Aeeee…
Finalmente os norte-americanos me escutaram!!!!
Por uma dica enviada via twitter pelo Paulo Borges lá de Belém, cheguei aqui, ao artigo do Computerworld nacional:
Qual a real importância da certificação em TI?
Mas o tradutor foi generoso, por que o texto original da Computerworld dos EUA é:
Bom, já faz um bom tempo que combato essa neurose de correr atrás de papéis, diplomas e certificados (agora digitais). Em outubro de 2005 (quase cinco anos atrás) escrevi:
ITIL – ser ou não ser certificado, eis a questão!
Ontem ontem, 17 de junho de 2010:
Miopia profissional – ITIL Expert dá salário de 20 milhas
E há algum tempo atrás: Titãs do ensino – o caminho é a certificação?
Os que apoiam as certificações dizem que é necessário nivelar o mercado, balizar bla bla bla. Infelizmente, em minha opinião, tudo balela. O lance é faturar mesmo. Do tipo “- Eu sou o cara, sou autoridade, posso dizer quem é bom, quem não é…” e pra isso cobro algum.
Fala sério, é na prática que a gente vê se o diploma vale alguma coisa. Advogado formado que trabalha de datilógrafo no Tribunal de Justiça é dureza. Que adianta o diploma? Você arriscaria contratar alguém baseado na quantidade de medalhas?
1) Eu ensino gestores a recrutar funcionários. E o que precisamos checar é vida profissional passada do candidato. Se ele realmente conseguia executar determinadas funções que serão necessárias no cargo em questão.
2) Mais do que isso: em duas pesquisas (TCC Competências Preferidas para Help Desk e Service Desk e também na recente Pesquisa Nacional sobre Gestores de Help Desk e Service Desk) apareceu: posse de certificações está lááááááá embaixo na importância dada pelos gerentes.
Esqueça isso, não perca seu tempo correndo atrás de medalhas.
Produza pra caramba e você será naturalmente reconhecido pelo mercado.
Sudae, see you.
Abraços,
EL Cohen