Sexto livro da biblioteca ITIL versão 3 será Customer Service (Serviços ao Cliente) – ao menos, é a esperança
Oh, yeah, boys and girls.
Esse livro não virá. Mas segundo o palestrante do recente itSMF Fusion Conference, Tom Pierce, deveria urgentemente ser escrito.
Em um artigo baseado na palestra desse sujeito, a articulista Ann All do periódico It Business Edge fez um resumo interessante sobre tal aspiração.
Ele tem 23 anos de TI e trabalha na pouco desconhecida (pegaram a malícia desse bloguista? “não não” vira “sim“) AT&T. Sigam o raciocínio da fera e vejam como ele tem razão!
Ah, o link do artigo é esse: Most importante service in ITIL? Customer Service
Pierce comenta que todo mundo está careca de saber dos cinco livros básicos do ITIL 3:
- Service Strategy
- Service Design
- Service Transition
- Service Operation
- Continual Service Improvement
Porém, segundo o palestrante, a maioria dos profissionais de TI é amante exagerada do raciocínio binário. O que significa que rola um sentimento de desconforto com a natureza “vaga” e “nebulosa” do “Serviços ao Cliente”. É algo que não dá pra quantificar ou medir, pois envolve emoções e sentimentos.
O ITIL enfatiza a padronização e, é claro, isso é bom para “serviços ao cliente”. Definir produtos e serviços oferecidos ajuda bastante para melhoria do atendimento.
Mas… O autor sugere um exercício: fazer cada técnico anotar em bilhetes os cinco principais serviços do departamento de TI. E a curiosidade, segundo ele, é que os resultados mostram mais de 50 tipos diferentes de ideias e conceitos anotados. Mas hein?!
Fazer pesquisas de satisfação também é produtivo para prover serviços ao cliente. Mas recomenda não deixar de lado o contato pessoal, onde emergem oportuidades de se descobrir situações inusitadas.
As pessoas ficam menos constrangidas num diálogo mais humano do que num automático formulário eletrônico.
Outro tema: projetos que morrem por falta de comunicação entre TI e usuários. Empregados de uma empresa (claro, seriam empregados do quê, Robertinho?) receberam notebooks e aparelhos Blackberry. Estes aparelhos não faziam nem recebiam ligações, apenas acessavam sistemas internos. O que foi uma decepção. E um caos, hahaha.
A frase final é magnífica:
When you open a restaurant, do you worry first about attracting customers and building relationships with them, or do you worry about creating a plan for how to replace your stove if it fails?
Traduzindo:
Quando você abre um restaurante, se preocupa primeiro em atrair clientes e construir relacionamentos com eles ou se preocupa em criar um plano para substituir o fogão caso ele falhe?
Leia lá. Largue um pouco seus fluxogramas e converse com seus usuários.
See you.
Ah, os cursos de gestão de suporte estão se aproximando:
Novembro, 9/10/11 – Rio de Janeiro
Novembro, 24/25/26 – Porto Alegre
Novembro, 30/01/02 – Sampa
Dezembro, 7/8/9 – Natal
Mais em www.4hd.com.br/calendario
Abraços
EL Cohen
Legal o artigo!
Cohen, sobre os seus artigos que tratavam da criação de um Catálogo de Serviços. Parou no 5?
https://www.4hd.com.br/blog/2009/11/02/construindo-um-catalogo-de-servicos-%E2%80%93-5/
Abraço!
Marcos,
A continuação está aqui:
https://www.4hd.com.br/blog/2010/03/15/construindo-um-catalogo-de-servicos-%e2%80%93-6/
Alternativamente, vá lá no topo da página em PRÉVIOS, selecione “Catálogo de Serviços”
Abraços
Cohen