Como foi o curso de gestão de suporte na MEGA Sistemas

Curso de Gestão de Suporte p/13 gerentes da MEGA Sistemas

Terça-feira passada viajei para Itu, no interior paulista.

Famosa por tudo que lá existe ser de tamanho exagerado, a software-house que visitei não falhou à tradição. A iniciar pelo nome, MEGA, e pelo tamanho (com mais de 300 funcionários num pavilhão a perder de vista).

Estou orgulhoso

A MEGA é uma empresa que fabrica software de ERP para o Brasil.

E por que, ao contrário das multinacionais, nasceu no Brasil e compreende bem as questões de legislação (em especial, as mudanças malucas de uma hora para outra), ela consegue ser uma das lí­deres no mercado e crescer a taxas estrondosas de 30% ao ano.

E eu fui convidado a colaborar, durante três dias, com o aprimoramento dos seus coordenadores de suporte. E o evento foi sensacional. Foi um giga sucesso!

Da fábrica

A MEGA é uma fábrica. Uma enorme fábrica de software.

Eu nunca havia entrado em uma software-house desse tamanho. Claro, só em Itu. São mais de 300 profissionais trabalhando em um prédio que recorda um galpão. Mas claro, um galpão ultramoderno. Com restaurante, com amplo espaço de circulação. Com sala de treinamento. E muito mais do que isso, um ambiente sensacional (escolhida como uma das melhores empresas de TI para trabalhar).

Do curso

Logo no iní­cio, uma surpresa. Em uma atividade de apresentação, o desenho de quase todos externava preocupação com a famí­lia. Caramba, como isso está milhas de distância dos cursos realizados na capital São Paulo, onde os temas são os mais variados: profissão, progresso, carro etc. Ficam expressos nestes desenhos questões de princí­pios e valores pessoais.

Iria deixar um aspecto para o final desse artigo, mas eu quero logo contar: nunca em um curso tive tantos registros de feedback entre os colegas. Uau, preenchi umas quatro páginas de retorno entre coordenadores. Achei fantástico. Sensacional. Uma oportunidade para pessoas que trabalham juntas externarem reconhecimento. Algo que raramente acontece em função do dia-a-dia. Pararam para manifestar sentimentos, angústias e agradecimentos.

Ministrar curso no interior é outra coisa. É como Buenos Aires e o interior da Argentina. A primeira, muito formal, pomposa e cheia de estilo. O segundo, de gente mais simples, direta e fraterna. Acho que vou mudar o destino dos meus cursos de capitais para longe das metrópoles, hehe.

Algo que considero importante é: como as pessoas lidam com os problemas. Algumas entram em pânico. Outras empurram a culpa para terceiros.

Aconteceu comigo uma zebra. Cheguei na 3a-feira, 23:00. Mas a reserva do hotel estava para 4a-feira. E não havia quartos de sobra no hotel por causa das gravações do programa de reality show A Fazenda. Fui parar num outro hotel. E dormi preocupado em explicar como me hospedei em hotel que talvez não tivesse convênio etc. Mas quando acordei, TUDO JÁ ESTAVA RESOLVIDO.

Sabem o que é isso? Competência para lidar e tratar com os imprevistos. Cinthia e Mariana, vocês são dez.

Ah, não posso deixar de  elogiar o gestor de atendimento Giuliano Machado. Pessoa que me levou até a Mega. E com uma visão de mercado soberba. Também, um sujeito que escala topo de vulcões sabe o que é enxergar longe e diferente dos outros, hehe.

Dalguns comentários sobre o curso (marketing, of course)

  • A maneira didática de passar o conteúdo é excelente.
  • Didática perfeita!
  • Roberto é um instrutor perfeito, soube prender minha atenção durante os três dias, trazendo inovações e abrindo minha mente para novos desafios.
  • Muito bacana o método dinâmico de aprendizado. Gostei muito. Temas abordados fantásticos.
  • Parabéns, Cohen! Um curso totalmente aderente ao nosso negócio.

Bom, você pode desconfiar dos comentários acima, com toda justiça. Então minha sugestão é que se inscreva no próximo evento do dia 24-25-46 e faça o teste de “São Tomé”.

www.4hd.com.br/calendario

See you, brothers and sisters.

EL CO

Algumas fotos:

 

 

 

3 comentários em “Como foi o curso de gestão de suporte na MEGA Sistemas”

  1. Marco A. Pedroso

    Oi, Roberto.
    Não chega a ser um comentário, mas um apontamento de erro na matéria, no bloco “Estou orgulhoso”, o link para o site da Mega está errado.

    Obrigado
    Abraço
    Marco Pedroso
     

  2. Olá, Cohen!

    Que matéria mais bacana! Também trabalho na Mega – mas em outra área – e sempre fico orgulhoso ao ver matérias como esta. Gostei de ver os amigos nas fotos!

    Somos mesmo afortunados, tanto por estarmos no interior – onde tudo parece mais ameno e amigável – quanto por trabalhar numa empresa do porte da Mega Sistemas.

    Um abraço! 

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