar o que presta ou não - Categorização (classificação)
Tags etc. fazendo o trabalho do antigo bibliotecário - Registro na memória de longo prazo
Armazenar para recuperar - Síntese
Escrever um artigo no blog, por exemplo, para exercitar o novo conhecimento - Compartilhamento e comunicação
Ouvir feedbacks, responder sobre respostas etc. - Reavaliação
Lá vamos nós novamente, repensar tudo…
O vídeo no Youtube dura 15 minutos e está em inglês. Porém, existem legendas em português e Pierre fala suficientemente devagar para que possamos até dispensá-las.
Então, se você acompanha meus textos, exercite a parte da síntese. Enfie uma resposta nesse artigo. Escreva em seu próprio blog. Adapte e coloque sua própria visão, sua própria opinião. Vamos realizar essa inteligência coletiva 🙂
Abraços,
EL Cohen