HDI e SENAC SP formalizam parceria para aumentar a capilaridade dos treinamentos do HDI pelo Brasil
Aí vem um polvo estendendo seus tentáculos pelo país.
E eu acho bom. Muito bom.
Pesquei a notícia no próprio blog do HDI Brasil:
Inferências preliminares
É inegável que organizar toda essa estrutura e parceria dá trabalho. Mas trará bons lucros ao HDI Brasil. Que é uma franquia do HDI mundial e precisa pagar Tio Sam. Afinal, negócios são negócios.
Eu acho que será positivo. Oferecerá treinamento e conhecimento para essa população que se abastece de qualquer jeito, de experiências empíricas pelo Brasil afora. Não que estejam desmotivados, mas é difícil encontrar busque conhecimento sobre suporte técnico no Brasil. Alguma coisa metodológica, organizada e referenciada será muito bom. Há tempos reclamo que nossa comunidade é desorganizada e pouco produz.
Com a chegada do ITIL – breve recapitulação histórica – tal situação amenizou-se, mas a voracidade das empresas de treinamento e consultoria na área acabou tornando nosso povo mais replicador de linhas da bíblia ITIL do que gente capaz de compreender os significados ali existentes (mas isso é tema pra outro artigo).
Das coisas negativas
Mas nem tudo será saudável nesse movimento HDI e SENAC. Obviamente, a vida é como um cobertor curto e se tapamos ali, outra parte fica a descoberto. O que penso:
Desgraçadamente (Cohen enfatizando e polemizando) o curso oferecido pela dupla já vem com uma certificação (prova ao final do dia) embutida. Eu acho que o HDI desvaloriza sua própria mercadoria, ao torná-la apenas mais um bônus para quem participar do curso, em vez de auferir um valor de capacidade ao mesmo. Mas isso faz parte lá do negócio deles.
Agora, a descrição no site do SENAC é quase uma piada de mau gosto:
“O CSR oferece uma certificação mundial (incluída no valor do curso) que atesta que o técnico de suporte de tecnologia da informação trabalha sob as melhores práticas na solução de problemas, documentação de soluções, habilidades de troubleshooting, comunicação, escuta ativa, mediação de conflitos com clientes e usuários finais de atitudes difíceis.”
Ou seja, um dia de aprendizado e o sujeito já sabe tudo isso?Recebe um implante cerebral?!
Hahahaha… Acho que nem o Neo, do filme Matrix, ao receber um uploading de conhecimento via software conseguiria isso tão rápido.
Sabe como é… Você pega um refresco em pó e, em vez de diluir em um litro, o faz em dez litros… A qualidade vai se perdendo.
HDI e SENAC acabam se emparelhando, de certo modo, às faculdades que, mais do que ensinar, vendem diplomas. Quando você não tem mais a chance de estar frente-a-frente com o Nino Albano ou com o cara que criou o curso, as coisas vão minguando. Ainda se aproveita o conhecimento, os slides, mas não é a mesma coisa.
Por outro lado, o novo curso pode ser uma isca para o peixinho ir engordando e seguir atrás de outras iscas, até ir a Sampa ter aprendizado com o Pap’Albano. Aí sim, valeu.
O SENAC é uma entidade deturpada em sua missão, a meu ver. Não paga impostos. Aliás, belisca uns pila em quase toda nota de comércio para gerar aprendizado para o setor, sob a égide de “desenvolvimento e capacitação setorial”.
Mas você me garante que somente empresas de comércio participarão dos cursos? E isso, de certa maneira, abafa as oportunidades das empresas locais de treinamento. Competir no mercado já é dureza. Agora competir com quem não paga impostos e ainda por cima recebe grana da própria empresa é dureza. É uma velha briga das Assespros x governos e elas – entidades de classe – sempre perderam.
Dos aspectos positivos
Ah, pois… Eles são muitos. E inegáveis.
Espera-se que a lucratividade do HDI Brasil aumente. E isso é bom, pois entidade fraca quebra e deixa a comunidade no pincel. Já vimos isso recentemente. Com o fortalecimento dele, seus tentáculos ficam mais poderosos e podem chegar até outros estados. Quem sabe um dia até eu possa ter uma aula com o Pap’Albano aqui em Porto Alegre.
Muita gente vai copiar os cursos do HDI ministrados no SENAC e criar suas próprias versões de treinamento. Elas por elas, teremos ainda mais gente falando em suporte técnico, Help Desk e Service Desk de maneira organizada e sensata. Uma propagação sensacional.
A parceria vai gerar mão de obra mais qualificada do que a atual. Eu não sei o “quanto” mais qualificada, mas será. E claro, IBM e outros grandões estarão na porta catando os melhores. E isso é bom para os profissionais. Gera uma demanda que aumenta salário dos competentes etc.
É um esforço de negócio do HDI e SENAC. Extremamente louvável e eu torço que dê certo. Trata-se de uma experiência arriscada (um monte de coisas pode não dar certo) e são essas inovações que geram as melhorias que a gente aproveita hoje.
Feito.
Brothers, falando em treinamento, lembrem-se de nosso curso de Gestão de Suporte para Empresas de Tecnologia, ministrado por esse que lhe escreve:
24/25/26 de novembro em Porto Alegre
30/11, 01 e 02 de dezembro em Sampa
Mais detalhes em www.4hd.com.br/calendario
Abrazon
EL Cohen
Caro Mestre,
A união de forças entre o HDI e o SENAC, vai gerar negócios, para os dois, mas também vai agitar a nossa indústria, que como vc disse, precisa de caldo.
Certamente teremos correções no meio do caminho, mas acredito que desde o nascimento essa parceria terá mais prós que contras.
Agora, no meu ponto de vista, a possibilidade de uma novidade cultural alastrada pelo paÃs, traz uma nova perspectiva para o futuro das centrais de suporte, e essa mudança me agrada bastante.
Valeu pela análise muito rica da situação
Â
Estamos aÃ!!
Abração
Nino
Esse é o cara.
Mr. Pap’Albano.
😉
EL CO