Segue falatório – by Cohen – do congresso HDI 2011
Continuação do artigo HDI 2011 – ainda dia 1.
Depois do almoço aconteceram novas palestras.
Havia a necessidade de optar entre quatro grandes eventos: o do Baldin, ao qual eu fui; um painel sobre desafios e soluções de suporte offshore com o Leonardo da Petrobrás e a Paula da Vale; o Claudio Pinhanez da IBM com ciências de serviços – uma palestra elogiada por muitos e finalmente do Gustavo Gaidzinski, do grupo Angeloni, sobre os 10 mandamentos para mostrar que você existe no mapa, algo assaz importante para quem realiza suporte interno.
Esqueça os frameworks – Fernando Baldin
É claro, vim nessa palestra atraído pelo título polêmico apresentado pelo diretor da Premier TI.
Baldin é um sujeito “das elite”. Tem uma erudição esplêndida e, por vezes, peca por isso. Na ânsia de ilustrar cada tópico, exagera em exemplos.
Mea culpa, fiz o mesmo em meu texto “Ritos de passagem, deixe o técnico morrer” que escrevi para o primeiro volume da revista SupportWorld que, apesar do nome, é em português e de distribuição gratuita.
Visite e assine: www.hdibrasil.com.br/revista.
Porém, creio e tanto eu quanto ele preferimos pecar em excesso do que por escassez.
Alguns slides mostravam a importância de buscar eficácia e não somente eficiência.
E nesse momento nada mais ilustrativo do que a comparação entre Dadá Maravilha que fez 926 gols versus Ronaldinho Gaúcho (prefiro chamá-lo de Ronaldinho Traíra, gremista que sou) que conseguiu apenas 203 deles.
Nesse andar, Baldin apresenta o conceito R1P (Resolver um Problema). Os problemas surgem na vida dos clientes e estes desejam serviços e produtos para resolvê-los.
E o palestrante seguiu colaborando para desentortar algumas concepções inadequadas. A maioria das áreas de TI não deseja um “software de inventário”, mas um “Serviço de Inventário”, segundo ele. Ou seja, o objetivo final é ter serviços de inventário que informem e providenciem certas informações.
De súbito, Baldin escancarou um termo novo: MEFOS. Que diabos será isso, pensei? Algo a ver com Mefistófeles?
Porém, espertamente, após chamar a atenção dos presentes, Fernando apresentou tal expressão por extenso:
“Modelo de Eficácia em Operação de Serviços“.
Percebam a mudança da expressão “eficiência” para “eficácia”. É sutil, mas importante. Por sinal, descobri que a fera é pródiga em criação de acrônimos (veja ARCA em SLA pra que).
A partir daí o palestrante apresentou algumas ideias, como migrar de processos manuais para formulários complexos, mas que oferecem grande capacidade de resolver ou encaminhar as coisas (e você já usa isso; examine seu Office Banking: são formulários complexos onde você faz tudo, sem ninguém intervindo manualmente na outra ponta).
No desenrolar, Fernando sugere a eliminação do usuário (não de forma física, mas construir situações em que o mesmo não possa cometer erros ou realizar asneiras). Se ele estiver nos lendo, poderá complementar mais no espaço dedicado aos comentários.
Vídeo com a fera
E o melhor e mais importante
Baldin lançou um livro denominado A revolução invisível. Custa onze reais para leitura on-line ou trinta e cinco a versão impressa. Não posso escrever muito sobre ele, pois comprei ontem e ainda não chegou – sou das antigas, prefiro ler impresso.
Mas vem de alguém que é nada menos do diretor da maior empresa de TI do Paraná. Ou seja, pouca coisa não é, hehe.
O processo de compra é meio labiríntico: visite www.biblioteca24horas.com, informe “fernando baldin” no campo, selecione autor, clique GO e voilà, chegamos lá.
Próxima palestra
Perdi novamente o segundo round de palestras no período da tarde.
Envolvi-me com autografar o livro – coisa mais prazerosa e orgástica essa – e sucumbi ao meu contentamento por ver esse “filho” gestado após dois anos ser abduzido para o mundo. E claro, circulando pela feira/exposição conversei com muita gente sobre tendências, fofocas, movimentos de empresas no mercado e um buzilhão de outras coisas.
Cerimônia do melhor gerente e melhor analista do ano de 2010
Sexta-feira, brother. And sister. Com vídeos, claro.
Abrazon
EL Cohen
Cohen, tudo bem,
A ideia é exatamente essa…buscar ações que sejam relevantes e tragam resultados!! Não se prender a dogmas que só porque os “especialistas” dizem devem ser feito!! ninguém é mais especialista em seu negocio que as pessoas que o vivem diariamente!!!
Conheçam http://www.mefos.com.br!
abraços,
Fernando Baldin
hehehe..a primeira parte e em javanes!! hahaaha