Preliminares da pesquisa sobre a vida do gestor de suporte

Quem acompanhou a movimentação neste blog no perí­odo de março e abril, sabe que fizemos uma pesquisa sobre a vida do gestor de suporte técnico, Help Desk e Service Desk.

O enfoque, muito mais do que no centro de suporte, era nas tarefas, sentimentos e obrigações do gerente da área.

Um tredecilhão de gestores se inscreveram. Muitos foram convidados a voltar e preencher o cadastro com seu email corporativo (por que gmail, hotmail, yahoo etc. poderia gerar muita distorção). Vários informaram contas erradas (faltando letra, trocando “t” pelo “r”,  essas coisas). Outros não preencheram até a última das perguntas.

Resultado é que ficamos com uma massa crí­tica de 228 participantes. Uma quantidade muito boa na minha opinião.

Primeiro de maio

E aqui estou eu, neste feriado morno, cheio de neblina em Porto Alegre (e minha moto com a bateria descarregada, por que me esqueci de desligar os faróis ontem). E a assistência técnica do seguro não dá carga elétrica em bateria de motocicleta.

Ou seja, reboque pra loja da Harley-Davidson na segunda-feira pela matina. Foi-se passeio sabático. (“– Harleys“, só o Nino pra gostar delas. A minha Honda nunca teve isso).

Not bad, Ultraje a Rigor na sala energiza o clima.

Há quanto tempo trabalha na informática

Veja o gráfico tabulado relacionado a este questionamento:

Fazendo ilações

Take easy.  “Fazer ilação” não é algo pornô (não nesse horário ou blog!!!).

É o ato de inferir, de concluir, de inferência (hahaha, referência circulante).

Sim, por que fazer uma pesquisa, apresentar os dados e não realizar um exercí­cio intelectual  é como transar de roupa (ah, agora fudeu me dei mal, rolou malí­cia).

Não tem graça!

O que arrisco pensar (e você também deve agitar seus músculos cerebrais e registrar aqui seus palpites):

  • Antes de cinco anos de informática é raro alguém se tornar gerente de suporte (se é que alguém deseja isso, haha).
  • A maioria dos gestores tem mais de dez anos de informática. Imaginando que isso seja de vida profissional e iniciando-a com dezoito anos, a turma gestora está acima dos 28 anos.
  • Subconclusão: se você tem idade inferior a essa e já é gerente, uau! Apressadinho, hein?
  • Onde teriam sido gastos estes primeiros anos antes de se tornar supervisor? Como atendente, depois lí­der de equipe até o posto mais alto? (já estou entrelaçando com outra resposta do questionário, onde 93% dos entrevistados disseram que eram técnicos de informática antes de ser gerente).

Mais vem conteúdo por aí­

Ao contrário de outras pesquisas, esta foi focada no gestor. E ofereceu oportunidade para respostas a perguntas abertas (nada de só marcar xis ou selecionar campo checkbox). A riqueza das respostas foi algo excepcional, í­mpar, importantí­ssimo para nossa comunidade.

Você vai ver tudo.

Se participou da pesquisa, terá acesso logo, logo. Eu espero poder distribuir ainda em maio.

Um pouquinho mais demorado, se você não teve tempo para se engajar no processo. Mas não fique com essa cara de sapo, please. Ela será distribuí­da gratuitamente. Em alguns meses, você poderá examinar os números e conclusões também, bro!

Mas todos chegarão lá!

Ah, 5a e 6a feira estarei no Rio de Janeiro para o curso de Gestão de Suporte Técnico para Empresas de Tecnologia. Ainda há vagas. E na semana seguinte, em Sampa, para o mesmo curso.

Veja mais em www.4hd.com.br/calendario

Abraços,

EL Cohen

2 comentários em “Preliminares da pesquisa sobre a vida do gestor de suporte”

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