Confesso.
Quando mais jovem e no início da internet, gostava de tentar hackear senhas nos servidores. E conseguia. Mas as mais elementares e banais.
Um dos grandes problemas que existem nas áreas de Help Desk e Service Desk são clientes e usuários que geram senhas quase patéticas, de tão fáceis de descobrir. E se não falarmos em engenharia social (aquele lance de usar data de nascimento, nome do filho ou cachorro, time de futebol etc.), convém lembrar que existem aplicações que buscar quebrar a confidencialidade das mesmas através de algoritmos especiais.
Assim, achei interessante indicar o site abaixo (indicação do blog LifeHacker) para que você repasse aos seus usuários. Antes deles criarem uma nova senha, enfiem nessa página (usem algo levemente diferente, não custa nada ser um pouco paranoico) e vejam a qualidade dela. A minha pode ser quebrada em… 38 dias!
E posso melhorar se usar sublinhado e outros caracteres diferentes.
Visite você também https://howsecureismypassword.net/
Abrazon
EL Cohen
E para usuários do GNU/Linux, recomendo o aplicativo pwgen, que gere senhas aleatórias.
Eu não confio minha senha a nenhum site de testes desse tipo. Você não tem a menor garantia de que não irão armazenar sua senha ou que uso farão com ela. Só uma declaração que não fazem isso não me convence. O Lifehacker é uma ótima referência mas não impede que alguém mal intencionado modifique o teste para coletar todas essas senhas testadas.
Salve, João.
Por isso escrevi “(usem algo levemente diferente, não custa nada ser um pouco paranoico)“.
El Cohen