A revolução invisí­vel

Comentários sobre o livro “A revolução invisí­vel, uma nova forma de gestão em serviços” por Fernando Baldin

Aí­ está. A primeira obra produzida por Fernando Baldin, diretor da Premier IT. Um bom livro e disponí­vel em formato digital para os cibernéticos (mas a leitura é on-line e não em download de PDF para leitura).

Acho que é importante destacar que a Premier IT é a maior empresa privada de TI do Paraná. Isso já me economiza uma descrição do contexto (se ela é a maior, supõe-se que a experiência de seus profissionais diante dos mais variados clientes seja grande).

Ai, ai. Escrever sobre livros de amigos é complicado, pois encontro mais defeitos do que elogios. Obviamente essa tendência está na intenção de procurar ajudar cada vez mais os amigos a aperfeiçoarem suas obras. Razão pela qual, em geral, reservo tais comentários ao escritor avaliado (se você vai escrever, conte comigo como revisor tirânico, hoho).

Percebi uma gama de semelhanças entre a obra em questão e a minha mais recente (Gestão de Help Desk e Service Desk). Ambas possuem capí­tulos curtos. Direcionam-se ao gestor. Apresentam questões como criação de valor, escapismo de frameworks e outras situações. Estamos alinhados, penso seu.

Quem deve ler

Todos os profissionais da área, é claro. Afinal, o autor dedicou tempo e esforço para colocar no papel e em formato digital suas experiências.

Mas quem faz outsourcing (terceirização) de infraestrutura é candidatí­ssimo a essa leitura. Afinal, é o métier do escritor.

Detalhes e como comprar

São 135 páginas distribuí­das em 41 capí­tulos (ou próximo disso). Quem desejar a versão impressa, pagará uns 35 reais mais frete e recebe em casa. Quem topar ler on-line, apenas 11 reais. Para qualquer uma das duas opções, precisará:

  1. visitar www.biblioteca24horas.com
  2. informar “fernando baldin” como autor
  3. seguir o baile (frete, cartão de crédito, boleto etc.)

Apesar de uma certa displicência com a questão ortográfica e léxica (xinguei o autor por essa economia – ou arrogância? – por não ter contratado um revisor profissional para seu texto), isso pode ser facilmente corrigido nas próximas versões do livro que, por serem on-line, podem ser corrigidas num vupt, o que já não é verdadeiro naqueles livros que são produzidos em gráfica (como o meu).

Existem capí­tulos que se destacam na obra e são muito vantajosos para leitura (por um preço miúdo, conquistamos a experiência de um profissional tarimbado do setor):

  • O que é serviço
  • A busca não é inicialmente pelo serviço em si, mas pelo resultado que se quer obter
  • Um passeio pela história
  • A revolução invisí­vel
  • Eficiência versus eficácia (e a relação com Dadá Maravilha)
  • Percepção e qualidade
  • Realidades na terceirização
  • Cronograma básico de uma implantação de uma operação de serviços (barbada para quem deseja arrumar a casa)
  • NO meu lugar quem fica? (quando o supervisor residente no cliente vai para outro cliente)
  • Melhoria contí­nua é viável?

Baldin na obra já introduz seu conceito de MEFOS, onde induz nosso pensamento para deixar o cliente realizar autosserviços, desonerando-nos para atendimentos de incidentes, por exemplo. Mais sobre MEFOS no blog adequado.

Conclusão

O livro foi escrito por um técnico (apesar de ele ser formado em relações públicas). Assim, é natural encontrarmos alguns pequenos problemas conforme já escrevi.

Mas quem lê a obra não quer saber se mesóclise está correta, mas sim em busca experiências e conhecimentos que possam catapultar sua carreira. E brother (and sister), isso o livro do Baldin ajuda com sobras. É uma mixaria o preço pago para conhecer anos de trabalho do referido profissional.

Recomendo firmemente a leitura.

😉

Abraços,

El Cohen

 

3 comentários em “A revolução invisí­vel”

  1. Cohen, tudo bem,
    A displicência ortográfica foi corrigida! 🙂 a nova versão ja está atualizada…hehe… mas obrigado, que bom que as ideias fazem sentido!
    Vale ressaltar que 100% da renda do Autor é destinada a apoio a crianças Carentes! É um livro que visa ajudar…a todos!
    Abraços,

  2. Aeeee… Muy bien.Por que você reafirma toda hora que a renda é das crianças carentes? A renda dos meus também vão pras crianças carentes lá de casa que desejam novos notebooks, churrasco mais vezes por semana incluindo AMIGOS DO PARANÁ e outras carências.Abrazon, bro.EL CO

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