Como foi o curso de gestão de suporte para empresas de tecnologia em Campinas

Desta vez me passei…

Chegando quase na data do próximo curso, no Rio de Janeiro, estou registrando o evento em Campinas.

Gosto de registrar os mesmos. Por que, de certa maneira, reprocesso o aprendizado que ocorreu. E também por que ofereço uma chance para aqueles que não foram  examinem os conhecimentos gerados, identifiquem-se com os participantes etc.

Uma coisa engraçada: não havia sequer um gestor da cidade de Campinas.

Hahahaha, muito boa essa. Realizamos o evento para facilitar a vida do pessoal local e nhecas deles aparecerem.

Tinha gente de Minas Gerais, da capital São Paulo, de Belém do Pará, do interior de São Paulo… mas de Campinas, ninguém!

Das apresentações

Como sempre, a tônica permanente é a “mudança“. Alguém foi promovido, ou está reestruturando o departamento de suporte e assim por diante.

Desta vez tivemos dois temperos extras no evento. Um foi o colega formado em filosofia, o Carlos Robson. A fera enfrentou uma viagem transcontinental de Belém do Pará até Campinas (só pra sofrer um pouco mais, ele ainda precisou descer em Guarulhos e pegar um ônibus até Campinas).

E o Tiago, vindo da Ascenty, que explicou como a filosofia “Metanoia” tem auxiliado a empresa a pensá-la como um todo, e não apenas de forma departamental.

Dos exercí­cios

Como sempre, todo e qualquer exercí­cio de dinâmica de grupo é um gatilho para gerar debates, controvérsias e oportunidades para troca de experiências.

Quando discutí­amos a importância do fluxo de informações, Robson lembrou Pierre Levy e Tiago a “Teoria das Focas” (as focas movimentam-se somente baseadas em alguma recompensa).

Também comentou a “Universidade Ascenty”, onde técnicos ministram cursos e entregam diplomas assinados por eles mesmos.

Recompensas

Uauu…

Gerou assunto a disciplina de “como recompensar os funcionários” entre a turma presente. Veja alguns comentários:

  • O melhor técnico avaliado pelos clientes ganha aparelhos de videogame
  • “Metanoia” é um conceito que envolve corpo-mente-alma, onde “corpo” é o conjunto de processos, “mente” é o cliente e “alma” é o bem estar dos envolvidos
  • “Lave” – Lí­der de Alto VAlor – o lí­der apenas facilita e oferece autonomia para os funcionários
  • Quem deseja fazer cursos, ganha 50% pagos pela empresa, desde que o conteúdo seja pertinente à função
  • Técnicos de suporte também participam das implantações de sistema para “conhecer a realidade”

Metanoia?

Sim, essa foi uma novidade em nossos cursos.

O Tiago explicou que essa filosofia (Metanoia que em grego significa “mudança de direção e mudança de mente“) funciona muito bem dentro de sua empresa. Trata-se de um conjunto de valores e métodos desenvolvidos por Roberto Adami Tranjan, consultor corporativo de empresas.

Se deseja conhecê-lo, visite www.robertotranjan.com.br.

Durante os primeiros momentos, a ideia pareceu um tanto esotérica ao grupo. Mas na medida em que Tiago explicava sua experiência (e também o próprio ceticismo inicial), viu-se que não se trata de assunto de aliens ou gente reclusa. É algo implementável e que vem funcionando por lá.

Claro, convém destacar que o Roberto Tranjan tem um viés religioso-espiritual, assim como o dono da Ascenty (são mórmons, assim como também o autor do livro “Lí­der servidor – O monge e o executivo“). Talvez seja necessário um certo preparo ou direcionamento de crenças para alcançar o sucesso através da Metanoia. De qualquer jeito, na Ascenty funciona. E muito bem, pelo que declarou Tiago.

Dois livros do Tranjan:

Comentários

Uma bela frase de Mário, da CHB, quando discutí­amos posicionamento de alguns clientes que achacam seus fornecedores:

Sabem qual a diferença entre um cliente extorsivo e um terrorista? É que o segundo negocia“.

Sensacional. Quem nunca se deparou com aquele cliente que diz: “- Se não fizerem isso, rescindo o contrato!!”.

Ainda o Tiago

Pensando fora do quadrado… Esse precisa ser o conceito para acompanhar a fera nas suas métricas internas. Elas envolvem a filosofia da Metanoia, a qual subdivide-se, como comentei arriba, em Alma, Mente e Corpo.

Métricas de Alma

1) Pontualidade e compromisso – admite-se apenas 2% de atrasos, considerada uma determinada variação de tempo. Mais do que isso, o indicador de performance pode indicar uma bolinha vermelha (sinal de que algo precisa de atenção)

2) Reciclar – o objetivo é estar sempre à frente do conhecimento do mercado e para isso estipularam 3 treinamentos por ano para cada integrante

Métricas de Mente (Cliente)

1) Orelhão – se a equipe escuta o cliente

2) Big Ben – se a implantação dos projetos acontece no prazo determinado

Métricas de Corpo (Processo)

1) Siga o mestre – reuniões que acontecem toda a quarta-feira

2) Faça um conjunto – se o técnico está interagindo com todo mundo e com os clientes

Eu não vou citar todas as métricas. Mas percebam como elas ganham nomes mneumônicos, facilmente memorizáveis e possí­veis de engajamento de toda a equipe.

Do encerramento

A presença mesclada de gente da área de datacenter, infraestrutura de ti, fábrica de computadores e software-house foi espetacular. Isso traz para o grupo experiências diversas mas que, por analogia, podem ser muito úteis para quem está acostumado com um modo de gerir sua equipe e processos.

Eu sou um cara ordinariamente suspeito para falar, mas os cursos de gestão que ministro são duca! (“– E se eu não for por mim, quem o será, diriai o Talmud“) Por que seguimos a ansiedade do grupo e acabamos discutindo vários assuntos fora do currí­culo (mas dentro do escopo, gerenciamento de suporte).

Leia comentários desse evento:

  • – Gostei da interação, do formato do curso, os quebra-gelos iniciais e das dinâmicas
  • – Poder conversar sobre situações de nosso dia-a-dia de maneira detalhada foi muito importante
  • – O evento foi bastante inclusivo e superou em muito minhas expectativas
  • – O contexto geral foi perfeito
  • – Muito legal a interação e o foco no negócio Service Desk

Well done.

Estou esperando a turma do Rio de Janeiro e São Paulo, hein?!

Dias 7 e 8 de maio no Rio de Janeiro – veja mais

Dias 13 e 14 de maio em São Paulo – veja mais

Abrazon a todos,

EL Cohen

Algumas fotos:

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