Empresário Sergio Moraes conversa com alunos da disciplina ministrada por Cohen
Na última segunda-feira, 06 de junho, como é habitual, convidei um empresário para conversar com minha (hehe, bem possessivo) turma de alunos na ESADE.
Segunda-feira à noite é duro. Ainda mais frio e chovendo. Acho até que esse horário que o Garfield detesta mais do que as manhãs de segunda.
Porém, Sergião conquistou a galera.
A fera é dono de um escritório de contabilidade entre outras coisas. Já foi consultor do SEBRAE para o segmento de petróleo (e isso o levou ao Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro etc.), foi proprietário de mais de cinco postos de combustíveis, dono de indústria plástica, diretor-presidente de uma multinacional estilo Avon entre outros empreendimentos.
Atraindo os alunos de Contabilidade e Administração, explicou várias circunstâncias do mercado de trabalho. E respondeu a todo tipo de pergunta, inclusive algumas mais capciosas como roubo de clientes de escritório para escritório de contabilidade; compra de escritórios; como é difícil obter o CRC (Certificado no Conselho de Contadores) e perdê-lo rapidamente por questões éticas etc.
Frases finais
- O profissional de contabilidade que quiser ganhar dinheiro, não pode fazer contabilidade. Tem é que montar um negócio de contabilidade que se mova sozinho, permitindo ao empreendedor não se envolver com o cotidiano e olhar mais à frente.
- É preciso aceitar que os funcionários saberão mais que ele próprio e é preciso permitir o crescimento deles.
- Boas áreas para se trabalhar: trabalhista, societária, filantropia e tributarista.
- O dono é um administrador e precisa identificar quais clientes lhe trazem lucro e outros prejuízos.
See you, man. And sister. Veja algumas fotos:
Gostei da matéria.
Casou com o que falo em sala de aula.
Pena ser curta…
abraços
Nani