A confusão lá fora está séria, em função de um questionamento formal sobre a extensão das responsabilidades da OGC
Todos que estudaram ou leram algo sobre ITIL sabem que história desta biblioteca de melhores práticas nasceu sob esforço da OGC, Office of Government Commerce da Inglaterra.
Pois dias atrás um editor de livros, Van Haren Publishing, consultou a entidade OPSI (Office of Public Sector Information) se era responsabilidade da OGC cuidar do ITIL.
Em resumo, se esta entidade ungida para cuidar do comércio do país não tinha mais coisas para fazer do que cuidar de assuntos sobre gerenciamento de serviços de TI. Isso por que reclamava que a OGC dava prioridade, vantagens e facilidades para a TSO.
Sabem como é, briga de cachorro grande.
E a entidade OPSI chegou à conclusão que a OGC tem mais o que fazer, hahahaha.
Imaginam as reviravoltas que isso pode gerar?
Leiam algumas frases da decisão:
“It should also be recognised that OGC, in its submission on public task, has clearly stated that “OGC has no policy, best practice, or delivery remit in relation to the subject matter covered by ITIL.”
IT service management does not feature in the organisation”Ÿs key aims and we therefore do not construe it as being one of its core responsibilities. We conclude that ITIL materials do not form part of OGC’s public task.
Se você deseja ler mais sobre isso, antes que os próximos capítulos dessa novela aconteçam, leia:
- OGC has no remit to produce and develop ITIL
- It’s official – ITIL is a commercial product
- Texto completo da decisão da OPSI, em PDF
Abrazon
EL Cohen
Cohen,
isto é notÃcia antiga, ao menos a briga, desde que a Van Haren perdeu a disputa pela “licitação” de impressão do ITILv3.
O relatório apenas da sustentação para um eventual processo ou liminar que a Van Haren queira se escorar. Mas isto pode ser consertado com a publicação de uma polÃtica ou norma administrativa da OGC. E veja com atenção o item 8 do documento:
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8. During the course of this investigation, the Office of Government Commerce (OGC) was an independent office of HM Treasury, established to help Government deliver best value from its spending. Following an announcement on Tuesday 15 June 2010, OGC is now part of the Efficiency and Reform Group within the Cabinet Office. Should this change have an impact on the recommendations in this report, this will be reflected in our subsequent progress report.
Ou seja, não é desta vez que o sonho dos perturbadores deste mercado se concretiza.
Sigamos em frente!
Bons negócios,
Carlos Teixeira